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Passo a passo para fazer o planejamento pedagógico da sua escola

Tempo estimado de leitura: 10 minutos

29 de janeiro de 2020

Com o início do ano letivo, os professores e gestores começam a colocar em prática as ações que foram planejadas para a escola. Em geral, o planejamento pedagógico começa a ser elaborado no ano anterior, mas é a partir do início das aulas que o documento se transforma em ações concretas.

O planejamento pedagógico é um documento essencial para a gestão escolar, pois determina ações que impactam diretamente a comunidade e as relações entre professores, alunos, direção, supervisão e todos os setores da escola.

Por isso, deve ser elaborado com atenção para embasar as ações pedagógicas e decisões estratégicas que serão realizadas no ano letivo.

As premissas para um planejamento pedagógico eficiente são:

  • Ser revisado e monitorado constantemente;
  • Ter abertura para mudanças e redirecionamentos;
  • Focar na aprendizagem de todos os alunos, ao organizar os conteúdos fundamentais para serem desenvolvidos na escola;
  • Ser o resultado de uma discussão que inclui a comunidade escolar como um todo;
  • Incluir os princípios pedagógicos da escola e programar reuniões pedagógicas e formação dos docentes;
  • Conciliar os interesses de todos os envolvidos no dia a dia da escola;
  • Transformar conceitos e ideias em diretrizes que podem ser colocadas em prática.

Como fazer o planejamento pedagógico?

O planejamento pedagógico é um documento abrangente que impacta diretamente na rotina escolar, por isso deve ser elaborado em conjunto com o corpo docente, equipe pedagógica, comunidade escolar e alunos.

Confira as etapas necessárias para o desenvolvimento do documento:

  • Reúna toda a equipe pedagógica e corpo docente

Um dos principais erros que a escola pode cometer com o planejamento pedagógico é elaborar o documento sem a participação da comunidade.

Por isso, o primeiro passo é reservar um momento no início do ano para reunir a equipe pedagógica e o corpo docente.

Durante a reunião, todos devem sugerir temas e discussões com base nas experiências do ano anterior, além de apontar tendências e novidades que podem ser implantadas na escola.

O objetivo é corrigir possíveis falhas e encontrar novos caminhos para melhorar a atuação dos professores em sala de aula.

  • Analise os dados do planejamento anterior

O planejamento do ano anterior é um recurso muito importante para a elaboração do novo documento, pois é possível aproveitar projetos que deram certo e reestruturar o que não foi realizado.

Para isso, observe não apenas os objetivos que foram atingidos, mas também as mudanças que aconteceram na escola ao longo do tempo.

Se você utiliza um sistema de gestão escolar, analise os dados e relatórios dos anos anteriores e procure identificar se os resultados têm alguma relação direta com as propostas realizadas.

Algumas informações relevantes são os relatórios gerenciais, taxas de aprovações e reprovações, índice de evasão escolar e nível de satisfação das famílias, por exemplo.

  • Proponha novas metodologias e tecnologias

Engajar alunos e professores é um dos maiores desafios dos gestores escolares. Por isso, é preciso ficar atento às tendências, tecnologias e novas metodologias que podem ser aplicadas para melhorar o ensino e a aprendizagem.

Essas novas práticas também ajudam a atrair novos alunos e trazem um sentido de inovação para o planejamento pedagógico, além de facilitar a rotina de professores e alunos.

  • Revise o planejamento pedagógico periodicamente

O planejamento pedagógico não deve ser visto como um documento fechado. Pelo contrário, deve ser revisitado frequentemente para garantir que as diretrizes estão sendo cumpridas.

Durante a reunião de planejamento podem ser estabelecidos alguns períodos de balanço e revisão ao longo do ano – a cada bimestre ou trimestre, por exemplo.

Assim, é possível colher as opiniões dos professores, pais e até mesmo dos alunos para verificar a efetividade das ações.

  • Realize as alterações e redirecionamentos necessários

Como nós já dissemos, o planejamento pedagógico deve ser um documento flexível e efetivamente colocado em prática.

É comum haver incompatibilidades entre a teoria e a prática, por isso o planejamento deve ser revisado constantemente.

Assim, se ao longo do ano letivo você notar problemas que estão prejudicando o alcance das metas, faça as adequações necessárias para que as ações voltem ao rumo correto.

  • Mantenha registros e dê feedbacks sobre as mudanças

Como o planejamento é feito coletivamente, todos devem saber sobre as alterações ou acréscimo de informações para garantir uma gestão mais transparente e democrática.

Nesse sentido, também é importante oferecer feedbacks constantes para que os professores saibam se suas ações estão tendo resultados.

Porém, lembre-se que as mudanças no planejamento pedagógico podem afetar o dia a dia da escola, então é preciso coordenar as ações com o corpo docente e a equipe pedagógica para não prejudicar os alunos.

Como elaborar o planejamento pedagógico para o ensino híbrido?

Com a experiência do ensino híbrido no último ano letivo, a tecnologia precisou ser incorporada pelo corpo docente e mesmo os professores que tinham certa resistência tiveram de vencê-la.

Nesse contexto, os profissionais da educação também foram obrigados a rever a forma de comunicação e interação com os alunos e a comunidade escolar, explorando ao máximo os recursos tecnológicos em prol do ensino e aprendizagem.

Para o futuro da educação, a tendência é que a tecnologia seja incorporada ao dia a dia das escolas sem deixar de lado a interação presencial e a mediação do professor nesse processo.

Dessa forma, o planejamento pedagógico para o ensino híbrido deve levar em conta alguns fatores, como:

1. Flexibilidade do currículo

O ensino híbrido demanda que o processo de aprendizagem seja contínuo, tanto nas aulas presenciais quanto nos estudos em casa, por isso é importante estimular o engajamento e a motivação dos estudantes.

Para isso, a escola deve planejar um currículo flexível que tenha a avaliação diagnóstica como um ponto de partida para a realização de projetos integradores em diferentes áreas do conhecimento, em grupos colaborativos ou outros formatos, de acordo com as necessidades de cada turma.

2. Escuta ativa

A escuta ativa das necessidades, demandas e opiniões dos alunos é essencial para um projeto pedagógico eficiente, seja no ensino presencial, remoto ou híbrido.

A partir do diálogo entre ambas as partes, é possível repensar o currículo por meio das metodologias ativas, trabalhar com a diversidade de espaços na construção do conhecimento, criar itinerários e trilhas de aprendizagens personalizadas, entre outras possibilidades.

3. Modelos síncronos e assíncronos

O ensino híbrido possibilita a realização de processos síncronos e assíncronos, que devem ser definidos no planejamento pedagógico.

Dessa forma, o objetivo é encontrar um formato que possibilite a personalização do ensino e o desenvolvimento da cultura de participação ativa, em que os estudantes aprendem a aproveitar ao máximo os momentos presenciais e a distância na construção do próprio conhecimento.

4. Papel dos professores

Neste modelo, os professores têm um papel de destaque e podem se dedicar a realizar um acompanhamento mais próximo e individual dos alunos, tirando dúvidas, analisando os processos pessoais de cada um e intervindo de forma mais assertiva.

Para isso, é importante investir em diferentes modalidades, como a sala de aula invertida, e discutir as possibilidades nas reuniões de planejamento.

5. Modalidades de ensino

Embora o ensino híbrido possa ser definido como o modelo que traz a integração entre as aulas presenciais e as aulas mediadas por tecnologia, na prática esse conceito pode ser aplicado de diversas formas.

A sala de aula invertida, rotações por estações, rotações individuais e roteiros adaptados são apenas algumas das possibilidades que têm suas próprias vantagens e desvantagens.

Por isso, é importante levar em consideração a idade dos estudantes, seu nível de conhecimento das tecnologias, avanço do currículo e a proposta pedagógica da instituição.

Com um planejamento bem definido, é possível antecipar obstáculos, prever ações de atualização da escola, ajudar os professores a utilizar os recursos disponíveis para as práticas educacionais e modernizar a gestão, implementando mais tecnologia, por exemplo.

Dentre as tecnologias que, quando implementadas trazem grandes ganhos à gestão, está o URÂNIA, um software que resolve o seu horário escolar e deixa os professores e gestores livres para se dedicarem a outras atividades, como a criação do planejamento pedagógico.

Além disso, contribui para deixar a escola organizada desde o primeiro dia de aula com uma solução completa para instituições de todos os tamanhos.

Para ajudar no planejamento pedagógico do próximo ano, criamos o e-book Planejamento pedagógico: tudo o que você precisa saber.

Esse documento contém os principais objetivos da escola e deve servir como base para guiar todas as ações e metas a serem alcançadas.

Por isso, sua elaboração é o momento de organizar e antecipar as atividades que serão desenvolvidas na escola durante o ano letivo.

Ao baixar gratuitamente esse conteúdo, você irá aprender:

  • O que é o planejamento pedagógico;
  • Quando deve ser feito;
  • Qual a sua importância;
  • Quem faz o planejamento pedagógico;
  • Como montar o planejamento;
  • Dicas para um planejamento eficaz;
  • Como facilitar a gestão escolar.

Para saber mais sobre o URÂNIA, entre em contato com os nossos consultores