⏰ HORÁRIO DE ATENDIMENTO: SEG. A SEX. DAS 08H ÀS 18H | ☎️ 0800 702 2011 📧 CONTATO@HORARIO.COM.BR

Ensino híbrido: como aproximar a escola e as famílias dos alunos?

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

7 de julho de 2021

A comunicação escolar sempre foi um dos grandes desafios das instituições de ensino, mesmo antes da pandemia. Com a suspensão das aulas presenciais e, posteriormente, a adoção do ensino híbrido, as escolas precisaram se adaptar e encontrar novas formas de continuar mantendo um relacionamento próximo com as famílias.

Mais do que a função pedagógica, as escolas também têm o papel de fornecer apoio social, emocional e comportamental aos alunos, seus pais e responsáveis. Em tempos de ensino híbrido, a relação entre família e escola tem um papel ainda mais importante no processo de ensino e aprendizagem.

Tanto a escola quanto as famílias possuem o mesmo objetivo. Formar indivíduos bem-sucedidos e preparados para enfrentar os desafios da vida em sociedade de uma forma crítica e reflexiva.

Por isso, é importante que ambas estejam alinhadas e atuem de maneira complementar, tendo consciência de que são parceiras nessa jornada.

Com o envolvimento dos pais ou responsáveis na rotina escolar, os alunos sentem-se mais seguros, motivados e valorizados, já que suas ações são observadas de perto.

Assim, eles têm a consciência de que são protagonistas do próprio aprendizado, melhorando sua autoestima e promovendo seu desenvolvimento.

A aproximação traz diversos benefícios para a escola, como o aumento da satisfação das famílias e, consequentemente, a retenção de alunos.

Além disso, investir em comunicação escolar ajuda os pais e responsáveis a orientarem melhor seus filhos no acesso aos conteúdos das disciplinas, realização de atividades e participação nas aulas. 

O envolvimento da família na rotina escolar também faz com que os pais e responsáveis enxerguem o valor pedagógico das atividades, enaltecendo a instituição como um todo.

Confira nossas dicas e saiba como investir na comunicação escolar durante o ensino híbrido:

  • Utilize as redes sociais em sua comunicação online

As redes sociais são muito utilizadas por pais, alunos e professores, tornando-se uma forma de comunicação prática e acessível.

A escola pode utilizar essas ferramentas tanto para fazer publicações pontuais de avisos e informativos rápidos quanto para mostrar o dia a dia da instituição.

Dessa forma, os posts ajudam a promover uma imagem positiva da escola e a aproximar a comunidade da rotina escolar.

  • Realize reuniões periódicas

As reuniões de pais e professores, mesmo que sejam realizadas online, são fundamentais para incentivar o engajamento da família na escola.

Esses encontros devem ser marcados com antecedência e é importante que a direção e a coordenação pedagógica estejam presentes para dar atenção aos pais e responsáveis.

A pauta também deve ser definida com antecedência junto aos professores, de modo que todos estejam preparados para tirar dúvidas dos familiares.

Durante as reuniões, além de conversar sobre as notas e o comportamento de cada estudante, é interessante mostrar os trabalhos e as atividades desenvolvidas.

Ao acompanhar de perto a rotina dos filhos, os pais ajudam a motivá-los e percebem o valor da escola para o seu desenvolvimento.

No ensino híbrido, em que todos estão passando por um período de adaptação, essas reuniões também são importantes para trocar informações sobre o desempenho dos estudantes e, juntos, encontrar formas de aprimorar o ensino e o aprendizado.

  • Mantenha a escola organizada

A adoção do ensino híbrido gerou diversos desafios para a gestão escolar, já que exige uma reestruturação das disciplinas, das grades e uma nova forma de planejar as atividades.

Para que essa transição seja bem-sucedida, é importante que os professores e gestores utilizem ferramentas tecnológicas, como o URÂNIA, que mantém a grade horáriaorganizada a partir do primeiro dia de aula.

O programa permite determinar os horários em que cada professor pode dar suas aulas, indicar a forma como as disciplinas devem ser dispostas, reduzir janelas, determinar diferentes horários de início e final das aulas, entre outras funcionalidades.

O gestor também pode elaborar um horário experimental para fazer diversas alterações e salvá-las sem afetar o horário principal. 

O URÂNIA tem ainda funções exclusivas que foram desenvolvidas para ajudar na organização de turmas presenciais, remotas ou híbridas:

  • Equilibrar a distribuição das turmas presenciais em vários dias;
  • Dividir a grade curricular atual entre turmas presenciais e remotas;
  • Criar apenas um horário com turmas totalmente presenciais, totalmente remotas ou turmas híbridas;
  • Auxiliar no cálculo da quantidade de turmas presenciais e remotas;
  • Dividir uma turma atual em duas ou mais, dependendo da quantidade desejada de alunos;
  • Juntar duas ou mais turmas para assistirem aulas remotas ao mesmo tempo.

Conte com o URÂNIA para elaborar o horário escolar e otimizar o tempo dos gestores e professores da sua escola!

Com o sistema, você tem mais tempo livre para se dedicar à comunicação escolar e criar estratégias de aproximação entre a família e a escola.

Entre em contato conosco e saiba mais sobre o programa URÂNIA.