⏰ HORÁRIO DE ATENDIMENTO: SEG. A SEX. DAS 08H ÀS 18H ☎️ 0800 702 2011 📧 CONTATO@HORARIO.COM.BR

Ensino personalizado: o que é e como torná-lo possível?

Tempo estimado de leitura: 9 minutos

Entenda o que é ensino personalizado, quais os benefícios desse formato e a importância da tecnologia na adoção de metodologias inovadoras.

A tecnologia está mudando a forma como as pessoas produzem, consomem, se relacionam, ensinam e aprendem. Com todas essas mudanças geradas pela transformação digital na educação, o ensino personalizado é uma das principais tendências para o futuro das salas de aula.

O ensino personalizado é uma maneira de promover o desenvolvimento dos alunos de uma forma individualizada, respeitando os talentos, limitações e conhecimentos de cada um. Para isso, é importante que a gestão escolar estimule o engajamento dos estudantes, de modo que alcancem um bom desempenho e possam colocar em prática o que aprenderam na escola.

O que é ensino personalizado?

A personalização do ensino, ou ensino personalizado, é uma série de estratégias pedagógicas que têm como objetivo promover o desenvolvimento dos estudantes de maneira individualizada.

Este método leva em consideração que alunos diferentes aprendem de formas e em ritmos diferentes, pois cada um tem suas próprias competências, interesses e conhecimentos prévios.

O conceito vai ao encontro das novas tendências de educação, que colocam o aluno como protagonista e utilizam ferramentas tecnológicas para aprimorar o processo de ensino e aprendizado.

Assim, a gamificação, metodologias maker, sala de aula invertida e ensino híbrido são algumas formas de oferecer uma aprendizagem mais próxima da realidade dos alunos e até mesmo divertida.

Benefícios da personalização do ensino

  • Adaptação às necessidades do aluno

O método personalizado ajuda o aluno a se adaptar melhor aos desafios da educação, já que o processo de aprendizagem é planejado de acordo com as necessidades dele.

Isso é possível porque a personalização é feita respeitando o tempo e as características de cada aluno, permitindo que encontrem seu próprio ritmo e formas de continuar evoluindo.

Com isso, a escola evita situações em que um estudante fica para trás durante as aulas, levando à falta de interesse nos estudos.

  • Melhoria do engajamento e desempenho dos estudantes

Uma das principais vantagens desse formato é demonstrar aos alunos na prática como os assuntos das disciplinas agregam valor ao cotidiano.

Dessa forma, a escola deixa de ser uma obrigação e se torna uma possibilidade do aluno compreender melhor o mundo e a realidade em que está inserido.

Ao se identificarem com o modo como o conteúdo é apresentado em sala de aula, os alunos tornam-se mais engajados com o aprendizado, melhorando seu relacionamento com os professores e aumentando o interesse pelos temas.

O resultado desse processo se reflete na melhoria do desempenho, já que as adaptações são feitas para explorar os pontos fortes de cada um e estimular o desenvolvimento dos pontos fracos.

  • Otimização da aprendizagem

Na prática, o primeiro passo para utilizar esse método é fazer uma avaliação individual do estudante com o objetivo de identificar as disciplinas que ele tem maior afinidade e dificuldade.

A partir dessas informações, é possível flexibilizar o programa de estudos para dar um direcionamento da melhor forma de apresentar os conteúdos, favorecendo a aquisição de conhecimento.

Assim, com maior autonomia e identificação com as disciplinas, o aluno tem a oportunidade de explorar seus pontos fortes e avançar mais rápido para os novos conteúdos.

A importância da tecnologia para colocar em prática metodologias inovadoras

Implementar o ensino personalizado é uma tarefa complexa que exige mudanças e adaptações nas escolas.

O primeiro passo é preparar a equipe docente e encontrar novas formas de avaliar a competência e a evolução dos alunos, já que os modelos convencionais não atendem às novas necessidades das metodologias inovadoras de ensino.

O modelo de ensino híbrido também está conectado à personalização de ensino, já que tecnologias com ambientes virtuais de aprendizagem facilitam a entrega de conteúdos direcionados.

Com essas e outras ferramentas tecnológicas, é possível desenvolver ambientes de aprendizado customizados, integrar as informações em um sistema unificado e elaborar horários escolares otimizados que atendem às necessidades de estudantes, professores e gestores escolares.

O URÂNIA é a solução para facilitar a rotina da sua escola e gerar grades com alta qualidade pedagógica, seja no ensino presencial, remoto, híbrido ou personalizado.

Para saber mais sobre o URÂNIA e entender como o programa resolve o dia a dia de milhares de gestores escolares em todo o Brasil, entre em contato conosco.