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Novo Ensino Médio: como implementar o Projeto de Vida na escola?

Tempo estimado de leitura: 8 minutos

Parte da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) desde o Ensino Fundamental, o Projeto de Vida tornou-se obrigatório também para o Ensino Médio. A proposta é que as escolas incentivem o protagonismo do aluno a partir do autoconhecimento, da compreensão das áreas de atuação profissional e do estabelecimento de estratégias para atingir seus objetivos.

A implementação do Projeto de Vida no Ensino Médio deve ser baseada em reflexões, vivências e conhecimentos que possibilitem ao estudante se desenvolver nas dimensões pessoal, profissional e social. Para isso, as atividades devem promover a exploração das diferentes possibilidades e o senso de responsabilidade, valores e ética.

O que é o Projeto de Vida no Novo Ensino Médio?

O Projeto de Vida na escola é um itinerário voltado para o autoconhecimento do estudante, em busca de responder às perguntas “Quem eu sou?” e “Quem eu quero ser?”, articulando o caminho entre elas de forma independente e objetiva.

Esse processo envolve planejamento e prática, de modo que o jovem aprenda a se conhecer melhor, identificar seus potenciais e interesses, definindo metas e estratégias para alcançá-los.

Nesse sentido, a escola cumpre um de seus papéis relacionados à formação de pessoas, para além de ensinar o conteúdo das disciplinas, e coloca o adolescente como protagonista da própria jornada.

A ideia é propor práticas mais inclusivas que ajudem a diferenciar o currículo e incentivar nos alunos a habilidade de projetar e planejar o futuro, valorizando suas experiências e sonhos.

O foco, portanto, está no processo de ampliar o repertório do estudante e incentivar a reflexão sobre si mesmo e o mundo à sua volta, fazendo planos e estratégias para conquistar seus objetivos a longo prazo.

Como implementar o Projeto de Vida na escola?

Ao implementar o Novo Ensino Médio, é importante ressaltar que o Projeto de Vida não é uma disciplina, ou seja, um componente curricular.

Embora tenha uma carga horária mínima, que varia de acordo com as regras de cada instituição, não são exigidos provas ou trabalhos aos quais serão atribuídas notas.

O professor também passa a assumir o papel de mediador ou tutor, proporcionando as condições necessárias para criar espaços de diálogo, além de amparar os estudantes e ter uma postura aberta, flexível e empática.

Assim, ao trabalhar qualquer uma das competências gerais da BNCC, inclusive o Projeto de Vida, é preciso explorar três pilares: social, pessoal e profissional.

Confira os aspectos mais importantes de cada um:

  • Pessoal

O desenvolvimento pessoal está intrinsecamente ligado ao autoconhecimento, de modo que a escola deve propor atividades que levem os alunos a compreenderem suas identidades e se reconhecerem como sujeitos.

Uma forma de fazer isso é trabalhar questões que levem à reflexão, explorando os diferentes aspectos que os façam compreender quais são suas habilidades, interesses, desejos e pontos a serem melhorados.

O planejamento para o futuro também está relacionado ao reconhecimento da origem, desenvolvimento de autoestima, autoaceitação e amadurecimento das emoções, tornando a dimensão pessoal a base para a elaboração do Projeto de Vida.

  • Social

O desenvolvimento do âmbito pessoal consiste em provocar os estudantes a compreenderem que a sua realidade e a sociedade em geral são resultado de ações individuais.

A partir disso, é possível estimular o senso de responsabilidade sobre as ações que impactam o bem comum, levando o estudante a pensar sobre a resolução de problemas coletivos.

Ao desenvolver consciência sobre as responsabilidades da vida em sociedade, a escola contribui para a construção da cidadania responsável e crítica, formando pessoas capazes de lidar com o trabalho coletivo, a resolução de problemas e o gerenciamento de relacionamentos.

  • Profissional

Em geral, o âmbito profissional costuma ter destaque no projeto de vida, pois é o que irá orientar a trajetória do estudante e desenvolver diversas questões relacionadas ao seu futuro.

Por isso, é importante que a escola oriente o aluno sobre as carreiras profissionais a partir de suas expectativas e da dimensão pessoal discutida anteriormente.

As propostas de aprendizagem devem estar voltadas às escolhas de cada um, valorizando as potencialidades e desenvolvendo as habilidades e competências individuais.

A partir do Projeto de Vida, os jovens poderão traçar seus objetivos futuros e definir os caminhos que deverão seguir para alcançá-los.

Com todas essas mudanças, a tecnologia será uma das principais aliadas dos gestores escolares e dos professores, tanto em escolas públicas quanto privadas, pois ajuda a automatizar processos, economizando tempo, gerando economia e muita eficiência.

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