⏰ HORÁRIO DE ATENDIMENTO: SEG. A SEX. DAS 08H ÀS 18H | ☎️ 0800 702 2011 📧 CONTATO@HORARIO.COM.BR

10 podcasts para professores sobre educação

Tempo estimado de leitura: 7 minutos

5 de maio de 2021

Os podcasts são arquivos de áudio disponibilizados na internet que podem ser consumidos a qualquer hora e a partir do smartphone ou computador. Devido à relevância dos temas e facilidade de acesso, tornaram-se uma poderosa ferramenta de aprendizado e conhecimento, tanto para alunos quanto para os professores.

Existem milhares de podcasts sobre diversos assuntos, como tecnologia, cultura, educação, humor, notícias e programas que contam histórias reais ou ficcionais. 

Assim, os professores podem se manter informados e aprimorar seu conhecimento em diversas áreas, além de ser um formato interessante para abordar em sala de aula e atrair o interesse dos alunos.

Se você ainda não conhece essa mídia, reunimos algumas dicas de podcasts para educadores:

1. Papo de Educador

O Papo de Educador é um site e podcast criado em 2015 que tem o objetivo de divulgar novas ideias, teorias e boas práticas em educação por meio da produção de conteúdo feito por especialistas apaixonados pelo tema.

Os episódios abordam temas como sala de aula invertida, retorno às aulas presenciais, o papel da família na educação escolar, educação a distância e muito mais.

2. Folha na Sala

Produzido pelo jornal Folha de S. Paulo, o Folha na Sala é voltado para os professores e apresenta debates sobre temas como impacto da pandemia na educação, racismo estrutural, papel do Fundeb, entre outros.

Além de notícias e análises sobre o cenário da educação no Brasil, o programa também conta histórias de professores e salas de aula em vários locais.

3. Todo Professor

Com episódios sobre gestão de tempo, organização do espaço físico para estudos e tecnologias para deficientes visuais, o Todo Professor aborda diversos temas ligados à educação e à rotina dos educadores.

4. TEDTalks Educação

O TEDTalks Educação reúne alguns dos maiores educadores, pesquisadores e líderes comunitários, que contam suas histórias em formato de palestra.

Assim, alguns episódios abordam temas como a saúde mental dos estudantes, realidade virtual, como os professores podem ajudar os alunos a lidar com traumas, entre outros assuntos relevantes para os dias atuais.

5. Nada Sei

O Nada Sei explora novas perspectivas da jornada da educação e tem como objetivo expandir a compreensão sobre os fatores que impactam o ensino e a aprendizagem, pensando novas maneiras de melhorar a educação em diversos níveis e formas.

Apresentado por Ana Paula Xongani, o programa tem episódios sobre novas formas de aprendizado por meio da observação, ensino, emoção, entre outros.

6. Sala de Professor

Com uma proposta leve e descontraída, o Sala de Professor recebe convidados para conversar sobre o dia a dia da educação e tem episódios sobre educação remota, professores nas redes sociais, educação e indústria 4.0, entre outros.

7. Atualizando

A proposta do Atualizando é trazer debates com convidados sobre os assuntos mais importantes do país e do mundo. Além de um especial sobre o ENEM, o podcast tem episódios temáticos sobre história e política para ajudar alunos e professores a se manterem atualizados.

8. Lições que Ficam

Lições que Ficam é uma série de podcasts do Todos Pela Educação em que gestores, técnicos educacionais, educadores, alunos e especialistas compartilham experiências e resultados capazes de reduzir os impactos trazidos pela pandemia.

Os episódios são divididos em três áreas temáticas: busca ativa, para o combate à evasão escolar; avaliação diagnóstica, para acompanhamento de perdas e recuperação da aprendizagem; e sistema híbrido de ensino, importante modalidade no período de transição entre Educação remota e presencial.

9. Amigável MENTE

A relevância das habilidades socioeconômicas(é socioeconômicas, mesmo?) no mercado de educação é o tema do podcast Amigável MENTE, apresentado pelo psicólogo Rossandro Klinjey.

Os episódios abordam assuntos como as vantagens das habilidades socioemocionais para a família, a importância da parceria entre pais e escolas, entre outros assuntos que ajudam os educadores a terem uma nova perspectiva.

10. PodAprender

O PodAprender é o podcast do sistema de ensino Aprende Brasil e traz diversos especialistas para conversar sobre temas como indisciplina, ensino de valores, criatividade, saúde mental e muito mais.

Além de informação e entretenimento, os podcasts também são uma ferramenta educativa para ajudar a reforçar um assunto ensinado em sala de aula, por exemplo.

Assim, a melhor maneira de otimizar o tempo dos professores de modo que possam aprimorar seu conhecimento e encontrar maneiras inovadoras de transmitir o conteúdo aos alunos é contar com o URÂNIA para a elaboração do horário escolar.

O sistema gera grades com alta qualidade pedagógica e respeita a disponibilidade dos professores, deixando os docentes e gestores livres para priorizar projetos inovadores que contribuam com o desenvolvimento dos alunos e, consequentemente, com o crescimento da instituição de ensino.
Entre em contato conosco e descubra o que o URÂNIA pode fazer pela sua instituição de ensino.