😷 COVID-19: Novo Horário de Atendimento! Via Telefone: Seg a Sex das 09h às 16h | Via CHAT, E-mail e WhatsApp: Seg a Sex das 09h às 18h

Conheça os recursos do URÂNIA que farão a diferença na volta às aulas presenciais

Tempo estimado de leitura: minutos

A volta às aulas presenciais é uma preocupação constante de gestores escolares, professores, alunos e familiares. Ainda não há uma data definida para isso, mas é importante que a escola comece a planejar o retorno e fazer as adaptações necessárias para garantir a segurança de todos.

Entre as medidas que devem ser preparadas para a retomada, estão a adaptação do calendário e do horário escolar. O Ministério da Educação (MEC) já estabeleceu que as escolas não precisam cumprir os 200 dias letivos, mas devem manter a carga horária anual de 800 horas.

Para isso, a escola deve reorganizar a grade horária dos professores e das disciplinas para definir como será realizada a volta às aulas presenciais. Nesse sentido, o URÂNIA é a ferramenta ideal para elaborar horários com alta qualidade pedagógica e facilitar o trabalho do gestor escolar.

No momento da retomada, muitas escolas passarão a adotar o ensino híbrido ou semipresencial, que une aulas presenciais e online. A elaboração desse horário é ainda mais complexa e demanda maior tempo e dedicação do gestor escolar.

Pensando na volta às aulas presenciais e considerando a dificuldade adicional que será elaborar um horário que atenda ao ensino híbrido ou semipresencial, a Geha Sistemas Especialistas, empresa desenvolvedora do URÂNIA, implementou melhorias no software de forma a facilitar o processo de elaboração de horários com estas características.

Agora, novas funções foram adicionadas para ajudar na organização de turmas presenciais, turmas remotas e/ou turmas híbridas:

  • Possibilidade de equilibrar a distribuição das turmas presenciais em vários dias;
  • Possibilidade de dividir a grade curricular atual entre turmas presenciais e remotas;
  • Possibilidade de criar apenas um horário com turmas totalmente presenciais, totalmente remotas ou turmas híbridas.
  • Auxiliar no cálculo da quantidade de turmas presenciais e remotas;
  • Dividir uma turma atual em duas ou mais, dependendo da quantidade desejada de alunos;
  • Juntar duas ou mais turmas para assistirem aulas remotas ao mesmo tempo.

Com isso, é possível organizar horários híbridos com alta qualidade pedagógica e facilitar a reposição de aulas – quando necessário -, organizar as atividades das disciplinas e colocar em prática as medidas de distanciamento social.

Essas funções são exclusivas do URÂNIA e foram criadas para ajudar as escolas a enfrentarem esse novo momento de forma tranquila e eficaz.

Método Geha de elaboração de horários híbridos

O retorno de alunos, professores, gestores e demais profissionais ao espaço físico da escola depende de uma série de adaptações tanto na infraestrutura da instituição quanto no método de ensino, com a divisão das turmas e outros detalhes, para evitar aglomerações.

Assim, para facilitar a implantação do ensino semipresencial, a Geha Sistemas Especialistas, empresa com 30 anos de experiência na resolução de horários escolares, criou um método para elaborar o horário híbrido de maneira otimizada.

O método leva em consideração as características da escola para otimizar a utilização de espaços físicos e reduzir a necessidade de professores extras.

Assim, se você quer saber como criar uma grade funcional, baixe o e-book gratuito “Volta às aulas presenciais: como montar um horário híbrido otimizado”.

Como Montar um Horário Híbrido Otimizado

O e-book foi criado em colaboração com profissionais da educação de todo o país e contém:

  • Cuidados para a volta às aulas presenciais;
  • Informações necessárias para elaborar horários híbridos;
  • O método para gerar horários híbridos otimizados.

Faça o download do e-book e entre em contato conosco para conhecer todos os recursos do URÂNIA que farão a diferença na volta às aulas presenciais!