⏰ HORÁRIO DE ATENDIMENTO: SEG. A SEX. DAS 08H ÀS 18H | ☎️ 0800 702 2011 📧 CONTATO@HORARIO.COM.BR

Planejamento pedagógico 2020: o que é e como fazer?

Tempo estimado de leitura: minutos

9 de outubro de 2019

planejamento-pedagogico-2019-min

O segundo semestre é o momento ideal para começar a planejar e organizar as atividades da escola para o próximo ano letivo. O planejamento pedagógico 2020 é o guia que será usado como base para diversas ações da instituição, por isso deve ser revisado antes do início das aulas para garantir que as metas e desafios gerais estejam atualizados.

O planejamento pedagógico é fundamental pois permite que a escola tenha maior controle sobre as atividades educacionais que irão ocorrer durante todo o ano letivo. Garantido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), de 1996, esse processo assegura que todos os profissionais que atuam na área de educação possam contar com um tempo destinado a elaborá-lo.

O que é o planejamento pedagógico?

O planejamento pedagógico é um documento que inclui a distribuição de turmas, a elaboração do calendário escolar e as metas e objetivos da escola para o próximo ano letivo, levando em consideração o panorama geral da escola. Dessa forma, organizar e antecipar as atividades da escola para 2020 contribui para o aperfeiçoamento do processo de ensino e aprendizagem.

Por ser um documento de grande relevância para a instituição de ensino, também deve antecipar possíveis obstáculos e prever atividades para estimular o desenvolvimento dos estudantes. A partir dessas informações, é possível gerenciar o tempo e os recursos financeiros da escola, além de contribuir para a articulação entre a instituição e a comunidade escolar.

Como fazer o planejamento para 2020?

O planejamento pedagógico 2020 geralmente começa a ser elaborado antes do início do ano letivo, em uma reunião entre a equipe pedagógica, professores e funcionários para rever o planejamento anterior e avaliar as ações realizadas. A partir disso, é possível rever e atualizar as metas e desafios gerais.

Algumas escolas preferem rever o plano a cada trimestre ou semestre para verificar o andamento das atividades. Além disso, é importante manter o documento atualizado de acordo com as mudanças nas diretrizes do Ministério da Educação (MEC) e garantir seu cumprimento. 

Em geral, o planejamento pedagógico é divulgado para a comunidade escolar com o objetivo de informar pais e responsáveis sobre as ações que serão realizadas. Por isso, se houver alguma mudança significativa na instituição o planejamento também deve ser atualizado.

É importante ressaltar que o planejamento pedagógico deve ser visto como um norteador para o ano letivo de 2020, e não como um documento definitivo. Alguns assuntos que devem ser discutidos no planejamento são:

  • Apresentação e análise dos resultados do ano anterior;
  • Definição precisa das grades horárias das disciplinas a serem ministradas;
  • Divisão das turmas;
  • Organização das salas e dos materiais a serem utilizados durante as atividades;
  • Recepção de novos professores;
  • Divulgação das metas e os objetivos que a equipe de profissionais da escola almeja alcançar;
  • Apresentação do calendário escolar;
  • Criação e a elaboração adequada de planos de ação.

Por que reformular o planejamento anualmente?

É preciso reformular o planejamento pedagógico a cada ano letivo porque o documento é responsável por guiar os professores na construção de suas aulas, de forma que o objetivo comum da escola seja estabelecido e alcançado por meio da metodologia escolhida.

Logo, é importante que a escola esteja sempre atenta às diretrizes do MEC e que concilie as linhas de raciocínio contemporâneas às demandas sociais. Como exemplos atuais podemos usar as pautas de inclusão, igualdade racial, gênero, educação sexual e combate às drogas, que algum tempo atrás não faziam parte do cotidiano escolar.

Da mesma maneira, o planejamento pedagógico também pode ser utilizado para informar aos pais e responsáveis sobre as intenções pedagógicas da instituição de ensino.

Além disso, essa ferramenta é imprescindível para uma satisfatória gestão do tempo, de materiais de ensino, profissionais e também de espaço, uma vez que, ao planejar todos os eventos e atividades que a escola irá desenvolver ao longo do ano, é possível encontrar a melhor forma de alocar os recursos.

Como facilitar a criação do planejamento pedagógico 2020?

Por ser um dos elementos de maior importância dentro da escola, o planejamento pedagógico exige tempo e dedicação dos gestores que precisam desenvolvê-lo, acompanhá-lo e repensá-lo a todo momento. Dessa forma, contar com soluções que facilitam a rotina escolar permite que gestores usem seu tempo para se dedicar a estas atividades.

O URÂNIA é um programa de elaboração de horários escolares desenvolvido para poupar o tempo dos profissionais e facilitar a gestão escolar.

Com o programa, você pode:

  • Determinar os horários em que cada professor pode dar suas aulas;
  • Elaborar o horário escolar de várias sedes ao mesmo tempo, controlando o deslocamento dos professores;
  • Indicar a forma como as aulas das disciplinas devem ser dispostas na semana (geminadas, separadas, só uma aula por dia, etc.);
  • Limitar o número de aulas diárias de cada professor;
  • Trabalhar com dois ou mais professores em conjunto (divisão de classes);
  • Definir turmas com horários diferentes de início e término de aula;
  • Controlar a utilização de ambientes (quadra de esportes, salas, laboratórios, etc.);
  • E muito mais!

Assim, a elaboração do horário escolar é feita em pouco tempo, liberando a equipe gestora para se dedicar a outras atividades, como o planejamento pedagógico 2020. Confira os depoimentos de quem utiliza o URÂNIA no dia a dia.