⏰ HORÁRIO DE ATENDIMENTO: SEG. A SEX. DAS 08H ÀS 18H | ☎️ 0800 702 2011 📧 CONTATO@HORARIO.COM.BR

Por que investir no horário escolar?

Tempo estimado de leitura: 7 minutos

12 de janeiro de 2022

A gestão escolar tem como finalidade coordenar as habilidades, competências emocionais e talentos de todos os envolvidos na escola, proporcionando um ensino de qualidade para os alunos e a comunidade. Para isso, o horário escolar é um dos elementos mais importantes para ter uma instituição de ensino organizada a partir do primeiro dia do ano letivo.

A elaboração do horário escolar costuma ser um grande desafio para as instituições, pois exige planejamento para organizar o processo e considerar todas as variáveis, como disponibilidade dos professores, carga horária das disciplinas, utilização de salas de aula e espaços coletivos, entre outros.

Essa tarefa é bastante complexa, já que muitos professores lecionam em mais de uma instituição de ensino e os gestores precisam conciliar as aulas e o tempo de deslocamento.

Além disso, o ensino híbrido, que foi adotado em diversas escolas no último ano, também exige um horário otimizado e a reorganização da rotina educacional.

A importância de investir em um horário escolar de qualidade

A grade horária geralmente é elaborada antes do início das aulas e, quando o processo é feito manualmente, costuma ocupar muito tempo do gestor devido à complexidade da tarefa.

Nesta etapa, é fundamental que o gestor tenha consciência de que todo o funcionamento da escola depende da organização adequada dos horários, que impactam o dia a dia de alunos, professores e da gestão escolar como um todo.

Os principais benefícios de uma grade de qualidade são:

  • Escola organizada desde o primeiro dia de aula;
  • Redução de conflitos entre professores e gestores por insatisfação com os horários;
  • Aumento da qualidade de vida dos profissionais;
  • Tempo para se dedicar a outras atividades da escola;
  • Respeito à disponibilidade dos professores;
  • Aumento da motivação de professores e alunos dentro e fora de sala de aula;
  • Melhora da performance dos estudantes;
  • Controle sobre a utilização de ambientes coletivos, como quadra de esportes, laboratórios, auditórios etc.;
  • Redução de gastos com janelas na grade dos professores.

Geralmente, conciliar os diversos fatores e variáveis demanda muito tempo dos gestores, que podem passar meses dedicados a esta tarefa.

Se a grade for elaborada manualmente, o tempo gasto para organizar e reorganizar as disciplinas é ainda maior, fazendo com que os profissionais percam tempo das férias para garantir que tudo estará pronto antes do início das aulas – o que nem sempre é possível.

Para evitar começar o ano com uma grade provisória, é fundamental dar início à organização do horário o mais cedo possível, o que ajuda a evitar reajustes futuros e garante a organização da instituição a partir do primeiro dia de aula.

Nesse cenário, a tecnologia é uma das principais aliadas dos gestores escolares e dos professores, tanto em escolas públicas quanto privadas, pois ajuda a automatizar processos e resolver burocracias, economizando tempo, gerando economia e aumentando a eficiência da gestão.

O URÂNIA é um sistema que está preparado para dar todo o suporte à gestão escolar, pois oferece diversos recursos que foram pensados e desenvolvidos para melhorar o dia a dia e a qualidade de vida de toda a comunidade escolar, desde gestores até os alunos.

Confira os principais motivos para investir em um horário escolar de qualidade, elaborado com o URÂNIA:

Horário escolar para ensino presencial, remoto e híbrido

A pandemia de Covid-19 fez com que muitas escolas adotassem o ensino híbrido para evitar aglomerações e organizar o rodízio de turmas sem interromper o processo de ensino e aprendizado.

Para simplificar esse processo, o URÂNIA recebeu funções específicas que otimizam a criação de horários escolares, como:

  • Possibilidade de equilibrar a distribuição das turmas presenciais em vários dias;
  • Possibilidade de dividir a grade curricular atual entre turmas presenciais e remotas;
  • Possibilidade de criar apenas um horário com turmas totalmente presenciais, totalmente remotas ou turmas híbridas;
  • Auxiliar no cálculo da quantidade de turmas presenciais e remotas;
  • Dividir uma turma atual em duas ou mais, dependendo da quantidade desejada de alunos;
  • Juntar duas ou mais turmas para assistirem aulas remotas ao mesmo tempo.
  • Essas funções são exclusivas do URÂNIA e foram criadas para ajudar as escolas a terem grades com alta qualidade pedagógica nas modalidades presencial, remota ou híbrida.

Implementação da BNCC e do Novo Ensino Médio

O Novo Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) trazem mudanças na carga horária e nas disciplinas oferecidas pelas instituições, que devem adaptar seu currículo e o planejamento para atender à legislação.

As redes poderão distribuir a carga horária de acordo com sua realidade, desde que, até março de 2022, seja implementada uma carga anual mínima de 1.000 horas para todos os anos do Ensino Médio.

A meta do Plano Nacional de Educação (PNE) é que as escolas passem a oferecer ensino em período integral até 2024 e, para isso, a tecnologia será a principal aliada na reestruturação da grade curricular, incluindo novas disciplinas e redistribuindo os horários.

Nesse contexto, o URÂNIA está preparado para dar todo o suporte à gestão escolar, com funções que permitem incluir novas disciplinas na matriz curricular de forma simples e prática, seja para turmas presenciais, remotas ou híbridas.

Facilidade na manutenção dos horários dos professores

Uma das responsabilidades do diretor escolar é manter a escola organizada e garantir o cumprimento do planejamento escolar ao longo do ano letivo.

Para isso, é importante alterar a grade horária ao menos duas vezes por ano, de forma que todas as situações propostas no planejamento sejam contempladas ao longo do período letivo.

Além disso, sempre podem surgir imprevistos e necessidades de alteração que tornam fundamental a utilização de uma ferramenta fácil e eficiente para realizar a manutenção do quadro de horários escolares.

Com o URÂNIA, os horários podem ser alterados a qualquer momento, pois o programa tem funcionalidades que simplificam a realização de pequenos ajustes na grade ou mesmo modificações mais significativas, sem afetar o horário aprovado.

Agora que você já conhece os motivos para investir em um horário escolar de qualidade na sua instituição de ensino, entre em contato conosco e assine o URÂNIA para começar o ano letivo com a grade pronta e a escola organizada.