⏰ HORÁRIO DE ATENDIMENTO: SEG. A SEX. DAS 08H ÀS 18H ☎️ 0800 702 2011 📧 CONTATO@HORARIO.COM.BR

4 dicas para o encerramento do ano letivo

Tempo estimado de leitura: 7 minutos

Confira nossas dicas e saiba como encerrar bem o ano letivo, deixando os professores e gestores prontos para as férias.

Com o encerramento do ano letivo se aproximando, os professores e gestores começam a se preocupar com a organização da escola de modo a não deixar nenhuma pendência antes das férias. Esse é o momento de fazer um balanço com as experiências, os resultados e as tarefas que ainda precisam ser realizadas antes do último dia de aula.

O encerramento do ano letivo é o momento de finalização de um ciclo e início de outro, levando os professores e a equipe pedagógica a analisarem o que deve ser mantido e o que pode ser melhorado no ano seguinte. Porém, todas essas tarefas costumam tomar bastante tempo dos profissionais, exigindo organização e disciplina para manter tudo em ordem.

Confira nossas dicas e saiba como encerrar bem o ano letivo:

1. Analise o ano que está encerrando

Após um ano cheio de acontecimentos, mudanças e novas experiências, é importante aproveitar esse período para refletir e analisar tudo o que passou.

Para isso, procure identificar os pontos positivos e negativos em diversas esferas, como o aprendizado dos alunos, relacionamento com colegas, métodos de ensino, entre outros pontos.

A partir dessas informações, é possível entender quais conteúdos foram bem recebidos, quais estratégias tiveram melhores resultados, como foi o aproveitamento das aulas, quais pontos precisam ser melhorados e em quais áreas o professor deve investir em atualização ou formação, por exemplo.

2. Organize a documentação necessária para a secretaria

Com a finalização do período letivo, é o momento de organizar os materiais de trabalho, fazer a limpeza dos armários e gavetas para identificar o que pode ser aproveitado e o que será descartado.

Esses materiais dão uma visão geral de tudo o que foi trabalhado durante o ano e podem ser usados para organizar e atualizar os registros das atividades realizadas.

Além disso, também é importante verificar se você está em dia com as documentações que devem ser entregues na secretaria, como diários de classe, relatórios e outras informações solicitadas pela direção.

3. Elabore um plano de ação com melhorias para o próximo ano letivo

Após a avaliação e a organização das atividades realizadas, é o momento de começar a elaborar o plano de ação do próximo ano letivo.

Para isso, é importante analisar o que foi feito nos últimos anos, o que funcionou e o que deve ser substituído.

Esse plano deve conter estratégias que possam ser adaptadas ao longo do tempo para atender às necessidades da escola e dos alunos.

O balanço pedagógico envolve a avaliação da produção dos estudantes, a organização de dados e resultados da escola, análise do rendimento das turmas e dos alunos por disciplinas, planejamento das reuniões com pais, entre outras tarefas.

Assim, esse documento poderá ser usado como ponto de partida para o planejamento do próximo ano, incluindo a adoção de metodologias inovadoras, tecnologias e outras formas de melhorar o ensino oferecido pela escola.

4. Confraternização e reuniões com os pais

Com o encerramento do ano letivo, é comum as escolas organizarem eventos de confraternização para integrar os professores e alunos.

Além disso, nesse período também são feitas as reuniões finais com pais e familiares para entregar as notas e fazer um balanço dos últimos meses.

Esses eventos são importantes para celebrar as conquistas e ajudar na motivação de alunos e professores para o próximo ano, por isso o gestor pode aproveitar esse momento para apresentar os resultados dos esforços de todos.

Por fim, as férias são o período de merecido descanso dos profissionais da educação, que devem aproveitar para passar um tempo com suas famílias, amigos, viajar ou desenvolver um novo hobby.

Porém, com o excesso de trabalho, muitos gestores trabalham durante as férias e deixam de aproveitar esse período de descanso, prejudicando sua produtividade.

Entre as tarefas que consomem todo o descanso dos profissionais da educação está a complexa elaboração do horário escolar que, se feito manualmente, pode levar semanas de trabalho.

Por isso, a utilização do URÂNIA contribui para a qualidade de vida e saúde mental dos educadores, que podem gerar o horário de forma rápida, fácil e com garantia de qualidade.

Os usuários do software não precisam perder as férias para combinar dados de disciplinas, turmas e disponibilidade dos professores. Com poucos cliques, o horário pode ser elaborado e alterado a qualquer momento, sempre que necessário.

Assim, a escola se mantém organizada a partir do primeiro dia de aula, utilizando grades com alta qualidade pedagógica no ensino presencial, remoto ou híbrido.

Com o URÂNIA, os gestores e professores têm qualidade de vida e tempo livre para se dedicarem a outras atividades da escola, inclusive o encerramento do ano letivo. Entre em contato conosco e conheça todas as vantagens do programa para a gestão escolar.