Como lidar com a defasagem de aprendizagem

A aprendizagem em sala de aula envolve uma série de processos para que os alunos possam adquirir novos conhecimentos, habilidades e valores a partir da interação com o professor e os colegas.

Existem muitas maneiras de potencializar esses processos, que passam por discussões em grupo, realização de atividades práticas e resolução de problemas.

Contudo, apesar das ferramentas disponíveis no contexto da sala de aula, a defasagem de aprendizagem faz parte da educação no Brasil.

A retomada das aulas presenciais, no pós distanciamento físico pela Covid 19, juntamente com a implementação do Novo Ensino Médio, demandou dos professores e gestores escolares muita dedicação e olhar atento a diversas questões.

Neste texto vamos abordar maneiras de lidar com esta defasagem de aprendizagem. Continue a leitura!

Os números sobre a defasagem de aprendizagem no Brasil

Segundo um relatório publicado pelo Unicef em 2022, o desempenho de aprendizagem dos estudantes brasileiros caiu o equivalente a uma década nos últimos anos, principalmente nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática.

Indicadores como distorção idade-série, evasão escolar e alfabetização também foram influenciados de forma negativa por conta da pandemia de Covid-19.

Uma outra pesquisa, realizada em 2021, pelo Alicerce Educação, avaliou 2.763 alunos no país e observou as lacunas de aprendizagem, que cresceram durante os quase dois anos de ensino remoto e de distanciamento social.

A pesquisa foi feita apenas com alunos e demonstrou que as crianças apresentaram cerca de 2,2 anos de defasagem escolar em matemática, 1,9 anos em leitura e 1,7 anos em redação.

Os jovens apresentaram uma defasagem escolar média de 4,5 anos em matemática, 3,3 anos em leitura e 4,2 anos em redação.

O que é a defasagem de aprendizagem na prática?

A defasagem de aprendizagem é a diferença entre o nível de conhecimento que uma criança ou adolescente possui e o nível de conhecimento que é esperado em relação ao seu grupo etário ou sua escolaridade.

Essa definição parece simples, mas na prática ela lança para a escola uma complexidade que deve ser considerada por professores e gestores.

Em um cenário de defasagem do aprendizado, os professores precisam se dedicar para auxiliar os alunos na compreensão dos conteúdos.

É necessário, contudo, intercalar essa dedicação com os outros estudantes que também precisam ser estimulados.

Como a defasagem afeta a formação dos alunos

A defasagem de aprendizagem afeta negativamente a aquisição de novos conhecimentos acadêmicos, já que os alunos apresentam dificuldade em assimilar o conteúdo e se desenvolver conforme o esperado.

Isso pode prejudicar a capacidade de desenvolvimento não só na escola, mas também no futuro das crianças e jovens, em sua atuação no mercado de trabalho e a sua auto percepção na comunidade.

Outro aspecto dessa questão é a desigualdade entre os alunos.

Os estudantes com defasagem de aprendizado podem ter a sua autoestima prejudicada, o que acarreta em questões comportamentais e até mesmo falta de interesse pelo ambiente escolar.

Em alguns casos, essa falta de interesse é tanta que faz com que o aluno abandone a escola, aumentando dessa maneira a evasão escolar.

O que é recomposição de aprendizagem?

A recomposição de aprendizagem é uma alternativa muito interessante para lidar com os casos de defasagem de aprendizagem.

O objetivo dela é assegurar o domínio de conhecimentos que auxiliem no desenvolvimento de habilidades que estejam de acordo com o ano escolar dos alunos.

Para isso, a BNCC dispõe de competências para guiar essa recomposição:

  • Competência número 4: utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

  • Competência número 8: conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

O primeiro passo é realizar uma lista de habilidades prioritárias que devem ser assimiladas no ano letivo, em especial nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

Os professores dessas matérias e a gestão da escola podem realizar encontros para discutir essas prioridades e formas de trabalhar em sala de aula.

Como a BNCC e o Novo Ensino Médio visam corrigir a defasagem nas escolas

A proposta de reformulação do ensino médio incluiu em suas justificativas a defasagem de aprendizagem e a afirmação de que os alunos não estavam completando o ciclo escolar com as competências necessárias para atuação no mercado de trabalho.

As competências e habilidades baseadas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) podem fortalecer a oportunidade de assimilação do conhecimento de forma integral, além de fornecer as ferramentas para a atuação futura no mercado de trabalho..

A transição, juntamente com o foco em itinerário formativo, demanda da escola uma discussão profunda e efetiva sobre a recomposição de aprendizagem.

Atualmente, existem cursos com essa temática que são válidos para encontrar formas de lidar com a situação. Mais do que isso, a gestão precisa possibilitar aos professores momentos de conversa sobre a defasagem de aprendizagem.

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