⏰ HORÁRIO DE ATENDIMENTO: SEG. A SEX. DAS 08H ÀS 18H ☎️ 0800 702 2011 📧 CONTATO@HORARIO.COM.BR

5 temas de palestras para professores

Tempo estimado de leitura: 10 minutos

Conheça nossas dicas de temas de palestras para professores e saiba como aprimorar o processo de ensino e aprendizagem na sua escola.

Realizar eventos e palestras para professores é uma forma de incentivar a formação e facilitar o desenvolvimento dos profissionais. Para isso, é possível abordar diversos temas, desde a importância das habilidades socioemocionais para os docentes até a prática da acessibilidade na escola.

Essas atividades são importantes para incentivar discussões, oferecer novas experiências, estreitar relações e até mesmo resolver problemas que surgiram em sala de aula. Assim, os temas de palestras para professores podem ser escolhidos em conjunto com o corpo docente a partir das demandas e dúvidas dos profissionais.

Para ajudar nessa escolha, separamos 5 temas de palestras que podem ser realizadas online ou presencialmente e pautam temas que contribuem com a qualidade da educação na sua escola. Confira:

1 – O desenvolvimento de competências socioemocionais na escola

As competências socioemocionais são capacidades individuais que podem ser observadas nos modos de cada um pensar, sentir e se relacionar com outras pessoas.

Algumas competências, como empatia, comunicação e liderança, são necessárias para que os profissionais da educação consigam manter um relacionamento saudável com os alunos e ajudem no desenvolvimento de suas próprias habilidades.

A palestra sobre o tema, portanto, pode ser feita por um psicólogo abordando o conceito de competências socioemocionais, como desenvolvê-las e como associá-las com o currículo escolar, por exemplo.

2 – BNCC: teoria e prática

Nos últimos anos, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um dos assuntos mais debatidos na área educacional.

Embora muitos professores, coordenadores e pedagogos tenham acompanhado a discussão desde o início, grande parte dos profissionais ainda têm dúvidas quanto à aplicação da BNCC em sua instituição.

Com uma palestra sobre o tema explicando os principais parâmetros, diretrizes e impactos da Base no currículo, o gestor irá tirar dúvidas e aumentar a confiança do corpo docente para colocar as mudanças em prática.

3 – Currículo escolar e novas formas de avaliação

O mundo está em constante mudança e a educação também.

Especialmente após a pandemia de Covid-19, os educadores estão se questionando sobre o futuro da educação, as mudanças no currículo e nas novas formas de avaliar o aprendizado dos alunos.

Em uma palestra sobre o tema, o gestor ou um convidado especialista no tema poderá abordar temas como a Educação 4.0, a horizontalização do conhecimento e suas aplicações no currículo atual.

Neste evento, também é importante que o corpo docente participe fazendo perguntas e o gestor esteja preparado para respondê-las de acordo com o contexto da instituição.

4 – A prática da educação inclusiva

A educação inclusiva e a acessibilidade na escola são temas que fazem parte do dia a dia dos professores e, por isso, é importante que a instituição ofereça uma formação sobre o assunto.

Esse processo, que integra alunos com diferentes tipos de deficiência e necessidades especiais, demanda uma transformação profunda na escola e nos processos da rotina escolar.

Assim, para que seja bem-sucedido, os educadores, gestores e demais profissionais devem estar preparados para lidar com alunos de diferentes realidades e encontrar formas de ajudá-los na adaptação.

5 – Tecnologia e educação

A tecnologia trouxe mudanças profundas para o processo de ensino e aprendizado, sobretudo durante a pandemia.

Neste período em que as escolas passaram a adotar o ensino híbrido, muitos professores tiveram dificuldades para se adaptar à tecnologia e incorporá-la na rotina escolar.

Em uma palestra sobre o tema, o gestor pode apresentar as principais ferramentas tecnológicas usadas pela instituição, tirar dúvidas e mostrar como esses recursos facilitam o dia a dia e permitem que os docentes possam se dedicar ao aprendizado dos alunos.

Para organizar os temas de palestras para professores e criar uma grade otimizada que possibilita a realização de eventos de formação, conte com o URÂNIA.

O programa foi desenvolvido para atender às necessidades de gestores e professores, respeitando o tempo dos docentes e possibilitando a elaboração de grades presenciais, remotas e híbridas.

Com o URÂNIA, você tem um horário escolar com alta qualidade pedagógica, reduzindo os atritos entre a gestão e o corpo docente.

Entre em contato conosco e saiba mais sobre o programa.