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Desafios do Novo Ensino Médio na organização da grade de horários: do horário de aula até a implementação de Ensino Integral

Tempo estimado de leitura: 10 minutos

11 de outubro de 2022

O Novo Ensino Médio já está em vigor e sendo implementado de maneira progressiva em todas as instituições de ensino públicas e privadas. Em 2022, o modelo se tornou  obrigatório para as turmas de  1ª ano do Ensino Médio. Diante disso, as escolas tiveram que se organizar para se adaptar ao novo modelo, que exige mudanças no currículo e a ampliação na carga horária.

Problemas do Novo Ensino Médio no horário escolar 

As mudanças impostas com a chegada do  Novo Ensino Médio representam um desafio para a organização do horário escolar, especialmente por conta do aumento de horas. 

A primeira missão é decidir como alocar essas aulas “extras”, já que existe a possibilidade de aumentar a carga horária diária ou concentrá-las em apenas um ou mais dias no contraturno. 

Em 2022, as escolas tiveram que respeitar a carga horária anual mínima de 1.000h. Para cumprir com essa determinação, as instituições contavam com algumas opções, como incluir mais aulas diárias ou então, utilizar o contraturno.

Horário de Aula diferenciado para o Novo Ensino Médio

Algumas instituições de ensino já contavam com 6 aulas diárias, nesses casos, a adaptação ao mínimo exigido anualmente foi mais tranquila, pois as escolas passaram a substituir as disciplinas excedentes pelas exigidas no currículo do Novo Ensino Médio.

Já no caso das instituições que ministravam apenas 5 aulas diárias, as mudanças na carga horária anual resultaram na inclusão de uma nova aula no cronograma diário, causando alterações nos horários de aula para turmas de ensino médio.

Nesse cenário, as turmas de ensino médio passaram a iniciar seus turnos mais cedo e/ou a finalizá-los mais tarde.

Esse tipo de alteração nos turnos pode refletir diretamente na organização da escola, principalmente se ela oferece outros níveis de ensino em conjunto com o ensino médio e tem professores que lecionam para ambos os níveis.  

A alteração no cronograma das aulas, nesse caso, pode acarretar em maior dificuldade na elaboração e gestão da grade de horários, uma vez que aulas com diferentes horários de início e término podem reduzir drasticamente a disponibilidade dos professores por falta de sincronismo entre o início da aula de um nível de ensino e o final de outro.

Por esse motivo, muitas instituições optaram por alocar as aulas adicionais ao final do turno regular. A preocupação que se deve ter nesses casos é que, se o docente leciona no turno subsequente, ele tenha tempo de descanso entre a última aula dada em um turno e a primeira aula lecionada no turno seguinte. 

Novo Ensino Médio em horário integral 

Outra preocupação para quem monta a grade de horários para turmas de Novo Ensino Médio é a previsão de que ele se torne integral com o passar dos anos.

Em 2022, a carga horária mínima exigida foi  de 1.000h anuais e há indicação de até 2024 esse número subir para 1.400h, exigindo dos alunos uma maior permanência na instituição.

Horários no modelo integral são, em geral, mais complexos. Isso porque são mais disponibilidades, professores e componentes curriculares para serem gerenciados.

Itinerários Formativos e a grade de horários para o Novo Ensino Médio 

No Novo Ensino Médio, os alunos terão liberdade para escolher entre os itinerários formativos disponibilizados pela instituição. 

Entretanto, não basta dividir as turmas, definir os horários e esperar que a questão esteja resolvida. Isso porque, além do aluno ter a autonomia de escolher algumas disciplinas, também é preciso considerar que as aulas de itinerário acontecerão de forma simultânea para todas as turmas de ensino médio da instituição. 

Outro ponto é que, independente do itinerário escolhido, o estudante deverá cursá-lo de forma a não interferir nos componentes curriculares que são obrigatórios. Então, a organização da escola nesse sentido é uma peça-chave para o sucesso da implementação do Novo Ensino Médio. 

Do ponto de vista da organização da grade de horários, existem algumas opções que permitirão simplificar a obtenção de horários escolares com a inclusão dos Itinerários Formativos.

1. Aplicar as aulas de itinerário para o final ou início de cada turno;

Nesse caso, alunos de diferentes turmas poderão assistir às aulas do itinerário escolhido, formando uma nova turma para assistir apenas aos conteúdos do itinerário. 

2. Distribuir os alunos nas turmas de acordo com sua escolha de itinerário;

Essa opção depende de uma consulta prévia aos alunos para identificar o itinerário de sua escolha. Nesse caso, as aulas de itinerário e da BNCC podem se mesclar durante o turno, não sendo necessário agrupá-las no começo ou final do período ou então, serem oferecidas de forma simultânea a todas as turmas.

Como resolver os problemas do horário escolar no Novo Ensino Médio 

Como vimos, a aplicação do Novo Ensino Médio reflete diretamente na organização das instituições, trazendo novos desafios à gestão do quadro de horários.

Os cuidados citados acima ajudarão na obtenção de grades horárias para o Novo Ensino Médio, mas não tornam a tarefa menos exaustiva ou demorada.

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