⏰ HORÁRIO DE ATENDIMENTO: SEG. A SEX. DAS 08H ÀS 18H ☎️ 0800 702 2011 📧 CONTATO@HORARIO.COM.BR

A importância dos horários de entrada e saída para o fluxo da escola

Tempo estimado de leitura: 10 minutos

Os horários de entrada e saída dos turnos costumam ser bastante agitados, com estudantes, pais e funcionários se reunindo no portão da escola. Para aumentar a segurança e agilizar a rotina da escola, é preciso organizar o fluxo de alunos no local e planejar o funcionamento da portaria escolar.

A organização do fluxo de alunos nos horários de entrada e saída tem diversos benefícios para a instituição e a comunidade escolar, pois gera uma melhora no trânsito e aumenta a segurança de alunos, pais, professores e funcionários.

Em tempos de pandemia, a preocupação com a segurança de todos é ainda maior e o retorno às aulas presenciais exige muito planejamento e a criação de novas regras para evitar aglomerações no início e final de cada turno.

Confira nossas dicas e saiba como organizar o fluxo de estudantes na sua instituição de ensino:

  • Famílias e transporte escolar

O trânsito de pais e vans escolares costuma ser bastante conturbado e pode atrapalhar a entrada dos alunos e funcionários.

A melhor maneira de evitar esses problemas é determinar regras de organização dos carros e, se possível, organizar a entrada e saída de alunos com alguma diferença entre os horários.

Com isso, a escola evita que todos cheguem à escola no mesmo momento, contribuindo para a melhoria do trânsito da região.

Outra vantagem de escalonar os horários é reduzir o contato entre alunos de diferentes idades, o que reduz as chances de acidentes, por exemplo.

Para isso, a escola deve instruir os pais e motoristas de transporte escolar a não parar em fila dupla nem estacionar em locais proibidos, mesmo que por curtos períodos de tempo. 

Essas regras devem ser comunicadas logo no início do ano letivo e cumpridas por todos, inclusive os funcionários da instituição.

  • Política de controle de atrasos

O excesso de alunos chegando atrasados é um dos maiores desafios da gestão escolar, pois pode atrapalhar o andamento das aulas e prejudica o aprendizado da turma.

Por isso, a escola deve criar regras claras sobre atrasos, como um limite de tempo de tolerância, o registro de quem chegou após o horário determinado e qual o motivo.

Muitas escolas também estabelecem uma quantidade permitida de atrasos por mês ou por semana, informando aos pais se o limite for excedido.

Essas regras devem ser analisadas de acordo com a idade dos alunos e a infraestrutura da instituição, como o uso de mais de uma portaria, se possível.

  • Medidas de segurança

Os horários de entrada e saída dos alunos costumam ser bastante movimentados e a escola deve tomar medidas de segurança para evitar a presença de estranhos no local.

O primeiro passo é documentar os nomes dos pais ou responsáveis por aluno e quais são as pessoas autorizadas a buscá-lo.

Isso pode ser feito por meio de formulários, sistemas de gestão escolar ou outras ferramentas que facilitam o trabalho dos funcionários responsáveis por zelar pela segurança de todos.

Além disso, o retorno às aulas presenciais após a pandemia, seja com o ensino híbrido ou presencial, demanda uma série de medidas de distanciamento, horários escalonados para evitar aglomerações e outras ações que devem ser planejadas com antecedência.

Nesse sentido, também é importante fazer uma reunião com os professores, gestores e demais funcionários para que todos estejam cientes dos procedimentos de segurança e saibam como colocá-los em prática.

Como organizar os horários de entrada e saída dos alunos

Organizar o horário escolar é uma tarefa extremamente complexa e que demanda tempo e dedicação dos gestores.

A melhor maneira de otimizar esse processo é contar com o programa URÂNIA, que gera grades com alta qualidade pedagógica para turmas presenciais, remotas e híbridas.

Assim, a escola se mantém organizada a partir do primeiro dia de aula e facilita a adoção de horários escalonados e outras soluções para garantir a segurança de alunos, professores e demais profissionais da instituição.

Com o URÂNIA, você elabora o horário escolar de forma rápida e fácil a partir da carga horária obrigatória de cada disciplina, garantindo que seja cumprida durante o período letivo.

O programa permite determinar os horários em que cada professor pode dar suas aulas, indicar a forma como as disciplinas devem ser dispostas, reduzir janelas, determinar diferentes horários de início e final das aulas, entre outras funcionalidades.

O gestor também pode elaborar um horário experimental para fazer diversas alterações e salvá-las sem afetar o horário principal. 

O resultado é um horário com alta qualidade pedagógica criado para ajudar na organização da escola e facilitar a rotina de alunos e professores. Se a sua escola está adotando o ensino híbrido, o URÂNIA tem funções exclusivas para otimizar os horários:

  • Possibilidade de equilibrar a distribuição das turmas presenciais em vários dias;
  • Possibilidade de dividir a grade curricular atual entre turmas presenciais e remotas;
  • Possibilidade de criar apenas um horário com turmas totalmente presenciais, totalmente remotas ou turmas híbridas;
  • Auxiliar no cálculo da quantidade de turmas presenciais e remotas;
  • Dividir uma turma atual em duas ou mais, dependendo da quantidade desejada de alunos;
  • Juntar duas ou mais turmas para assistirem aulas remotas ao mesmo tempo.

Conte com o URÂNIA para facilitar a organização dos horários de entrada e saída dos alunos! Entre em contato conosco e conheça todas as funcionalidades do software.