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Qual a diferença entre gestão e administração escolar?

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

2 de setembro de 2020

gestão escolar

Muito além da sala de aula, uma instituição de ensino de qualidade é formada por diferentes agentes e processos que têm impacto direto no aprendizado dos alunos. Para garantir que todos os setores estejam alinhados, é importante entender a diferença entre gestão e administração escolar para criar uma educação cada vez melhor.

Cada setor da escola tem suas próprias necessidades que devem ser levadas em consideração para manter o funcionamento da instituição como um todo e oferecer serviços de excelência. Entender a diferença entre gestão e administração escolar ajuda o gestor a planejar e executar ações visando a melhoria constante do ensino.

O que é administração escolar?

A administração escolar é o planejamento, organização e aplicação dos recursos essenciais para o funcionamento da instituição. Assim, sua principal função é garantir o alinhamento dos diversos setores de modo que tenham as condições necessárias para alcançar os objetivos gerais da escola.

Por isso, é função da administração escolar controlar recursos como profissionais que trabalham na instituição, equipamentos e materiais necessários, recursos financeiros e o tempo de todos os envolvidos, por exemplo.

As atividades realizadas envolvem o planejamento e coordenação de estratégias administrativas, definição de orçamentos, metas e objetivos, organização e monitoramento de cronogramas e calendários, delegação de atividades, entre outros.

Assim, é responsabilidade desta área lidar com as questões técnicas e de planejamento estratégico, controlando os processos internos e externos para que as ações sejam executadas com a melhor qualidade possível.

Esse trabalho é realizado pelo diretor da escola, que tem a missão de atuar junto aos professores e alunos, além de liderar as equipes administrativas que fazem parte da instituição. 

Assim, por meio da administração escolar, o diretor consegue mobilizar pais, alunos, professores, equipe pedagógica e membros da comunidade escolar para aprimorar cada vez mais o processo de ensino e aprendizagem.

O que é gestão escolar?

Enquanto a administração é ligada à parte técnica, a gestão escolar é relacionada ao aspecto humano da escola. Por isso, é a área responsável por dar significado aos recursos e direcionar o modo como serão utilizados no dia a dia.

A gestão escolar, portanto, é voltada a incentivar a liderança, motivar a equipe para dar ênfase à qualidade do currículo e motivar a participação dos pais para garantir a qualidade do ensino.

Nesse sentido, faz parte das suas atividades orientar os colaboradores sobre sua atuação, mantê-los motivados e promover o aprimoramento e a qualificação de cada um, por exemplo. 

Assim, por oferecer uma visão ampla da escola, esta área é um dos elementos mais importantes para que os setores continuem cumprindo suas metas tendo em vista os objetivos organizacionais.

As principais funções da gestão escolar são:

  • Atuar de maneira ativa para garantir o acesso do aluno à escola;
  • Criar medidas para assegurar a permanência de alunos e professores na instituição;
  • Manter uma comunicação eficaz entre a escola e os responsáveis pelos alunos, comunidade e corpo docente;
  • Realizar a adequação do conteúdo pedagógico de acordo com a realidade local;
  • Organizar as disciplinas, professores, turmas e espaços para garantir a qualidade das aulas.

Com isso, é possível abordar os aspectos concretos da rotina escolar e garantir que a instituição tenha as condições necessárias para ensinar os alunos e formar cidadãos com habilidades e competências desenvolvidas.

A gestão escolar também é responsabilidade do diretor da instituição, que precisa analisar as necessidades de cada setor e levar em conta suas particularidades para criar uma relação mais harmoniosa entre todos.

Essas atividades são bastante complexas e demandam tempo e esforço dos profissionais, que podem ficar sobrecarregados com o acúmulo de funções. Para facilitar esse trabalho, é fundamental contar com tecnologia de ponta para otimizar o tempo e manter a escola organizada.

Dentre as muitas situações que podem ser apoiadas pelos recursos tecnológicos, está a grade horária de professores. Esta é uma das atividades mais complexas da administração escolar e que, quando bem resolvida impacta positivamente todo o ecossistema da instituição. Assim, é de extrema importância que o gestor moderno e competente utilize o URÂNIA no dia a dia de sua escola. 

O URÂNIA é um software que resolve a elaboração do horário escolar, inclusive para o ensino híbrido, e permite que o diretor possa dedicar-se a tarefas mais estratégicas relacionadas à gestão e administração escolar.

Conheça os principais benefícios do software:

  1. Facilita a organização da instituição;
  2. Pode ser integrado a outros sistemas de gestão;
  3. Reduz os atritos entre diretores e professores;
  4. Gera um horário escolar de qualidade em menos tempo;
  5. Aumenta o tempo livre para realizar outras tarefas na escola;
  6. Contribui para aumentar o índice nas avaliações do MEC.

Agora que você já sabe qual a diferença entre gestão e administração escolar, conheça todas as funcionalidades do URÂNIA para resolver seu horário e ainda facilitar o processo de migração para o horário híbrido. Para saber mais sobre o sistema, entre em contato com nossos especialistas.