Coronavírus: Dicas para ajudar os professores e gestores com o trabalho remoto
Para conter os efeitos da pandemia do coronavírus, milhares de escolas de todo o Brasil interromperam as aulas presenciais. Com isso, o trabalho remoto mudou a rotina de todos os envolvidos na instituição, principalmente dos professores, que precisaram adaptar seus métodos ao novo formato.
O modelo de educação a distância já é utilizado por algumas instituições de ensino, assim muitos professores estão vivendo pela primeira vez a experiência do trabalho remoto. O objetivo é manter a aprendizagem para que os alunos não sejam prejudicados com a interrupção das aulas presenciais.
Para ajudar os professores e gestores a lidarem com a nova realidade, trouxemos algumas dicas para facilitar o home office e o ensino a distância.
Estabelecer uma rotina
Trabalhar em casa não é fácil e, muitas vezes, o professor necessita conciliar o trabalho com as tarefas domésticas, o cuidado dos filhos e outras atividades que exigem tempo e dedicação. Por isso, é importante elaborar um planejamento das atividades de cada dia e procurar manter uma rotina saudável, sem extrapolar a jornada de trabalho.
Ao criar uma rotina, é preciso estabelecer horários para começar e para parar de trabalhar, além de avisar a família que nesse período você estará ocupado e concentrado em tarefas profissionais.
Manter contato com a equipe
Contar com o suporte de outros professores e da equipe pedagógica é um fator muito importante para o trabalho remoto. Em tempos de distanciamento social, é possível realizar videoconferências e ligações para trocar experiências, dicas de ferramentas e atividades que estão sendo realizadas.
A partir desse feedback, os professores e a equipe pedagógica podem aperfeiçoar o formato das aulas e dar suporte aos alunos com maiores dificuldades.
Respeitar momentos de ócio e lazer
Mesmo em isolamento, os momentos de ócio e lazer ajudam a descansar e manter a saúde mental. Cada pessoa deve encontrar a melhor maneira de organizar seu trabalho, mas é importante planejar essas pausas e respeitá-las para não prejudicar a produtividade em outras tarefas.
Utilizar ferramentas para facilitar o trabalho remoto
Existem diversos sites e aplicativos gratuitos que podem ser usados para as aulas a distância e que facilitam o trabalho remoto dos professores. Alguns deles são:
- Zoom: ferramenta de videoconferência que permite reuniões ao vivo com até 500 participantes, com compartilhamento de tela, vídeo e áudio.
- WhatsApp: as funcionalidades de criação de grupos e envio de arquivos podem ser bastante úteis para se comunicar com os alunos e trocar materiais complementares.
- Google Drive: esse serviço de armazenamento e compartilhamento de arquivos pode ser usado para organizar aulas e enviar documentos.
- Youtube: é o recurso mais comum para videoaulas, principalmente pela facilidade de acesso, e permite compartilhar vídeos apenas com as pessoas selecionadas.
- Trello: além deste, existem outros aplicativos de organização de projetos que podem ser compartilhados entre usuários e contribuem para a produtividade da equipe.
Sabemos que a abertura das escolas pode demorar um pouco, porém é aconselhável que os gestores começar a planejar o retorno às atividades presenciais a criar estratégias de reposição das aulas. Quando isso acontecer, uma grade horária equilibrada fará toda a diferença no desempenho dos alunos e na motivação dos professores.
Para os gestores o momento será de muito trabalho e exigirá uma eficiente administração de tempo. Para isso o auxílio da tecnologia de ponta será muito bem vindo. Assim, conte com o URÂNIA na reorganização dos horários de professores.
O URÂNIA é um software que elabora o horários escolares de forma rápida e com alta qualidade pedagógica, para que as escolas estejam organizadas a partir do primeiro dia de retorno às aulas presenciais.
Com o URÂNIA, é possível gerar horários escolares que permitam a reposição das aulas da melhor forma possível, seja com o aumento da carga horária diária (mais aulas por dia), semanal (aulas aos sábados),aulas no contra turno (integral) ou demais opções.
Assim, com uma escola organizada desde o primeiro dia de aula, todos poderão se dedicar ao que realmente importa: a educação.
Nós da Geha Sistemas Especialistas, empresa desenvolvedora do URÂNIA, estamos à disposição das escolas para oferecer todo o apoio no retorno às aulas presenciais. Nossa missão é trabalhar para melhorar a educação no Brasil e a qualidade das pessoas envolvidas na rotina escolar.
Conte com o URÂNIA para preparar a reposição de aulas e manter sua escola organizada quando a equipe não precisar mais realizar o trabalho remoto.