⏰ HORÁRIO DE ATENDIMENTO: SEG. A SEX. DAS 08H ÀS 18H ☎️ 0800 702 2011 📧 CONTATO@HORARIO.COM.BR

5 dicas para dar suporte aos professores e colaboradores da sua escola

Tempo estimado de leitura: 7 minutos

Confira nossas dicas para dar suporte aos professores e colaboradores da sua escola, seja no ensino híbrido ou presencial.

No último ano, instituições de ensino de todas as etapas passaram por mudanças, adaptações e novos aprendizados. O ensino remoto e, posteriormente, o ensino híbrido trouxeram uma série de desafios para o dia a dia de professores, alunos, gestores e demais colaboradores.

Neste contexto, os gestores precisaram criar novas estratégias para dar suporte ao corpo docente e à equipe pedagógica, ajudando-os a lidar com as adaptações e os desafios do novo modelo.

Mesmo após o retorno das aulas presenciais, a tendência é que as mudanças desse período reflitam na utilização de novas metodologias de ensino e aprendizado.

Confira nossas dicas para os gestores oferecerem o suporte adequado aos professores e colaboradores nesta fase:

1 – Faça reuniões periódicas

Durante a pandemia, os encontros presenciais e conversas nos corredores da escola foram substituídos por ligações e reuniões online.

A maioria dos profissionais precisaram mudar seus métodos de ensino e encontrar formas de dialogar com os alunos, gerando dúvidas e inseguranças.

Por isso, é importante que o gestor organize seu tempo e realize reuniões frequentes com os docentes, tanto gerais quanto individuais.

Nestes encontros, procure tirar dúvidas, traçar um plano de atividades e organizar o fluxo de aulas, de modo a alinhar as expectativas e trabalhar as principais dificuldades que surgem no dia a dia.

2 – Ofereça feedbacks e ajude a identificar os desafios

Ter uma cultura de feedbacks na escola é muito importante para a gestão de pessoas e ajuda os professores em seu aprimoramento pessoal e profissional.

Para isso, você pode realizar reuniões semanais rápidas, por exemplo, para dar orientações e conversar sobre a experiência de cada um.

Neste momento de constantes mudanças, podem surgir desafios na comunicação, no cumprimento de tarefas e no relacionamento com os alunos.

Portanto, se o gestor estiver a par dessas questões fica mais fácil identificar os problemas e encontrar soluções conjuntas para eles.

3 – Invista na comunicação com a comunidade escolar

Uma educação de qualidade só é possível quando há a interação entre a escola, os alunos e suas famílias.

Em tempos de pandemia e mudança para o ensino híbrido, o diálogo é ainda mais importante para que todos estejam alinhados e possam superar os desafios juntos.

Por isso, aproveite o potencial da tecnologia para facilitar a comunicação e criar um vínculo mais próximo entre a escola e seus membros.

Deixe claro aos professores, colaboradores e pais que a instituição está à disposição para tirar dúvidas, esclarecer questões e buscar novas formas de aprimorar o processo de ensino e aprendizado.

4 – Incentive a formação continuada dos professores

A capacitação dos docentes é um dos fatores mais importantes para promover a educação de qualidade em qualquer formato, seja online, presencial ou semipresencial.

Para isso, o gestor escolar pode promover reuniões coletivas e individuais com o objetivo de identificar as principais dificuldades dos professores.

A partir dessas informações, é possível encontrar os melhores caminhos para a formação continuada dos profissionais, identificando as ações que deram certo e as que podem ser substituídas.

Outra forma de dar suporte aos professores e colaboradores da escola é manter documentos, planilhas e materiais de estudo sempre disponíveis, incentivando também o desenvolvimento de competências socioemocionais importantes para a rotina em sala de aula.

5 – Organize a rotina escolar

O ensino online demanda uma atualização do calendário de reuniões, tarefas e atividades, de modo que os professores e colaboradores possam reorganizar suas rotinas individuais de acordo com as diretrizes da gestão.

Para isso, você pode consultar a equipe sobre seu dia a dia, identificando quais ações funcionaram e quais precisam ser repensadas.

Com a tecnologia, é possível automatizar atividades, otimizar processos e reduzir o tempo gasto em tarefas burocráticas, como a elaboração manual do horário escolar, por exemplo.

O URÂNIA é a melhor solução para resolver a grade da sua instituição respeitando a disponibilidade dos professores e melhorando o desempenho pedagógico dos alunos.

Entre em contato conosco e saiba como automatizar a elaboração da grade de horários contribui diretamente no suporte aos professores e colaboradores da sua escola.