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Desenvolvimento integral no Novo Ensino Médio: Como preparar os alunos

Tempo estimado de leitura: 10 minutos

19 de abril de 2023

O Novo Ensino Médio trouxe mudanças significativas para a formação dos alunos. A nova grade curricular, que tem como foco o aluno como protagonista, exige uma nova postura da coordenação pedagógica, que passa a ter um papel fundamental na gestão do processo de aprendizagem.

Nesse artigo, vamos explorar o papel do coordenador pedagógico no NEM, destacando como ele pode trabalhar o desenvolvimento integral dos alunos, ajudando-os a se prepararem para a vida pessoal e profissional.

O coordenador pedagógico como mediador entre alunos e escola no Novo Ensino Médio

Com o Novo Ensino Médio (NEM), o coordenador pedagógico ganha um papel ainda mais importante na gestão da escola. A nova grade curricular divide o Ensino Médio em duas etapas: a formação geral básica e a formação específica, que deve ser escolhida pelo aluno.

Nesse cenário, o coordenador pedagógico é responsável por coordenar a implementação da nova grade curricular, orientando os professores na adoção de metodologias ativas de ensino e critérios de avaliação justos, criando um ambiente de aprendizado que estimule o protagonismo dos alunos.

O coordenador pedagógico assume a função de mediador entre os alunos e a escola, e deve estabelecer um canal de comunicação eficiente entre eles. É importante ouvir as demandas e sugestões de professores e alunos, incentivando o engajamento de todos nesse processo de transição.

A seguir, vamos explorar algumas estratégias que o coordenador pedagógico pode explorar para promover o desenvolvimento integral dos alunos.

O aluno como protagonista no Novo Ensino Médio

Uma das principais características do NEM é o foco no aluno como protagonista do processo de aprendizagem. Isso significa que os alunos são incentivados a desenvolverem sua autonomia, criatividade e senso crítico, por meio da adoção de metodologias ativas de ensino e da valorização das suas habilidades e competências.

A coordenação pedagógica atua para criar um ambiente de aprendizado que estimule esse protagonismo. É dever do coordenador pedagógico orientar os professores na adoção de novas metodologias de ensino, que promovam o engajamento dos alunos, e incentivar a participação deles em atividades extracurriculares, focadas no desenvolvimento de suas habilidades socioemocionais.

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Projeto de vida como formação de pessoas, não profissões

Mais do que formar profissionais, o objetivo do NEM é promover a formação social dos alunos. Assim, o Projeto de Vida é uma das principais ferramentas da nova grade curricular para possibilitar o desenvolvimento integral dos alunos, estimulando a reflexão sobre seus objetivos, valores, habilidades e a criação de um plano de ação para alcançá-los.

O coordenador pedagógico deve estar atento a esse aspecto, ajudando os alunos a identificarem seus interesses e potenciais talentos, e orientando a escolha das disciplinas que irão cursar para desenvolver essas habilidades.

Desse modo, o coordenador cria um ambiente propício para os alunos alcançarem seus objetivos pessoais e profissionais.

Avaliação por competências e não só por conteúdo adquirido

A avaliação por competências requer uma mudança de mentalidade por parte dos professores e dos alunos, abandonando a ideia de que a avaliação deve se basear apenas na obtenção de notas. Para isso, o coordenador pedagógico deve estar atento às necessidades dos alunos, criando estratégias para acompanhar seu desenvolvimento integral e não apenas a retenção do conteúdo adquirido.

Essa mudança na forma de avaliação representa um grande desafio para as escolas. Por isso é essencial manter o monitoramento constante do desempenho acadêmico, orientando os professores a definir critérios de avaliação claros para cada disciplina e oferecendo apoio emocional e psicológico aos estudantes durante todo o processo.

O URÂNIA como ferramenta para a implementação do Novo Ensino Médio

Com o URÂNIA, a coordenação pedagógica pode organizar a grade horária dos alunos com mais eficiência, distribuindo as disciplinas de forma equilibrada e garantindo a oferta de atividades que estimulem o desenvolvimento das competências e habilidades previstas no Novo Ensino Médio.

O URÂNIA conta com funcionalidades específicas para a criação de horários escolares para o Novo Ensino Médio. Com ele é possível criar várias trilhas de aprofundamento, incluir novos componentes curriculares, como o Projeto de Vida, e controlar o uso de laboratórios.

Com 37 anos de experiência, o URÂNIA beneficiou mais de 517 mil professores e impactou mais de 7 milhões de alunos em todo o Brasil.

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