Como fazer o acompanhamento pedagógico no ensino híbrido?
O acompanhamento pedagógico dos alunos é um dos principais desafios das instituições de ensino desde o início da pandemia de Covid-19. Com a suspensão das aulas presenciais, ficou ainda mais difícil monitorar o desempenho dos estudantes, já que os processos educacionais e a rotina escolar sofreram alterações significativas.
Nesse cenário, essa prática se tornou ainda mais importante para auxiliar os estudantes a lidarem com as mudanças e obterem o máximo de aproveitamento do aprendizado.
Para isso, é preciso considerar que cada aluno tem um tempo e uma maneira própria de aprender, assim como cada escola tem um contexto diferente que também influencia na construção do conhecimento.
Portanto, os professores e coordenadores devem trabalhar em sintonia para oferecer o estímulo e o apoio necessários para os alunos, atendendo o objetivo da escola de promover uma educação de qualidade.
Qual a importância do acompanhamento pedagógico?
O acompanhamento pedagógico pode ser definido como um conjunto de práticas com o objetivo de orientar os professores e alunos durante o processo educacional, de modo a atingir os objetivos do Projeto Político Pedagógico da instituição.
Essas práticas envolvem o monitoramento de como os alunos estão respondendo a cada disciplina, às metodologias utilizadas e incluem o feedback de professores, pais ou responsáveis sobre o desenvolvimento das crianças e adolescentes.
A partir desse acompanhamento, a gestão escolar terá uma visão mais ampla sobre os esforços da equipe pedagógica e poderá identificar o que está funcionando com relação ao planejamento e o que pode ser alterado para conquistar os objetivos desejados.
A escola consegue ainda identificar se existem alunos que não estão conseguindo acompanhar o ritmo das aulas e investigar quais os motivos, que podem estar relacionados à metodologia ou ao contexto familiar, por exemplo.
O acompanhamento pedagógico, portanto, é uma parceria entre os professores e a gestão pedagógica para aprimorar as práticas internas visando o aprimoramento constante do processo de ensino e aprendizagem.
Como fazer o acompanhamento pedagógico durante o ensino híbrido
Com a pandemia de Covid-19, as escolas precisaram adaptar suas práticas ao modelo híbrido, que mescla aulas presenciais e online, de modo a manter o aprendizado e o desenvolvimento dos alunos de todas as etapas.
Assim, pensar nos processos de avaliação de aprendizagem e acompanhamento é tão importante quanto as etapas de preparação e execução das aulas.
Este sempre foi um grande desafio para a gestão escolar, pois depende do contexto de cada instituição, das práticas docentes e do envolvimento dos pais ou responsáveis com o aprendizado, ainda mais levando-se em conta o momento de distanciamento forçado entre professores e alunos.
Assim, exigem maior atenção e organização por parte da gestão pedagógica. Confira nossas dicas para realizar esse acompanhamento remotamente:
- Faça um planejamento
O conselho de classe é o momento de analisar diversos aspectos do desempenho dos alunos e discutir sobre estratégias que podem trazer melhorias ao processo pedagógico.
Com a distância física entre os profissionais da instituição, essa reunião é ainda mais importante para manter o alinhamento e garantir a comunicação entre os diferentes atores.
Nesta etapa, é importante discutir sobre o processo de aprendizagem dos alunos, compartilhar metodologias, verificar quem está com dificuldades e precisa de apoio, quais matérias precisam ser revisadas, entre outros pontos que podem ser melhorados.
A partir disso, a equipe pedagógica pode trabalhar com um direcionamento claro, estabelecendo prioridades e oferecendo o apoio necessário aos estudantes.
- Tenha metas definidas
Com base na realidade da escola, o coordenador pode fazer uma pesquisa com os professores, alunos e seus responsáveis, buscando entender como está o desempenho dos discentes e, a partir disso, estabelecer metas objetivas.
Essas metas serão usadas para guiar as práticas educacionais durante o ano letivo e mensurar a eficiência do acompanhamento pedagógico, em uma parceria entre a instituição e a comunidade.
Dessa forma, é possível aumentar o envolvimento dos educadores e pais na rotina escolar, promovendo ações mais eficientes e adequadas ao contexto dos alunos.
- Adote a inovação no dia a dia da escola
Nos últimos anos, todo o setor educacional tem passado por um intenso processo de transformação digital em busca de aprimorar os processos internos e oferecer uma educação de qualidade aos alunos.
A pandemia acelerou essas ações e fez com que as instituições percebessem na prática os benefícios de contar com a tecnologia para automatizar atividades, otimizar processos e manter a escola organizada o ano inteiro.
Uma das atividades que mais consome o tempo dos gestores é a elaboração do horário escolar, especialmente para o ensino híbrido, que exige maior planejamento e organização.
Para resolver esse problema, o URÂNIA tem funções exclusivas que facilitam o dia a dia dos profissionais e ajudam a promover a segurança dos alunos no retorno ao ambiente escolar.
Com o programa, você elabora horários híbridos otimizados com vantagens como:
- Equilibrar a distribuição das turmas presenciais em vários dias;
- Dividir a grade curricular atual entre turmas presenciais e remotas;
- Criar apenas um horário com turmas totalmente presenciais, totalmente remotas ou turmas híbridas;
- Auxiliar no cálculo da quantidade de turmas presenciais e remotas;
- Dividir uma turma atual em duas ou mais, dependendo da quantidade desejada de alunos;
- Juntar duas ou mais turmas para assistirem aulas remotas ao mesmo tempo.
Com a tecnologia, os gestores têm mais tempo para se dedicarem a outras atividades, como o acompanhamento pedagógico e o atendimento aos alunos e responsáveis, por exemplo.
Conte com o URÂNIA para facilitar o processo de ensino e aprendizado na sua instituição. Entre em contato conosco e saiba mais.