⏰ HORÁRIO DE ATENDIMENTO: SEG. A SEX. DAS 08H ÀS 18H | ☎️ 0800 702 2011 📧 CONTATO@HORARIO.COM.BR

Evasão escolar: conheça as principais causas e como evitar o problema

Tempo estimado de leitura: 10 minutos

12 de outubro de 2022

A evasão escolar é um grave problema social que atinge muitos alunos no Brasil. Entenda os principais motivos e saiba como evitar o problema nas escolas.

Um dos maiores desafios na educação do País há décadas, a evasão escolar é um sério problema social que se agravou durante a pandemia de Covid-19. Isso porque o ensino remoto, adotado pela necessidade de distanciamento social, não chegou com qualidade adequada para todos.

Entretanto, ainda que a pandemia tenha deixado marcas irreparáveis na educação do Brasil, outros fatores também podem levar à evasão escolar. A seguir, vamos entender melhor o conceito, suas principais causas e como é possível evitar esse problema que afeta de forma profunda o desenvolvimento educacional do País.

O que é evasão escolar?

É interessante destacarmos aqui que o termo evasão escolar é diferente de abandono escolar. Enquanto o abandono escolar diz respeito à desistência repentina do aluno a qualquer momento, a evasão escolar acontece quando o estudante não retorna à escola para efetivar a matrícula do ano que se inicia.

Esse é um problema que atinge especialmente alunos entre 16 e 18 anos, em sua maioria homens e negros, social e economicamente mais vulneráveis. A maior faixa de evasão escolar se concentra no ensino médio. Segundo dados do IBGE, cerca de 20% da população entre 14 e 29 anos abandonou ou não completou alguma etapa dos ensinos fundamental e médio.

Principais causas que levam à evasão escolar

1) Efeitos da pandemia

A Unicef informou em sua pesquisa recente que o ensino remoto, via internet, adotado durante a pandemia é um dos motivos para muitos alunos abandonarem os estudos.

Os estudantes reclamam da falta de internet de qualidade para realizar as tarefas e assistir às aulas, o que acabou por dificultar a aprendizagem.

Mesmo com a volta às aulas presenciais, o impacto sofrido pelos estudantes durante o período em que tiveram de ficar em casa é notório. Cerca de dois milhões de crianças e adolescentes de 11 a 19 anos não retornaram às escolas, e os que vão às aulas, relatam que não conseguem acompanhar as explicações dos professores e atividades desenvolvidas.

2) Dificuldades financeiras

As dificuldades financeiras nas famílias brasileiras já existem há anos, sendo esperado o agravamento desse quadro no período pandêmico, quando milhares de pessoas perderam seu emprego.

O aumento das despesas básicas em casa com comida e contas a pagar e até mesmo a necessidade do jovem trabalhar mais cedo são fatores desencadeados pela condição financeira em casa e levam à evasão escolar.

3) Falta de interesse da família pelo desempenho do aluno

A participação das famílias no desempenho estudantil é fundamental para que o aluno se sinta motivado a ir à escola. Quando não há um incentivo em casa, pode acarretar um desânimo no estudante.

A família deve se comunicar tanto com o aluno quanto com a escola para entender o que pode estar envolvido nesse sentido, pois o suporte emocional de ambos os lados é primordial para o desenvolvimento saudável do estudante.

4) Bullying

É principalmente na adolescência, quando o aluno está em plena formação de sua personalidade, que o bullying pode acontecer com mais frequência.

O preconceito e discriminação vivido pelo aluno dentro da escola pode tornar este ambiente totalmente desagradável e nada motivador, fazendo com que ele deixe de frequentar as aulas. É dever, principalmente da instituição de ensino, prevenir esse tipo de violência com ações que combatam esse comportamento no ambiente escolar.

5) Falhas da escola que geram desinteresse pelo aprendizado

Algumas falhas da escola que contribuem para a evasão escolar podem ser:

  • Infraestrutura precária;
  • Grade curricular e metodologia ultrapassadas, com aulas desinteressantes;
  • Professores desmotivados em função da baixa remuneração;
  • Professores desatualizados;
  • Falta de atividades extracurriculares interessantes;
  • Falta de campanhas de combate ao bullying;
  • Gestão arcaica;
  • Entre outras.

Investir em tecnologia, qualidade de ensino e outros diferenciais para atrair cada vez mais o aluno para o ambiente escolar é primordial.

6) Dificuldades de aprendizagem

A dificuldade de aprendizagem se intensificou durante a pandemia, especialmente a partir do método de ensino remoto.

Mas outro fator também pode contribuir com a dificuldade de aprendizagem e levar à evasão escolar. O déficit de aprendizagem pode estar relacionado a um transtorno cognitivo, como o TDAH, ou Transtorno de Déficit Atenção e Hiperatividade.

Quando o aluno apresenta baixo rendimento escolar, pode estar mais propenso a abandonar os estudos.

7) Horário escolar mal resolvido

Outra razão comum que leva à evasão nas escolas é o horário escolar mal resolvido. Os problemas mais comuns abrangem o corpo docente que fica sobrecarregado por longas jornadas e têm o desempenho prejudicado quando não há uma organização das demandas.

Assim como a distribuição do horário escolar para os professores deve ser efetiva, para os alunos também. Quando os estudantes ficam sobrecarregados acabam por perder o foco nas aulas. É ideal que a distribuição das disciplinas seja assertiva a fim de ampliar o desempenho e aprendizado dos alunos e manter um horário escolar equilibrado e bem organizado.

Estratégias para diminuir a evasão escolar

Para prevenir e combater a evasão escolar, gestores e professores devem estar atentos e agir ao primeiro indício de evasão. Veja abaixo algumas estratégias para reduzir a evasão escolar:

  • Mais atenção às faltas dos alunos

A equipe pedagógica deve estar atenta ao padrão de faltas dos alunos para compreender melhor como orientá-los e também aos seus responsáveis.

A escola deve fazer uma análise precisa dos alunos que pararam de frequentar as aulas e entender seus motivos. Assim, fica mais fácil traçar estratégias eficientes a fim de trazer esses alunos de volta ao ensino.

  • Atender os estudantes que sentem dificuldade no aprendizado

Os alunos que têm maior dificuldade no aprendizado acabam sendo mais afetados e propensos à evasão escolar. A instituição de ensino pode oferecer reforço nos conteúdos e monitorias. Tais apoios são essenciais para que o aluno se sinta acolhido, seguro e pronto para enfrentar as dificuldades de aprendizagem.

  • Mais incentivos aos professores

Os professores precisam se atualizar sempre e trazer novos conteúdos para a sala de aula. Porém, a equipe pedagógica possui papel fundamental em incentivar os docentes a preparar aulas mais dinâmicas e atrativas.

  • Fortalecer o vínculo entre a escola e os responsáveis

É fundamental que o elo entre escola e responsáveis seja fortalecido. Estes precisam participar mais do ambiente escolar e compreender a importância que a escola tem na vida da criança e do adolescente.

A instituição de ensino pode organizar reuniões com pais e professores e realizar outras ações que estimulem essa interação.

  • Incentivar o uso de tecnologias educacionais e aulas mais dinâmicas

Nada como assistir a uma aula interessante, dinâmica e atual! Os professores, durante a criação de seus planos de aula, devem se preocupar em tornar a sala de aula e o ambiente escolar mais atrativo para o aluno.

Para isso, a instituição pode implementar novas tecnologias educacionais e trazer soluções digitais para melhorar o desempenho cognitivo dos alunos. Uma solução interessante nesse sentido é a gamificação, ou seja, a utilização de jogos e aplicativos para criar aulas mais interativas. Falar a linguagem do aluno é essencial para evitar a evasão escolar.

Outros exemplos que deixam a aula mais dinâmica e o aprendizado eficiente é realizar debates sobre filmes e séries, fazer análises de músicas e realizar atividades extraclasse, ou seja, sair do ambiente da sala de aula.

3 dicas para transformar o horário escolar em um aliado contra a evasão escolar

Como você pôde notar nas principais causas da evasão nas escolas, a má gestão do horário escolar pode contribuir no aumento da evasão escolar e se tornar um vilão nesse aspecto.

Por isso, nós, do URÂNIA, separamos três dicas importantes para evitar que isso aconteça.

Entenda a importância do planejamento do horário escolar

A grade de horários impacta diretamente em todo ambiente escolar (alunos, professores e coordenadores). Por isso, o primeiro passo para ter uma excelente organização na escola é entender a importância do planejamento do horário escolar.

Os benefícios de um horário escolar bem administrado são muitos, mas vamos citar abaixo alguns deles:

  • Melhora na performance dos alunos e professores;
  • Aumenta a qualidade de ensino;
  • Reduz conflitos entre professores e gestão escolar;
  • Motiva alunos e professores;
  • Mais organização escolar diária.
  • Monte uma grade escolar atraente para alunos e professores

No caso dos professores, ao respeitar suas disponibilidades e preferências durante a elaboração da grade de horários, a instituição mostra uma valorização dos profissionais. Além disso, horários escolares bem elaborados, consideram elementos como inter e intrajornada, otimização da distribuição das aulas na semana e deslocamento, favorecendo o bem-estar dos docentes.

Já para os alunos, um dos principais fatores do horário está na distribuição equilibrada dos componentes curriculares. É interessante mesclar disciplinas para a grade escolar não ficar cansativa, evitando muitas matérias objetivas no mesmo dia, por exemplo.

  • Utilize um software eficiente para a gestão do horário escolar

O URÂNIA resolve seus horários escolares de maneira simples e rápida.

Com o URÂNIA, você garante uma grade horária de alta qualidade pedagógica, capaz de facilitar as substituições de professores, eliminar o máximo possível de janelas, simplificar a montagem dos horários para o Novo Ensino Médio e economizar muito tempo e recursos.

Entre em contato conosco e descubra como o URÂNIA pode transformar a grade horária de sua escola em um aliado na redução da evasão escolar e na fidelização de alunos e professores.