5 dicas para criar um planejamento escolar efetivo
O planejamento escolar é um documento desenvolvido periodicamente para definir as atividades que serão realizadas na escola durante o ano letivo. Além de organizar as questões burocráticas, como a definição das turmas e o calendário escolar, por exemplo, o plano também ajuda a instituição a superar os desafios e alcançar suas metas e objetivos.
Um planejamento escolar efetivo começa a partir da avaliação dos professores e gestores sobre o que deu certo e errado no ano que passou.
Feito isso, é importante ter em mente que o planejamento não é rígido durante o ano todo, afinal planejar e otimizar os processos escolares é uma atividade constante que deve ser revista frequentemente.
Um exemplo disso é o planejamento que as escolas realizaram para o ano letivo de 2020, que certamente não previa os obstáculos que surgiram logo no início das aulas.
Nesse contexto de desafios inesperados causados pela pandemia de Covid-19, é importante que as instituições continuem elaborando e ajustando seus planos para não prejudicar o aprendizado dos alunos.
Veja a questão do Ensino Híbrido, por exemplo, que é visto como a alternativa mais viável para o retorno às aulas pós pandemia exige um planejamento ainda mais detalhado para mesclar aulas presenciais e remotas, garantindo a segurança de alunos, professores, gestores e demais profissionais.
Confira nossas dicas para elaborar o planejamento anual da sua instituição:
1.Reúna toda a equipe envolvida na rotina escolar
O planejamento influencia a escola inteira e tem um papel fundamental na organização das atividades e processos internos.
Por isso, é importante que os gestores, professores e funcionários participem das reuniões e discussões sobre a missão e os objetivos da escola, por exemplo.
2.Comece a fazer o planejamento escolar antes do início das aulas
O ideal é que, antes de começar o ano letivo, os docentes façam reuniões para apresentar suas intenções com relação à instituição e analisá-las de acordo com as possibilidades.
E, a partir disso, é preciso elaborar um plano de ação combinando o que se deseja fazer e o que pode ser feito dentro da realidade da escola.
3.Analise os dados recentes e os planejamentos anteriores
O documento deve procurar englobar os interesses dos docentes, discentes, familiares, funcionários e toda a comunidade.
Para isso, é importante que os planejamentos anteriores sejam analisados para verificar se as metas e objetivos foram cumpridos e quais fatores que mais contribuíram para o sucesso ou insucesso de alguma etapa.
Assim, a escola tem mais chances de se aproximar de sua missão sem deixar de lado o contexto em que está inserida.
4.Inclua as informações mais importantes sobre a instituição
O planejamento escolar deve descrever quais são os propósitos da escola para a formação integral do aluno. Dessa forma, os professores poderão sistematizar suas aulas em consonância com os objetivos que a instituição busca atingir.
A construção do documento, portanto, deverá contemplar:
- Regras de uso dos espaços da escola (bibliotecas, pátio, quadras, etc);
- Calendário geral da escola;
- Projetos interdisciplinares;
- Reuniões de pais e professores;
- Avaliações;
- Formação continuada.
5.Incentive a participação da comunidade escolar
Um planejamento efetivo deve conciliar também os interesses da comunidade escolar e, para isso, é importante que seus membros participem ativamente das decisões.
Esse documento deve ser visto como um instrumento de melhoria na educação dos alunos, por isso precisa ser pensado coletivamente, com compromisso e responsabilidade de todos os envolvidos.
Porém, a equipe gestora é a principal responsável pela elaboração do planejamento e cabe a ela encontrar pontos de partida em comum para atingir um nível esperado de mobilização.
Assim, além de abrir espaço para a troca de experiências entre os docentes e os membros da equipe pedagógica, o planejamento permite que a comunidade e as famílias possam contribuir para a instituição.
Essa atitude de conciliar os interesses de todos os participantes torna a escola mais consciente das demandas externas, mais democrática e alinhada às necessidades de seus membros.
O Planejamento Escolar bem feito abre caminho para um melhor Planejamento Pedagógico.
Como facilitar a elaboração do planejamento pedagógico
Por ser um dos documentos mais importantes dentro da escola, o Planejamento Pedagógico exige tempo e dedicação dos gestores responsáveis pelo seu desenvolvimento e acompanhamento ao longo do ano letivo.
Dessa forma, contar com soluções tecnológicas que facilitem a rotina escolar permite que os gestores usem seu tempo para dedicar-se a essas atividades.
Listar as atividades que tomam mais tempo e procurar otimiza-las, deve também fazer do planejamento. É interessante verificar que a ELABORAÇÃO DO HORÁRIO Escolar é uma das atividades mais importantes para o bom desempenho pedagógico da escola e que exige mais tempo dos gestores.
O URÂNIA é a melhor solução para a elaboração do horário escolar, pois foi desenvolvido para facilitar a rotina de gestores, professores e alunos.
Com o software, você cria, organiza e modifica as grades da sua instituição de acordo com as suas necessidades, com funções específicas para otimizar a elaboração de horários híbridos. Entre em contato conosco e conheça todas as vantagens do URÂNIA que irão simplificar a elaboração de um planejamento escolar efetivo.