Projeto Político Pedagógico: o que é e qual a importância

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

projeto político pedagógico

O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um documento que deve ser elaborado por todas as escolas, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Por isso, é um documento muito conhecido e discutido na área da educação, mas muitos diretores e gestores educacionais têm dúvidas sobre a forma que deve ser elaborado.

Também conhecido como projeto pedagógico, o PPP é uma espécie de mapa que serve para guiar a instituição a crescer e melhorar sua qualidade de ensino. Assim, o Projeto Político Pedagógico deve levar em consideração o contexto em que a escola está inserida e fatores específicos da comunidade escolar.

O que é o Projeto Político Pedagógico?

O Projeto Político Pedagógico é um documento obrigatório para as escolas e contém todas as metas, objetivos e os meios que serão usados para concretizá-los. Por isso, se torna essencial para nortear as ações da escola e envolve não apenas os professores e a equipe pedagógica, mas também os alunos, famílias e comunidade escolar.

A partir do nome é possível entender melhor os temas que devem ser abordados no documento:

  • Projeto: É um conjunto de propostas de ações concretas que serão executadas em um determinado período de tempo.
  • Político: A escola tem a função social de formar cidadãos responsáveis, críticos e conscientes que irão atuar na sociedade de forma individual e coletiva.
  • Pedagógico: No PPP, esta palavra está relacionada a todos os projetos e atividades educacionais que farão parte dos processos de ensino e aprendizagem da escola.

O Projeto Político Pedagógico é feito para orientar o trabalho durante o ano letivo e, por isso, deve ser um documento formal mas ao mesmo tempo acessível a todas as pessoas envolvidas na comunidade escolar.

É por meio do PPP que a escola define e articula quais conteúdos serão ensinados e como, a partir da realidade social, cultural e econômica em que está presente. Assim, deve ser construído de acordo com as especificidades de cada escola e ser flexível para atender as demandas específicas dos alunos.

Qual a importância do Projeto Político Pedagógico?

O Projeto Político Pedagógico deve ser realizado a partir de um diagnóstico interno da instituição, levando em consideração os dados de matrícula, inadimplência e outras informações específicas da escola.

A partir disso, o PPP deve funcionar como um norteador para as atividades da escola e contemplar não apenas os objetivos e metas, mas também as ações que serão tomadas para alcançá-los, levando em consideração a realidade da instituição de ensino.

Por isso, o Projeto Político Pedagógico deve ser atualizado no início de todo ano letivo e consultado periodicamente para garantir que seja colocado em prática. É fundamental que os indicadores trazidos pelo documento sejam usados como base para melhorar o ensino e o atendimento à comunidade escolar.

Por isso, o PPP deve ser flexível para se adaptar às necessidades dos alunos e auxiliar a instituição a tomar decisões estratégicas para aprimorar seu trabalho.

Quem faz o PPP?

Por ser um documento abrangente e que afeta todos os setores da instituição de ensino, o Projeto Político Pedagógico deve ser elaborado coletivamente para garantir sua eficiência. 

Cada escola elabora o PPP de uma maneira diferente, não existe uma fórmula. Assim, algumas instituições preferem criar um conselho deliberativo para elaborar o documento, enquanto outras optam pela realização de plenárias. 

Não existe uma fórmula pronta que funciona para todas as escolas, mas para garantir a eficiência do PPP é preciso dar voz a todos os envolvidos no dia a dia da gestão escolar. Porém, é importante definir uma pessoa responsável pela versão final do projeto, geralmente o diretor escolar.

O que deve constar no Projeto Político Pedagógico?

O PPP deve conter as informações principais de identificação da escola, assim como os métodos de ensino e avaliação. Lembre-se que o documento será usado para realizar uma avaliação geral da educação na escola e as etapas que serão seguidas durante o ano letivo.

Os principais assuntos que devem estar presentes no PPP são:

  • Missão da escola;
  • Contexto da instituição;
  • Projeto pedagógico;
  • Currículo escolar;
  • Forma de avaliação;
  • Composição do corpo docente e administrativo;
  • Composição do conselho de pais e mestres;
  • Planos de ação específicos;
  • Método de ensino;
  • Modelo pedagógico da escola.

É importante destacar que o PPP deve ser usado como um guia para as atividades da instituição, ou seja, precisa ser adaptável a imprevistos e elaborado de acordo com as necessidades de cada escola.

A elaboração do Projeto Político Pedagógico necessita de tempo e dedicação dos professores, diretores e equipe administrativa da escola. O URÂNIA ajuda a otimizar o tempo dos gestores para que a equipe possa se dedicar a outras atividades.

Entre em contato com nossos consultores e conheça o URÂNIA!