⏰ HORÁRIO DE ATENDIMENTO: SEG. A SEX. DAS 08H ÀS 18H | ☎️ 0800 702 2011 📧 CONTATO@HORARIO.COM.BR

O que fazer no primeiro dia de volta às aulas presenciais?

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

3 de fevereiro de 2021

volta às aulas

O primeiro dia de aula é repleto de expectativas, dúvidas e frio na barriga, tanto para os estudantes quanto para os professores e gestores, que precisam garantir que tudo esteja funcionando perfeitamente. Por isso, é importante planejar as atividades para a retomada das aulas e incentivar a integração entre todos. Nesse cenário, é comum que os professores e alunos tenham algumas dúvidas, por isso é importante planejar e se preparar com antecedência.

Após meses de atividades exclusivamente online, grande parte das escolas está se preparando para a volta às aulas no modelo híbrido e, para isso, é preciso reorganizar a rotina escolar antes de receber os alunos no primeiro dia de aula. 

Veja as nossas dicas!

Recepção dos alunos

A primeira impressão é a que fica, por isso muitos gestores e diretores têm o costume de recepcionar os alunos e familiares na entrada da escola para dar as boas-vindas.

Em tempos de pandemia, o ideal é evitar aglomerações nos horários de entrada e saída, mas a equipe pedagógica também pode encontrar outras formas de se mostrar à disposição para conversar, tirar dúvidas e resolver problemas.

Para isso, o gestor pode enviar um e-mail personalizado para cada turma, enviar uma mensagem pelo sistema utilizado na instituição ou utilizar as ferramentas tecnológicas para estreitar os laços com a comunidade escolar.

O início do ano letivo também tem muitos alunos novos, que não conhecem bem o ambiente escolar e todos os profissionais da escola.

Assim, é possível enviar uma mensagem antes do início das aulas para apresentar os professores, a turma e promover a integração neste momento de nervosismo, mesmo à distância.

Atenção às famílias

O início das aulas é um momento de ansiedade não apenas para os estudantes, mas também para os familiares.

Por isso, é importante que a equipe pedagógica esteja preparada para tirar dúvidas, apresentar os professores e mostrar-se à disposição para conversar sempre que necessário.

A criação de um vínculo entre a escola e as famílias é fundamental para o desenvolvimento dos alunos e deve ser cultivado desde antes do primeiro dia de aula, quando o gestor pode enviar uma mensagem para os pais reforçando as orientações de prevenção ao coronavírus e informando os canais de contato.

Medidas de segurança para a volta às aulas

Após um ano letivo, no mínimo, atípico, a preparação para a volta às aulas deve levar em conta os protocolos de segurança para evitar a disseminação do coronavírus.

Essas medidas devem ser planejadas com antecedência e seguir as exigências de cada estado ou município, mas os pontos principais são:

  • Higiene: a escola deve ter à disposição álcool gel e torneiras com água e sabão para os alunos e funcionários.
  • Máscaras: todas as pessoas que frequentarem o ambiente devem ser instruídas a utilizar máscaras e trocá-las com a frequência necessária.
  • Comunicação: a escola deve garantir que os alunos, professores e demais funcionários conheçam os protocolos e os riscos de não seguir as regras. Além disso, é importante implementar avisos sobre a higienização das mãos e a troca das máscaras.
  • Limpeza e ventilação: os ambientes devem ser limpos e sanitizados antes e depois das aulas, seguindo um protocolo rígido. Também é fundamental instruir todos sobre a importância da ventilação das salas de aula e outros locais de atividades.
  • Monitoramento: para que as normas sejam cumpridas, a escola deve fiscalizar e garantir que os cuidados estão sendo tomados.
  • Distanciamento: a instituição deve reorganizar seus espaços e os horários para evitar aglomerações e contato próximo entre as pessoas.

Ensino híbrido

O ensino híbrido é a principal alternativa para garantir o aprendizado dos alunos em tempos de pandemia de Covid-19. 

Para isso, as escolas devem realizar um planejamento prévio levando em consideração a quantidade de turmas, a quantidade de alunos e os espaços disponíveis para, então, planejar o horário escolar.

Pensando em ajudar os gestores nesse momento delicado, nós da GEHA Sistemas Especialistas, em colaboração com profissionais da educação de todo o país, criamos um e-book com informações para a elaboração de horários para o modelo híbrido.

O material também contém um método exclusivo que leva em consideração as características da escola para otimizar a utilização dos espaços físicos e reduzir a necessidade de professores extras.

Outra novidade é que usuários do URÂNIA já podem desfrutar das novas funções exclusivas para ajudar na distribuição de turmas presenciais, turmas remotas e/ou turmas híbridas, mantendo a escola organizada o ano inteiro.

Conte com o URÂNIA para deixar a sua escola pronta e organizada para o primeiro dia de aula.