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Transformação digital na educação: tendências para 2022

Tempo estimado de leitura: minutos

15 de setembro de 2021

A transformação digital na educação já é realidade em diversas instituições de ensino. Confira as tendências para 2022 e saiba como preparar sua escola.

A transformação digital na educação trouxe a tecnologia para o dia a dia de alunos, professores e gestores. Essa mudança gerou grandes impactos dentro e fora de sala de aula, tornando o ensino mais dinâmico e facilitando o aprendizado.

Nesse cenário, a pandemia de Covid-19 mudou a realidade de instituições de ensino de todo o mundo e acelerou a transformação digital na educação, trazendo novas tendências que irão continuar nos próximos anos.

Confira as principais tendências para a educação em 2022:

1 – Ensino personalizado

A personalização é uma estratégia que utiliza a tecnologia para considerar as características individuais de cada aluno e adaptar o ensino ao seu perfil de aprendizado.

Esse conceito leva em consideração que cada pessoa aprende de um jeito e que hoje em dia existem ferramentas que favorecem o aprendizado tornando-o mais interessante e atrativo.

Com um currículo personalizado, as aulas não são lineares e os alunos têm diversas possibilidades de participar de diferentes trilhas de conhecimento, com o auxílio do professor como um facilitador.

As tecnologias educacionais adequadas possibilitam a mensuração das interações dos alunos com os conteúdos e, a partir desses dados, a adequação da linguagem ou do conteúdo ao perfil de cada estudante, por exemplo.

2 – Educação 5.0

A Educação 5.0 consiste na utilização da tecnologia de formas mais saudáveis, produtivas e que promovam a melhoria da qualidade de vida.

Na prática, o ensino torna-se mais voltado ao protagonismo do aluno e estimula a integração cada vez maior entre as pessoas e a tecnologia.

Esse conceito já estava sendo discutido há alguns anos, mas a tendência foi acelerada pela pandemia, que mudou a forma como as instituições de ensino lidam com a tecnologia em seu dia a dia.

Para os próximos anos, especialistas apontam que os processos de construção dos currículos escolares e de formação de professores devem ser repensados, principalmente para incluir a formação integral.

Nesse sentido, o desenvolvimento de competências socioemocionais, idiomas e linguagens digitais, por exemplo, serão temas que devem passar a fazer parte da rotina da escola seguindo o princípio de preparar os alunos para a vida em sociedade.

3 – Ensino híbrido

O ensino híbrido foi um dos assuntos mais discutidos entre professores, gestores, pais e alunos nos anos de 2020 e 2021.

O formato, adotado de forma emergencial por instituições de ensino de todas as etapas, tende a ter um protagonismo ainda maior no futuro.

Com o avanço da adoção de tecnologias educacionais e da formação de professores e gestores nesse sentido, a tendência é que as mudanças continuem e sejam adaptadas à realidade de cada escola.

Neste novo cenário, as escolas devem repensar as combinações do uso de ambientes escolares e como ocorre a integração dos alunos nos espaços online e presenciais.

A partir disso, é possível investir em metodologias inovadoras de ensino e práticas mais flexíveis, que estimulem a troca e coloquem os estudantes como protagonistas.

Para que este modelo seja bem-sucedido, no entanto, é fundamental manter a escola organizada e ter horários escolares otimizados.

4 – Ferramentas digitais para melhorar a gestão escolar

A transformação digital na educação está relacionada ao uso da tecnologia para facilitar o dia a dia dos profissionais e melhorar a qualidade do ensino e aprendizagem.

À medida que as instituições de ensino crescem, cada vez mais as tarefas burocráticas ocupam o tempo que os professores e gestores poderiam dedicar aos alunos.

Com as tecnologias educacionais adequadas, é possível desenvolver ambientes de aprendizado personalizados, otimizar a comunicação interna e externa, integrar as informações em um sistema de gestão e elaborar horários escolares otimizados que ajudem a melhorar a qualidade de vida de estudantes, docentes e gestores.

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