Portfólio pedagógico: você sabe como valorizar os resultados da sua gestão?
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10 de novembro de 2021
Mais do que uma atividade burocrática, o portfólio pedagógico é uma importante ferramenta de reflexão e desenvolvimento profissional do gestor escolar. O documento é usado para registrar a perspectiva do profissional, as aprendizagens e reflexões sobre a função, assim como registrar as atividades realizadas na instituição.
O portfólio pedagógico, também conhecido como registro da avaliação de desempenho, é uma ferramenta de apontamentos sobre as atividades realizadas em sala de aula pelo professor. A partir desse material, o docente pode realizar uma análise mais assertiva sobre o desempenho dos alunos, os desafios cotidianos e o acompanhamento dos objetivos de aprendizagem.
Para o coordenador, o documento é muito importante pois possibilita uma observação mais ampla do trabalho do professor, sendo usado como base para orientar as formações continuadas e o aprimoramento da prática pedagógica.
Da mesma forma, o coordenador também pode elaborar seu próprio portfólio como um instrumento de autoavaliação e desenvolvimento, tanto pessoal quanto profissional.
Essas anotações são fundamentais para o planejamento pedagógico pois, a partir do conhecimento sobre o que os alunos aprenderam ou não, a equipe pode criar uma proposta de ensino mais ajustada às necessidades da turma e do professor.
O que deve ser registrado no portfólio pedagógico?
O portfólio contém informações relevantes sobre os alunos e o trabalho desenvolvido pelo professor, por isso os registros mais importantes devem indicar o nível de aprendizagem dos estudantes com relação à proposta de ensino.
Além disso, o docente e o coordenador devem incluir suas próprias reflexões e comentários sobre o desempenho de cada aluno e da turma, pois possibilitam uma análise comparativa a longo prazo e contribuem para o planejamento das propostas.
É importante ter em mente que o portfólio pedagógico é uma ferramenta de reflexão e autoavaliação, por isso o profissional deve priorizar informações como:
- Dados sobre o planejamento pedagógico;
- Dinâmicas realizadas com os professores, incluindo comentários sobre os resultados e dificuldades encontrados;
- Propostas de ensino;
- Dados sobre a escola e reflexões do coordenador;
- Encontros semanais do Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo com os professores (HTPC);
- Encontros quinzenais do Horário de Trabalho Coletivo com os funcionários (HTCF);
- Reuniões pedagógicas e de formação;
Progresso da formação continuada;
Observações a respeito da aula;
Elaboração, discussões e ações do Projeto Político Pedagógico (PPP);
Planos de ação;
Avaliações permanentes das ações planejadas pela gestão escolar.
Assim, coordenadores e professores devem decidir juntos quais informações serão registradas no documento, como esse trabalho será feito, com que frequência e como será compartilhado.
Ao trabalharem em conjunto, é possível construir um plano de ação de acordo com as demandas de aprendizagem e, a partir da definição desses pontos, o coordenador deve acompanhar o trabalho do professor e auxiliá-lo no seu desenvolvimento profissional.
Na prática, após a análise do conteúdo, é papel do coordenador pedagógico organizar as informações coletadas pelos professores e estabelecer as prioridades. Com isso, poderá auxiliar os docentes que apresentarem dificuldades ou dúvidas com relação ao plano de ação definido no início do ano letivo.
O documento também é importante para propor ações coletivas na escola a partir de temas que possam surgir nas turmas, como bullying ou problemas disciplinares, por exemplo.
Essa tarefa é fundamental para uma gestão escolar eficiente, mas costuma demandar muito tempo dos gestores e professores, que precisam realizar diversas atividades no dia a dia e nem sempre têm disponibilidade para elaborar um portfólio pedagógico de qualidade.
E para melhor administrar o tempo, sabemos que a tecnologia é a grande aliada da moderna gestão escolar.
Há mais de 35 anos os profissionais da educação podem contar com a avançada tecnologia embarcada no URÂNIA para organizar as grades de diferentes sedes, turmas presenciais, remotas e híbridas.
Dessa forma, os gestores não precisam perder as férias para combinar dados de disciplinas, turmas e disponibilidade dos docentes pois, em poucos cliques, podem elaborar um horário escolar de alta qualidade pedagógica e alterá-lo sempre que necessário.
Com o URÂNIA, a economia de tempo possibilita que os professores se dediquem às atividades voltadas ao ensino, como a realização de tarefas extraclasse, correção de avaliações, planejamento de aulas, projetos especiais, elaboração de portfólios detalhados e muito mais.
Esse tempo livre também pode ser dedicado à formação continuada dos docentes, algo essencial para melhorar a qualidade do ensino da instituição.
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