⏰ HORÁRIO DE ATENDIMENTO: SEG. A SEX. DAS 08H ÀS 18H ☎️ 0800 702 2011 📧 CONTATO@HORARIO.COM.BR

5 livros sobre gestão escolar que todo diretor precisa conhecer

Tempo estimado de leitura: 8 minutos

Confira nossas dicas e conheça 5 livros sobre gestão escolar que todo diretor precisa conhecer.

A gestão escolar envolve os mais diversos atores, como alunos, professores, pais ou responsáveis e outros colaboradores importantes para o funcionamento da escola. O gestor, além de coordenar as tarefas administrativas, também é responsável por conduzir a formação dos estudantes e aprimorar a qualidade do ensino.

O trabalho do gestor escolar envolve várias atividades, por isso, investir na formação profissional é fundamental para uma carreira de sucesso. Pensando nisso, reunimos os principais livros sobre gestão escolar que irão ajudar os diretores a superar os desafios do dia a dia e tomar as decisões corretas.

1 – A gestão participativa na escola – Heloísa Lück

Heloísa Lück é uma das principais autoras da área educacional e tem diversos livros sobre gestão educacional, gestão participativa, pedagogia interdisciplinar, entre outros.

No livro “A gestão participativa na escola”, ela defende que para alcançar os objetivos dentro da escola é fundamental engajar toda a comunidade em metas comuns, o que pode ser feito por meio de uma gestão participativa.

Outro tema abordado na publicação é a necessidade de o gestor se afastar do modelo de administração tradicional e redefinir seu papel com relação às necessidades coletivas, assim como a importância do diálogo nesse processo de transformação.

2 – Avaliar para promover: as setas do caminho – Jussara Hoffmann

Jussara Hoffmann começou a trabalhar com educação em 1972 e, desde então, já atuou como professora de escola pública, coordenadora pedagógica e professora universitária.

Neste livro, ela aborda os caminhos que tornam a avaliação um importante fator no processo de aprendizagem dos alunos e na melhora da qualidade do ensino.

Com uma ampla experiência teórica e prática, a autora traz uma visão inovadora sobre a avaliação escolar – um dos temas mais debatidos nas salas dos professores.

3 – Educação digital – Luiza Ribeiro do Valle, Maria José Viana Marinho de Mattos e José Wilson da Costa

Com a popularização da tecnologia e a mudança no perfil dos alunos, a transformação digital na educação é um tema amplamente discutido.

Neste livro, os autores trazem exemplos práticos do uso de ferramentas digitais para promover uma maior integração no ambiente escolar.

Assim, o conteúdo pode ser usado como referência pelos gestores para entenderem como a tecnologia contribui para os métodos de aprendizagem e como pode ser aplicada na sua escola.

4 – O planejamento estratégico: um instrumento para o gestor de escola pública – Claudia Zuppini Dalcorso

A autora deste livro sobre gestão escolar, Claudia Zuppini Dalcorso, já trabalhou como diretora de uma escola pública e conhece na prática os desafios enfrentados no dia a dia.

Nesta obra, ela defende a importância de um bom planejamento estratégico, apresentando os fundamentos e algumas ferramentas úteis para a elaboração do documento.

Além disso, a publicação aborda as diferentes etapas desde o diagnóstico do contexto da instituição até a elaboração de um plano de ação com ações e projetos que podem ser desenvolvidos coletivamente.

5 – O diálogo entre o ensino e a aprendizagem – Telma Weisz

Telma Weisz, a autora de “O diálogo entre o ensino e a aprendizagem”, segue bases construtivistas para refletir sobre o papel do professor e a importância da sintonia entre os processos de ensino e aprendizagem.

Para isso, o livro propõe uma reflexão a partir de uma série de exemplos práticos e soluções, apresentando um novo olhar sobre a prática pedagógica nas escolas.

Esses livros sobre gestão escolar são essenciais para os diretores que desejam continuar aprendendo e descobrindo novas formas de melhorar a qualidade da educação em sua escola.

Nesse sentido, também é importante ficar atento às mudanças tecnológicas e investir em ferramentas que facilitam o dia a dia e otimizam as tarefas burocráticas.

O URÂNIA é a melhor solução para elaborar horários escolares com alto desempenho pedagógico, melhorando o relacionamento entre alunos, professores, gestores e comunidade escolar.

Para saber mais sobre o URÂNIA e seus benefícios para a gestão escolar, entre em contato conosco.