⏰ HORÁRIO DE ATENDIMENTO: SEG. A SEX. DAS 08H ÀS 18H | ☎️ 0800 702 2011 📧 CONTATO@HORARIO.COM.BR

Como utilizar o URÂNIA para promover a segurança dos alunos no retorno ao ambiente escolar

Tempo estimado de leitura: 10 minutos

17 de junho de 2021

O retorno seguro dos alunos ao ambiente escolar é uma das principais preocupações dos gestores e profissionais da educação de todo o Brasil. Para garantir a segurança de todos, as instituições de ensino estão investindo em medidas de distanciamento e higiene.

No cenário atual, muitas escolas públicas e privadas já voltaram ao ambiente escolar no modelo híbrido, enquanto outras continuam somente com aulas remotas seguindo o plano de retomada de cada local.

O ensino híbrido, também conhecido como blended learning ou semipresencial, é a modalidade que combina aulas presenciais e remotas. Dessa forma, a escola passa a conciliar aulas em seu espaço físico com atividades realizadas em ambientes virtuais.

Esta é a alternativa mais indicada por especialistas em educação e saúde, já que reduz o número de alunos circulando na instituição, uma vez  que alguns alunos participam da aula presencialmente enquanto outros assistem à transmissão em casa. Esse modelo de ensino também tem um grande benefício no aprendizado, pois  garante o contato presencial dos discentes com os professores.

O formato híbrido tem diversas vantagens para as instituições e as famílias, mas demanda planejamento prévio para a preparação do ambiente e a organização das grades.

Funções do URÂNIA para horários híbridos

Desde o início da pandemia de coronavírus, a GEHA Sistemas Especialistas, empresa desenvolvedora do URÂNIA, continuou atualizando o sistema e realizando diversas ações junto às escolas com o objetivo de facilitar ainda mais o trabalho dos gestores e ajudar as instituições a realizarem suas atividades da melhor maneira possível.

Assim, reforçamos nossa posição junto às escolas parceiras e assumimos o desafio de ajudá-las como fosse possível no retorno às aulas presenciais de forma segura à toda comunidade escolar.

Pensando na volta às aulas presenciais e nos desafios que irão surgir, o URÂNIA foi atualizado com funções exclusivas que facilitam o processo de elaboração de horários híbridos, como:

  • Possibilidade de equilibrar a distribuição das turmas presenciais em vários dias;
  • Possibilidade de dividir a grade curricular atual entre turmas presenciais e remotas;
  • Possibilidade de criar apenas um horário com turmas totalmente presenciais, totalmente remotas ou turmas híbridas;
  • Auxiliar no cálculo da quantidade de turmas presenciais e remotas;
  • Dividir uma turma atual em duas ou mais, dependendo da quantidade desejada de alunos;
  • Juntar duas ou mais turmas para assistirem aulas remotas ao mesmo tempo.

Com isso, é possível organizar horários híbridos com alta qualidade pedagógica, organizar as atividades das disciplinas e colocar em prática as medidas de distanciamento.

Essas funções são exclusivas do URÂNIA e foram criadas para ajudar as escolas a enfrentarem esse novo momento de forma tranquila e eficaz.

A importância do planejamento

Uma escola é formada por alunos, pais, professores, gestores e a comunidade em que está inserida.

Portanto, a volta às aulas presenciais, seja no formato híbrido ou tradicional, tem um grande impacto sobre todos os envolvidos no dia a dia da instituição, que devem participar do planejamento.

A partir dessa conversa, será possível elaborar um planejamento democrático e seguro, colocando a segurança dos alunos em primeiro lugar.

Após a realização de uma análise do cenário atual da escola, é preciso fazer o levantamento de algumas informações indispensáveis para colocar os horários híbridos em prática. 

Os principais pontos são:

  • Quantidade de espaços de que a escola dispõe, incluindo salas de aula, quadras cobertas, auditórios, laboratórios e outros espaços coletivos;
  • Quantidade de alunos permitida para cada um desses espaços, considerando as regras de distanciamento;
  • Total de alunos que poderão assistir às aulas presenciais;
  • Total de alunos que terão somente aulas remotas;
  • Limite de alunos que poderão assistir a uma aula remota.

Nesta etapa, os gestores também precisarão definir como cada disciplina será distribuída entre aulas presenciais e remotas, levando em consideração quais professores poderão lecionar presencialmente e qual a possibilidade de horário de cada docente.

Com o URÂNIA, é possível respeitar a disponibilidade dos professores e elaborar grades com alta qualidade pedagógica para turmas presenciais, remotas e/ou híbridas.

Conte com o URÂNIA para elaborar horários híbridos otimizados

Como você viu, a elaboração de horários híbridos é ainda mais complexa e demanda maior tempo e dedicação do gestor escolar.

Para ajudar os gestores nesse momento delicado, a GEHA Sistemas Especialistas, empresa com 35 anos de experiência na resolução de horários escolares, criou um método exclusivo para elaborar grades híbridas de forma otimizada.

O método leva em consideração as características da escola para otimizar a utilização de espaços físicos e reduzir a necessidade de professores extras.

O e-book foi criado em colaboração com profissionais da educação de todo o país e contém:

  • Cuidados para a volta às aulas presenciais;
  • Informações necessárias para elaborar horários híbridos;
  • O método para gerar horários híbridos otimizados.

O URÂNIA é o melhor programa para a volta às aulas presenciais, pois ajuda os gestores a implementarem medidas de proteção e tornar o ambiente escolar mais seguro para o retorno dos alunos.

Conte com o URÂNIA para o retorno às aulas! O software é a solução definitiva para a elaboração de horários escolares para turmas presenciais, remotas e híbridas.

Entre em contato e conheça todas as vantagens do sistema para a sua escola.