⏰ HORÁRIO DE ATENDIMENTO: SEG. A SEX. DAS 08H ÀS 18H | ☎️ 0800 702 2011 📧 CONTATO@HORARIO.COM.BR

Como desenvolver a criatividade na escola

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

4 de novembro de 2020

criatividade na escola

Em um mundo cada vez mais tecnológico e em constante mudança, as escolas estão investindo no desenvolvimento de habilidades socioemocionais para que os alunos tenham as ferramentas necessárias para explorar seu potencial no futuro. 

Nesse cenário, a valorização da criatividade na escola tornou-se parte do currículo para incentivar a formação completa dos estudantes.

A importância de estimular a criatividade na escola

A criatividade é uma competência que pode ser desenvolvida e incentivada em todas as áreas do conhecimento e níveis educacionais, já que pode ser entendida como a habilidade de encontrar soluções alternativas para um problema.

Para estimular essa habilidade, a escola deve propor uma educação criativa, ou seja, fazer com que os alunos aprendam a utilizar a imaginação como ferramenta para sua vida pessoal e profissional.

Ao colocar esta metodologia em prática, a escola ajuda a aproximar o conteúdo das disciplinas do cotidiano dos estudantes, contribuindo para que aprendam a ser criativos em qualquer contexto.

Este tema está presente em uma das competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que serve para nortear o trabalho das escolas de todo o Brasil:

“Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.” – Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Assim, ao estimular a criatividade na escola, é possível tornar as aulas mais atrativas e desenvolver competências individuais e coletivas das turmas.

Para isso, o professor assume o papel de mediador e parceiro neste processo, propondo atividades inovadoras e colocando o aluno como protagonista do próprio aprendizado.

Benefícios da educação criativa

Ao promover uma aprendizagem criativa, é possível engajar os alunos e professores nas aulas, além de despertar a curiosidade dos estudantes e a busca pela autonomia. 

Nesse sentido, o papel da escola na educação criativa é pensar na formação completa dos indivíduos e criar um ambiente propício para o desenvolvimento da criatividade, deixando os alunos à vontade para criar, experimentar e executar suas ideias.

Dessa forma, a escola torna-se mais moderna e adaptada às demandas do mundo atual.

A base da educação criativa está em incentivar os alunos a buscarem, dentro de seu próprio repertório, novas formas de resolver problemas antigos. A troca de informações entre os atores educacionais é o que torna o desafio interessante.

Para enriquecer ainda mais o processo, é importante investir na educação artística e em novos formatos de ensino e aprendizado, como teatro, música, jogos e ferramentas tecnológicas, por exemplo.

Os passeios culturais a museus, parques, bibliotecas, teatros, cinemas e outros locais também ajudam a instigar a imaginação dos estudantes, criando um repertório diversificado que irá ajudar na resolução de problemas futuros.

Além disso, nesses locais, é possível ter uma nova perspectiva sobre os quadros, objetos e temas abordados em sala de aula, o que ajuda a desenvolver habilidades de observação e pensamento crítico.

A criatividade pode ser estimulada em sala de aula por meio de recursos tecnológicos que ajudem a promover a curiosidade e autonomia dos estudantes, assim como o desenvolvimento de ideias em grupo.

Nesse ambiente, os professores também devem estar preparados e dispostos a ajudar os alunos a identificar as questões que desejam resolver e dar apoio para que encontrem a melhor maneira de solucionar os problemas.

Para isso, o professor deve criar um ambiente de troca e estar aberto a ouvir as ideias, que poderão ser executadas por meio de novas abordagens pedagógicas.

Assim, para organizar a escola e planejar a realização dessas atividades, é fundamental contar com uma solução completa para gerar grades otimizadas, já que a utilização de ambientes específicos e também de atividades fora da escola serão recorrentes.

O URÂNIA é um software que elabora horários escolares com alta qualidade pedagógica, melhorando o desempenho de alunos e professores o que possibilita a criação de atividades para estimular a criatividade na escola. Entre em contato conosco e conheça todas as vantagens do sistema.