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Entenda qual é o papel da tecnologia em sala de aula

Tempo estimado de leitura: 10 minutos

28 de setembro de 2022

Saiba a principal função do uso da tecnologia na educação e seus benefícios no processo de aprendizagem.

Há alguns anos, participar de uma aula de maneira remota era algo inimaginável.

Isso porque a sala de aula, enquanto espaço físico, desempenha uma função extremamente importante no ensino. Porém, desde março de 2020 esse ambiente tornou-se também um espaço digital.

Diante de todas essas transformações, que foram aceleradas durante a pandemia da COVID-19, os professores passaram por um intenso processo de reestruturação de seus métodos e planos de aula.

Contudo, a volta do ensino presencial não fez com que as tecnologias deixassem de ser usadas, muito pelo contrário. Essa nova realidade, com as ferramentas digitais fazendo parte da rotina das escolas, reuniu uma série de mudanças que vieram para ficar!

A seguir, vamos explicar os motivos que fazem da tecnologia um ótimo recurso para os alunos e professores e o papel dela no ensino presencial. Confira!

Porque a tecnologia na educação é importante?

O uso da tecnologia em sala de aula permite o acesso ao conhecimento com a otimização do tempo, gerando maior interesse nos alunos.

No ensino presencial, quando aplicada nos planos de aula, a tecnologia facilita o acesso de informações complementares ao conteúdo que está sendo abordado.

Além disso, com a intermediação do professor, outras mídias digitais podem ser usadas para acessar conhecimento , como a utilização de jogos que contemplem assuntos referentes às disciplinas ministradas, e-Books e até o uso de realidade virtual, por exemplo.

Quais benefícios a tecnologia agrega para o aprendizado?

Para além do estímulo sobre pensar a comunicação de forma crítica, como cita a BNCC, as ferramentas que existem atualmente possuem uma grande capacidade de impulsionar o aprendizado dos alunos.

Isso acontece porque ao incluir novos formatos tecnológicos em seus planos de aula, os professores tornam os conteúdos mais atrativos e interessantes.

Uma aula de geografia, por exemplo, torna-se mais divertida quando os alunos não apenas ouvem o professor, mas podem caminhar pela cidade utilizando o Google Earth. Nesse contexto, mais interação digital resulta em uma maior absorção e interesse pelo conteúdo.

Porque ensinar tecnologia na escola

A inclusão de materiais digitais e uso de ferramentas tecnológicas pelos professores colabora no interesse dos alunos e na absorção dos conteúdos lecionados.

Além do uso pelo corpo docente, as escolas também devem promover o ensino da tecnologia, conforme previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A competência de número 5, dentro das competências gerais da educação básica, afirma que:

“Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva”.

Dessa forma, é necessário pensar em formas de ensinar tecnologia de maneira prática aos estudantes, garantindo que eles tenham maior intimidade com ela e possam utilizá-la tanto no aprofundamento dos estudos quanto no seu uso saudável.

A tecnologia aproxima professores e alunos

A relação criada entre os alunos e professores possui um papel fundamental no aprendizado e o uso de tecnologias auxilia nessa aproximação.

Ao utilizá-las, o professor cria um sentimento de identificação, já que são tecnologias que os estudantes fazem uso em suas rotinas.

Nesse mesmo sentido, pode haver uma troca de conhecimentos em sala de aula. Isso porque em muitos momentos, os estudantes podem sugerir e demonstrar ferramentas educativas que os professores não conhecem. Essa troca de informações é um pilar importante na construção dos aprendizados.

Em outras palavras, a identificação é a base para um relacionamento positivo. Afinal, quando falamos em relacionamento positivo entre professores e alunos, a sala de aula se transforma em um ambiente acolhedor e enriquecedor.

Indo além da sala de aula, os docentes ainda podem utilizar plataformas digitais que permitam a comunicação com os alunos. Sejam aplicativos de troca de mensagens ou páginas para envio de dúvidas no formato de fórum, onde os próprios alunos podem responder aos colegas, ajudando na construção do saber e na validação do aprendizado.

O uso de tecnologias voltadas à gestão escolar

Definitivamente, o papel da tecnologia na educação é multifacetado e amplo. A sua utilização modifica o ambiente escolar positivamente e torna o acesso ao conhecimento mais completo e acessível.
O uso da tecnologia nas instituições auxilia os professores no ensino e colabora no aprendizado dos alunos, mas não se limita apenas a esses grupos.

As instituições de ensino, de forma geral, podem se beneficiar da tecnologia para agilizar processos e simplificar tarefas rotineiras.

Quando falamos em gestão escolar, uma das tarefas mais desgastantes é a elaboração do quadro de horários.

Essa atividade exige muito tempo dos gestores e responsáveis pela atividade, que muitas vezes levam semanas para resolver suas grades de forma manual.

Pensando nisso, automatizar a montagem do quadro de horários é uma forma de otimizar a rotina escolar e reduzir o desgaste desses profissionais.

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A solução leva em consideração as reais necessidades dos professores e prioriza os elementos que trarão maior ganho pedagógico aos alunos.

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