⏰ HORÁRIO DE ATENDIMENTO: SEG. A SEX. DAS 08H ÀS 18H | ☎️ 0800 702 2011 📧 CONTATO@HORARIO.COM.BR

Projeto Político Pedagógico: o que é e qual a importância

Tempo estimado de leitura: 10 minutos

24 de agosto de 2022

Uma escola de qualidade precisa definir objetivos para a gestão escolar. Saiba o que é Projeto Político Pedagógico e qual a sua importância para a escola.

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), o Projeto Político Pedagógico (PPP) é um documento que deve ser elaborado por todas as escolas. Por isso, é um documento muito conhecido e discutido na área da educação, mas alguns diretores e gestores educacionais têm dúvidas sobre a forma que o PPP deve ser elaborado.

Também conhecido como projeto pedagógico, o PPP é uma espécie de mapa, que serve para guiar a instituição a crescer e melhorar sua qualidade de ensino. Assim, o Projeto Político Pedagógico deve levar em consideração o contexto em que a escola está inserida e fatores específicos da comunidade escolar.

O que é o Projeto Político Pedagógico?

O Projeto Político Pedagógico é um documento obrigatório para as escolas e contém todas as metas, objetivos e os meios que serão usados para concretizá-los.

Por isso, se torna essencial para nortear as ações da escola e envolve não apenas os professores e a equipe pedagógica, mas também os alunos, famílias e comunidade escolar.

A partir do nome é possível entender melhor os temas que devem ser abordados no documento:

  • Projeto: é um conjunto de propostas de ações concretas que serão executadas em um determinado período de tempo.
  • Político: a escola tem a função social de formar cidadãos responsáveis, críticos e conscientes que irão atuar na sociedade de forma individual e coletiva.
  • Pedagógico: no PPP, esta palavra está relacionada a todos os projetos e atividades educacionais que farão parte dos processos de ensino e aprendizagem da escola.

O Projeto Político Pedagógico é feito para orientar o trabalho durante o ano letivo e, por isso, deve ser um documento formal mas ao mesmo tempo acessível a todas as pessoas envolvidas na comunidade escolar.

É por meio do PPP que a escola define e articula quais conteúdos serão ensinados e de que forma, a partir da realidade social, cultural e econômica em que está presente.

Assim, deve ser construído de acordo com as especificidades de cada escola e ser flexível para atender as demandas dos alunos.

Qual a importância do Projeto Político Pedagógico?

O Projeto Político Pedagógico deve ser realizado a partir de um diagnóstico interno da instituição, levando em consideração os dados de matrícula, inadimplência e outras informações específicas da escola.

A partir disso, o PPP deve funcionar como um norteador para as atividades da escola e contemplar não apenas os objetivos e metas, mas também as ações que serão tomadas para alcançá-los, levando em consideração a realidade da instituição de ensino.

Por isso, o Projeto Político Pedagógico deve ser atualizado no início de todo ano letivo e consultado periodicamente para garantir que está sendo colocado em prática.

É fundamental que os indicadores trazidos pelo documento sejam usados como base para melhorar o ensino e o atendimento à comunidade escolar.

Por isso, o PPP deve ser flexível para se adaptar às necessidades dos alunos e auxiliar a instituição a tomar decisões estratégicas para aprimorar seu trabalho.

Quem faz o PPP?

Por ser um documento abrangente e que afeta todos os setores da instituição de ensino, deve ser elaborado coletivamente para garantir sua eficiência.

Cada escola elabora o PPP de uma maneira diferente, não existe uma fórmula. Assim, algumas instituições preferem criar um conselho deliberativo para elaborar o documento, enquanto outras optam pela realização de plenárias.

O Projeto Político Pedagógico é único, pois é criado com base na realidade e necessidade de cada instituição, por isso, para garantir a eficiência do PPP é preciso dar voz a todos os envolvidos no dia a dia da gestão escolar.

Mesmo sendo um documento colaborativo, é importante definir uma pessoa responsável pela versão final do projeto, geralmente o diretor escolar.

Como fazer o Projeto Político Pedagógico?

1. Envolva a comunidade

O Projeto Político Pedagógico deve ser desenvolvido para atender às necessidades da comunidade escolar, por isso é importante que seja construído coletivamente com a participação de gestores, docentes e funcionários.

Além disso, é fundamental ouvir pais, responsáveis e estudantes.Outro ponto essencial é que os conceitos sejam explicados em linguagem simples, para que todos possam compreender e auxiliar na execução.

2. Faça uma análise e diagnóstico

Como você viu, o objetivo final do documento é construir um caminho para guiar a escola até os resultados desejados.

Porém, para traçar estratégias é preciso fazer um diagnóstico realista, respondendo a algumas perguntas como:

  • Quais as características do público atendido pela escola?
  • Como é a participação das famílias dos estudantes nas atividades escolares?
  • Qual a função da escola no contexto social e econômico em que está incluída?
  • Quais os resultados das ações de formação de professores?
  • O que os dados mostram sobre o rendimento escolar dos estudantes?

3. Trace objetivos e metas

Após o diagnóstico, é o momento de descrever as mudanças esperadas em formato de objetivos, considerando a missão da escola e as expectativas da equipe.

As metas são quantitativas e devem utilizar indicadores mensuráveis para traduzir esses objetivos em propósitos concretos, como diminuir a evasão escolar em 10%, contratar 10 novos professores, reduzir os custos com impressão em 25%, entre outros.

4. Respeite as diretrizes legais

O PPP é um documento individual das escolas, mas deve atender às regulamentações nacionais, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Novo Ensino Médio, por exemplo.

Com as mudanças recentes nessas duas diretrizes, é importante reavaliar o Projeto e analisar se as orientações curriculares e metodológicas estão de acordo com as regras e como o documento pode ser alterado para atendê-las.

5. Faça um plano de ação

O plano de ação é uma das etapas mais importantes, pois é a partir dele que os objetivos e metas irão tornar-se ações concretas de transformação da escola.

Para isso, é importante que os passos sejam detalhados, com informações como:

  • Responsável pela execução de cada etapa;
  • Metodologia aplicada;
  • Referenciais teóricos;
  • Sistema de avaliação;
  • Indicadores de sucesso.

Para tornar o plano de ação mais efetivo, inclua ações para alcançar os objetivos e metas do PPP em projetos institucionais que serão implementados no próximo semestre ou ano, com informações sobre os recursos humanos e financeiros necessários para cada demanda.

6. Avalie o PPP

As avaliações são essenciais para mensurar os resultados e identificar pontos de melhoria ao longo do ano letivo.

Por isso, comece fazendo um levantamento dos objetivos e metas que foram alcançados, verificando se é necessário continuar monitorando as ações para evitar a regressão.

Em alguns casos, é possível manter o mesmo objetivo e aumentar a meta ou expandir o público atendido, por exemplo.

Se algum objetivo ou meta não for atendido, é importante entender quais fatores influenciaram nesse resultado, como a falta de recursos humanos e técnicos. A partir dessa reflexão, o grupo pode pensar em novos processos e metodologias diferentes dos que foram aplicados.

Alguns questionamentos importantes para avaliar o PPP são:

  • As propostas de trabalho foram cumpridas?
  • É necessário promover uma reestruturação curricular? Se sim, quais as propostas?
  • Quais novas ações podem favorecer as metas pré-estabelecidas?
  • O tempo proposto para o objetivo foi curto, suficiente ou extenso demais?

Outro ponto importante é estabelecer uma periodicidade para realizar avaliações durante o ano letivo junto à equipe, facilitando o acompanhamento do PPP e dos indicadores.

O que deve constar no Projeto Político Pedagógico?

O PPP deve conter as informações principais de identificação da escola, assim como os métodos de ensino e avaliação. Lembre-se que o documento será usado para realizar uma avaliação geral da educação na escola e as etapas que serão seguidas durante o ano letivo.

Os principais assuntos que devem estar presentes no PPP são:

  • Missão da escola;
  • Contexto da instituição;
  • Projeto pedagógico;
  • Currículo escolar;
  • Forma de avaliação;
  • Composição do corpo docente e administrativo;
  • Composição do conselho de pais e mestres;
  • Planos de ação específicos;
  • Método de ensino;
  • Modelo pedagógico da escola.

É importante destacar que o PPP deve ser usado como um guia para as atividades da instituição, ou seja, precisa ser adaptável a imprevistos e elaborado de acordo com as necessidades de cada escola.

Para ajudar você nesta tarefa, lançamos um E-book com todas as informações necessárias para a criação do Projeto Político Pedagógico da sua instituição de ensino.

Baixe o material e saiba como realizar o PPP na sua escola.

Com a implementação do Novo Ensino Médio, é necessário realizar um diagnóstico da escola para analisar sua estrutura e a composição do corpo docente para colocar em prática as mudanças necessárias com o aumento da carga horária e a inclusão do itinerário formativo, por exemplo.

Para isso, é importante analisar a atual composição do currículo escolar, do PPP e outros documentos que irão basear um plano de ação com o cronograma de todas as mudanças necessárias.

A melhor maneira de superar esses e outros desafios da gestão escolar é contar com o URÂNIA, um sistema que está preparado para dar todo o suporte aos gestores e docentes durante a elaboração dos horários escolares.

O URÂNIA é um sistema de geração de horário escolar que foi desenvolvido para facilitar o trabalho dos profissionais da educação.

Com mais de 35 anos de experiência na elaboração de grades horárias e atualizado constantemente para atender às novas tendências e regras da educação brasileira, a solução simplifica todas as etapas do processo, desde a coleta de informações sobre a disponibilidade dos professores até a resolução completa e otimização do horário, seja para turmas presenciais, remotas ou híbridas.

Com isso, a equipe de gestão escolar tem todo o suporte necessário para gerar grades com alta qualidade pedagógica e benefícios como: integração a outros sistemas, redução dos atritos entre diretores e professores por insatisfação com o horário, entre outros.

O URÂNIA otimiza o tempo dos gestores para que a equipe possa se dedicar à elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP) e outras atividades.

Entre em contato com nossos consultores e conheça o URÂNIA!