⏰ HORÁRIO DE ATENDIMENTO: SEG. A SEX. DAS 08H ÀS 18H | ☎️ 0800 702 2011 📧 CONTATO@HORARIO.COM.BR

A importância da educação presencial

Tempo estimado de leitura: 10 minutos

6 de abril de 2022

Entenda a importância da educação presencial no desenvolvimento dos alunos e os impactos do ensino remoto durante a pandemia de COVID-19.

Mais do que o acúmulo de informações transmitidas por um professor, a educação é a construção coletiva do conhecimento e o desenvolvimento de habilidades emocionais e intelectuais. Por isso, a volta às aulas na educação presencial é tão importante para os alunos desenvolverem o senso de coletividade e aprendizado para a vida.

A volta às aulas presenciais é importante para o convívio com o diferente, a troca e o compartilhamento de experiências com os colegas e professores. No dia a dia, até mesmo pequenos conflitos e impasses podem ser oportunidades de aprendizagem, já que as crianças e adolescentes precisam construir soluções coletivas para garantir a convivência harmoniosa.

Segundo o relatório do Banco Mundial sobre a crise de aprendizagem na América Latina e no Caribe, devido à pandemia de Covid-19, os impactos negativos na educação brasileira são graves e podem ser duradouros.

Os números apontam que dois a cada três alunos brasileiros podem não aprender a ler adequadamente um texto simples, aos 10 anos.

Além disso, pelo menos 15% dos alunos podem nunca mais voltar para a escola, com perdas de aprendizagem substancialmente maiores para crianças de renda familiar mais baixa.

Os impactos da pandemia na educação presencial

Após dois anos de ensino remoto emergencial, as instituições de ensino passaram por muito estudo e reflexão para entender o que funciona e o que precisou ser substituído na educação a distância.

Com isso, houve mudanças importantes nas metodologias das aulas remotas, formas de avaliação, tempo de aula online, e outros fatores que impactam diretamente o processo de ensino e aprendizagem.

Apesar do cenário delicado, nesse período a tecnologia educacional evoluiu muito e, mesmo com a volta às aulas presenciais, essas possibilidades devem continuar sendo pensadas e readequadas em busca do aprimoramento constante dos processos internos.

O período da suspensão das aulas no ambiente físico da escola também reforçou a ideia de que educação não é somente a transmissão da informação ou a quantidade de conteúdo assimilado pelos alunos.

Atualmente, os profissionais da educação entendem com maior profundidade a ideia de que ensinar significa trabalhar com questões como pensamento crítico, reflexão, raciocínio, criatividade e solidariedade, levando em consideração o contexto de cada turma.

Assim, educar envolve preparar os estudantes para que tenham condições de lidar com problemas inesperados e desenvolver criatividade para buscar soluções coletivas.

Os educadores e toda a equipe da escola também devem lembrar que as crianças e adolescentes de hoje serão os responsáveis pelas ações econômicas, políticas e administrativas do futuro.

A importância da volta às aulas presenciais

Nos últimos anos, a internet ampliou as formas de aprendizado e trouxe diversas vantagens para alunos, professores e gestores, que podem contar com ferramentas de gestão que facilitam e melhoram os processos internos da escola.

A aceleração tecnológica gerada pela pandemia também trouxe vantagens para a educação presencial, como a utilização de metodologias ativas de ensino, novas formas de avaliação e ferramentas de comunicação com os pais e responsáveis.

Nesse período, a tecnologia assumiu um papel ainda mais importante no dia a dia das pessoas e a tendência é que esses recursos continuem sendo usados para facilitar a rotina escolar e aprimorar as aulas presenciais.

No entanto, o retorno ao espaço físico da escola traz também novos desafios aos gestores, que precisam conciliar a carga horária das disciplinas, a disponibilidade dos professores e as atividades de acolhimento e atendimento aos alunos e seus familiares.

O URÂNIA é uma solução desenvolvida para facilitar o trabalho dos profissionais da educação na elaboração do horário escolar e está preparado para dar todo o suporte à equipe de gestão.

Em um cenário incerto, a tecnologia será uma das principais aliadas de gestores e professores, tanto em escolas públicas quanto privadas, pois ajuda a automatizar processos e resolver burocracias, economizando tempo, gerando economia e aumentando a eficiência.

Entre em contato conosco e conheça todas as vantagens de montar grades horárias com URÂNIA.