Mapa mental como ferramenta de gestão democrática
Gestão da sala de aula, problemas disciplinares, dificuldades no processo de aprendizagem e colaboração entre alunos e professores são apenas alguns dos desafios da gestão escolar. Assim, o diretor precisa encontrar maneiras de resolver os problemas pedagógicos da escola levando em consideração os interesses e demandas dos diferentes atores que formam a instituição.
Uma maneira de facilitar esse processo e resolver os problemas pedagógicos da escola é envolver toda a comunidade acadêmica (pais, alunos, professores e demais funcionários) nas decisões que impactam a rotina escolar.
A gestão escolar democrática é um dos métodos administrativos que podem ser aplicados para engajar todos os grupos envolvidos e melhorar o desempenho dos alunos.
Porém, para que haja a participação efetiva dos membros da comunidade escolar, é preciso que o gestor crie um ambiente democrático e convidativo, além de coordenar os esforços de todos os atores do processo educacional.
Isso pode ser feito de várias maneiras, dependendo da realidade da escola e do objetivo de cada ação. Os alunos e professores podem criar um conselho escolar e um grêmio estudantil, por exemplo, para participar das decisões sobre a escola.
Além disso, o diretor pode fazer uma gestão democrática baseada em votações ou utilizar ferramentas como os mapas mentais para organizar as ideias e integrar todos os atores permitindo que tenham voz no processo decisório e na resolução de problemas que afetam a coletividade.
Muito usados também para a melhor fixação do conteúdo abordado em sala de aula, os mapas mentais são úteis no planejamento de implantação de processos de melhorias pedagógicas na escola, iniciando com a listagem de problemas percebidos e as várias formas de abordagem possíveis para a sua resolução.
Os mapas mentais são uma alternativa simples de ser executada, em que os participantes realizam uma livre associação de palavras, ideias e conceitos relacionados ao tema central.
Esse método pode ser utilizado para resolver um problema coletivo ou mesmo para incentivar a participação de diferentes grupos na criação de novos projetos. Confira o passo a passo para utilizar esta poderosa ferramenta no auxílio à resolução de problemas pedagógicos em sua escola:
1.Faça um diagnóstico e mobilize a comunidade escolar
O primeiro passo é levantar os vários problemas pedagógicos que a escola enfrenta (evasão, integração, respeito…) e reunir o máximo de informações relacionadas a ele.
Depois, o gestor deve começar a organizar grupos de trabalho que reúnam diversos segmentos da comunidade escolar para que todos compartilhem responsabilidades e pontos de vista para a construção coletiva.
Nesta etapa, alguns documentos, como o Projeto Político Pedagógico (PPP), devem ser analisados pelos participantes para balizar a tomada de decisões e garantir que as ações sugeridas estejam alinhadas à realidade da escola.
2.Organize um brainstorming com os participantes
O brainstorming é uma “chuva de ideias” para estimular que os participantes “pensem fora da caixa” e apresentem resoluções novas para antigos problemas.
Para isso, o gestor pode apresentar o problema utilizando recursos lúdicos, como um vídeo ou uma história, e depois criar uma pergunta para ficar no centro do mapa mental e estimular a associação de palavras.
Depois, são distribuídos papéis coloridos cortados ou Post-its para os grupos de trabalho. Os participantes devem ser orientados a anotar suas ideias de acordo com o tema e colar os papéis ao redor da pergunta principal.
Cada ideia irá gerar uma nova rodada de associações até o tempo esgotar. A partir disso, o gestor pode estimular novas reflexões e discussões sobre o que foi apresentado, garantindo que todos tenham voz e as opiniões sejam respeitadas.
3.Acompanhe o planejamento e construção da solução
Nesta etapa, a comunidade escolar irá planejar o desenvolvimento do projeto, estabelecendo metas, prazos, pessoas responsáveis e formas de avaliar seu funcionamento.
A partir disso, é possível criar um plano de ação detalhado de acordo com a realidade da escola e organizar todas as etapas para a solução do problema em questão, desde o planejamento até sua finalização.
4.Avalie a realização do projeto e a solução encontrada
Após a última etapa, é importante que os grupos façam um balanço da experiência e avaliem os resultados conquistados com relação aos objetivos iniciais.
Nesse sentido, o gestor pode fazer perguntas para estimular a reflexão dos participantes sobre os erros e acertos do processo, como ele pode ser melhorado, quais os impactos da solução na realidade da escola e o que cada um aprendeu com a atividade.
Com isso, a aplicação da gestão democrática no dia a dia da escola também contribui para a formação dos alunos como cidadãos, desenvolvendo habilidades como argumentação, resolução de problemas e empatia.
Como o URÂNIA ajuda a resolver problemas pedagógicos na escola
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As novas funções do URÂNIA também possibilitam a elaboração de horários híbridos para atender às necessidades específicas de cada escola.
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