⏰ HORÁRIO DE ATENDIMENTO: SEG. A SEX. DAS 08H ÀS 18H | ☎️ 0800 702 2011 📧 CONTATO@HORARIO.COM.BR

Isolamento social com crianças: um período de redescoberta da família

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

11 de maio de 2020

Com as medidas de isolamento social e fechamento de escolas em todo o país, crianças e adolescentes passaram a ficar em casa e essa nova realidade trouxe um desafio inédito para os pais. A rotina doméstica mudou e a dinâmica entre a família também, já que todos precisam reaprender a conviver em quarentena e ainda conciliar a realização de suas atividades.

Fundamental para conter o avanço do coronavírus, o isolamento social é realidade em várias partes do mundo e alterou o cotidiano da maioria das pessoas. Muitos pais passaram a trabalhar de casa e precisam cuidar dos filhos em tempo integral. Para as crianças, o fechamento das escolas e a impossibilidade de sair de casa podem ser especialmente difíceis de entender e lidar.

Assim, por mais que muitos pais e responsáveis estejam preocupados com o aprendizado e o desenvolvimento das crianças fora da escola, especialistas destacam que o momento é de priorizar o contato familiar e desenvolver outras capacidades e habilidades das crianças. 

Nesse novo cenário, é importante privilegiar o contato familiar e o diálogo, para que todos possam superar seus medos e cuidar da saúde mental na quarentena.

A importância da rotina na quarentena

Antes da necessidade do isolamento social, as crianças tinham uma rotina de ir à escola, brincar com os amigos, visitar os familiares, fazer aulas de natação, inglês e outras atividades. 

Por isso, durante o isolamento, é importante criar uma nova rotina para dar o sentimento de segurança e estabilidade aos pequenos.

A rotina familiar é importante para ajudar a desenvolver a estrutura psíquica e física das crianças e torna a vida delas mais tranquila e organizada, pois conseguem saber o que vai acontecer em seguida e se preparar para a próxima tarefa.

Durante a quarentena, é importante manter os horários que a criança já está acostumada e organizar as atividades que serão realizadas. Os pais também podem incluir os filhos em atividades da casa, como cozinhar, cuidar das plantas e arrumar seus brinquedos, por exemplo, ressaltando a importância da higiene e da colaboração.

A criança pode participar da elaboração da rotina da casa, dando sugestões e expressando o que gostaria de fazer, do que sente falta e como suprir essas necessidades mantendo o isolamento.

Além disso, é importante que os pais conversem com a criança sobre o momento atual e expliquem que as escolas estão fechadas e por que elas não podem ir ao parque brincar com os amigos. 

Nesse momento, é importante tirar as dúvidas de uma forma simples e direta, para que eles entendam mas não fiquem assustados.

Isolamento social com crianças: o que fazer?

Mesmo dentro de casa, é possível realizar atividades lúdicas, brincar com as crianças e fazer com que elas gastem a energia acumulada. Nesse cenário de isolamento social, é hora de melhorar a interação familiar, incentivar a participação da criança na rotina da casa e fazer com que os pais conheçam melhor seus filhos.

Confira algumas dicas para aproveitar o tempo, entreter as crianças e mantê-las conectadas com o aprendizado: 

Exercícios físicos

São fundamentais para manter as crianças ativas e para combater o tédio. As famílias podem aproveitar para reunir todos os membros, arrastar os móveis da sala e fazer exercícios físicos, como dançar, pular corda, amarelinha, voleibol com bexiga, futebol de meia e outros esportes adaptados.

Os pais também podem criar circuitos com objetos da casa, garrafas pet, túnel de lençol e aproveitar vídeos e lives nas redes sociais para criar um momento de brincadeira. Criar uma rotina de exercícios físicos é fundamental para incentivar a criança a desenvolver hábitos saudáveis.

Atividades lúdicas

Desenvolver a imaginação também é importante e pode ajudar as crianças a se divertirem em casa. A escola pode indicar livros para leitura em voz alta, inventar e encenar histórias, fazer brincadeira de roda cantada, caça ao tesouro, karaokê com vídeos do YouTube e outras atividades lúdicas podem envolver a família inteira e estimular a criatividade das crianças. Caso tenham sido formados grupos de WhatsApp, por exemplo, formado de pais e professores, as crianças podem fazer vídeos desenvolvendo as atividades em casa e compartilhar com os coleguinhas, visando manter o sentimento de coletividade. 

Jogos de desenvolvimento infantil

Incentivar jogos de tabuleiro, palavras-cruzadas, quebra-cabeças e brincadeiras livres são boas opções para exercitar o cérebro e estimular o desenvolvimento infantil. Se a criança já sabe ler, os pais podem separar um momento para a leitura e a prática da escrita ou do desenho. 

E se em alguns momentos os pais precisam trabalhar concentradamente, as crianças podem assistir a um filme com a tarefa de depois narrar a história para os adultos.

O isolamento social com crianças não é fácil e os desafios são diferentes de acordo com a idade dos pequenos. Aqui na Geha Sistemas Especialistas, estamos preocupados e focados no momento de retorno das crianças às escolas e a normalização de toda esta situação. Assim reafirmamos nosso compromisso de parceria no momento em que as escolas deverão retornar e adequar seus horários para a continuidade do ano letivo.