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Como acolher os alunos e professores na volta às aulas presenciais?

Tempo estimado de leitura: 7 minutos

16 de fevereiro de 2022

Confira nossas dicas e entenda a importância de acolher alunos e professores na volta às aulas presenciais.

Após quase dois anos de aulas remotas ou híbridas, a maioria das escolas estão se preparando para a volta às aulas presenciais. Nesse cenário, além dos protocolos de segurança sanitária, os gestores também precisam se preocupar com o equilíbrio emocional e a saúde mental dos alunos, professores e demais profissionais.

Em um momento tão delicado e desafiador, não são apenas os alunos que passaram pelo luto, dificuldades de adaptação e problemas de aprendizagem. Os docentes também sofreram os efeitos da pandemia e, por isso, o reencontro deve ser baseado em acolhimento, empatia, escuta ativa e inclusão.

O objetivo é transformar a escola em um porto seguro e um ambiente de diálogo em que todos sejam solidários e sintam-se ouvidos.

A partir de ações estruturadas e permanentes durante todo o ano letivo, a gestão deve acolher os professores para que, então, possam amparar os alunos no primeiro dia de aula.

Principais pontos para acolher alunos e professores

O acolhimento passa pela validação dos sentimentos, impressões e o processo individual de cada um.

Mais do que uma reunião no início das aulas, esse momento deve ser planejado e organizado para não sobrecarregar nem afastar ninguém, dando oportunidade para diálogo e reflexão.

Os pontos principais para o acolhimento são:

  • Escuta ativa

A escuta ativa acontece no contato com o outro, criando um espaço para compreender e organizar os pensamentos, estabelecer relações entre percepções diferentes e permitir que expresse seus sentimentos, emoções, preocupações e necessidades.

A escuta ativa é um momento de doação, em que a pessoa sai de si para se colocar em atenção ao outro.

Assim, seu propósito é criar conexão sem julgamentos, buscando o pensamento em conjunto.

  • Cuidado

Mais do que um momento de atenção, o cuidado representa uma atitude de solidariedade e desenvolvimento afetivo contínuo com o outro.

Por isso, deve ser compreendido como um fator fundamental de relações saudáveis e bem estruturadas na escola.

O cuidado também promove uma atitude de corresponsabilização para que cada um contribua com a sua parte dentro da estrutura escolar.

Quando todos se sentem pertencentes e acolhidos, há a potencialização da solidariedade, possibilitando a reconstrução e o compartilhamento de responsabilidades.

  • Equidade

O acolhimento envolve a escuta e o cuidado a partir da perspectiva individual das pessoas.

Para isso, é necessário entender as vulnerabilidades de cada um – que muitas vezes estão relacionadas a processos de exclusão associados à raça/etnia, ao gênero/orientação sexual, condição social, dentre outros.

Por isso, o acolhimento significa considerar cada pessoa, inclusive o que a torna vulnerável, pois esses fatores podem ter sido agravados pela pandemia.

Equidade é entender que cada indivíduo deve ser tratado com igualdade dentro da sua individualidade, levando em consideração suas particularidades para o pertencimento e a sociabilização.

  • Inclusão

A inclusão será um tema ainda mais importante após a pandemia, já que muitos alunos terão dificuldades para se readaptar ao ensino presencial e socializar com os colegas.

Para isso, é importante que os gestores e professores preparem o ambiente e criem atividades com o objetivo de estimular o diálogo e a integração.

Os alunos com deficiência e necessidades especiais podem precisar de um acompanhamento mais próximo, a partir de uma parceria entre a escola e as famílias.

Assim, é possível aumentar a sensação de inclusão e pertencimento, fundamentais para o acolhimento e a potencialização da aprendizagem.

Como a gestão escolar pode se preparar para a volta às aulas presenciais?

Com a suspensão das aulas presenciais no início da pandemia, a tecnologia assumiu um papel ainda mais importante no dia a dia das pessoas.

O retorno ao espaço físico da escola traz também novos desafios aos gestores, que precisam conciliar a carga horária das disciplinas, a disponibilidade dos professores e as atividades de acolhimento e atendimento aos alunos e seus familiares.

O UR NIA é um software feito para facilitar o trabalho dos profissionais da educação na elaboração do horário escolar, e está preparado para dar todo o suporte à equipe de gestão escolar.

Em um cenário incerto, a tecnologia será uma das principais aliadas de gestores e professores, tanto em escolas públicas quanto privadas, pois ajuda a automatizar processos e resolver burocracias, economizando tempo, gerando economia e aumentando a eficiência.

Entre em contato com nossos consultores e comece o ano letivo com o horário escolar pronto e a escola organizada para facilitar o acolhimento de alunos e professores na volta às aulas presenciais.