⏰ HORÁRIO DE ATENDIMENTO: SEG. A SEX. DAS 08H ÀS 18H | ☎️ 0800 702 2011 📧 CONTATO@HORARIO.COM.BR

Como engajar os pais na vida escolar dos filhos

Tempo estimado de leitura: 10 minutos

20 de setembro de 2023

Acompanhe no artigo estratégias para envolver os pais na educação dos filhos e engajar a família na rotina escolar.

Engana-se quem pensa que cabe somente à escola educar formalmente as crianças e jovens. Fora de sala de aula, os pais também devem participar ativamente do ensino dos filhos e marcar presença na rotina escolar.

O envolvimento da família com a escola permite o acompanhamento do estudante no seu dia a dia escolar, além de assegurar um melhor desenvolvimento e uma aprendizagem mais efetiva.

Mas apesar de ser um processo necessário na vida escolar de crianças e jovens, muitos profissionais enfrentam o desafio de engajar os pais na educação dos filhos.

Pensando nisso, preparamos um artigo dedicado a este assunto. Continue a leitura para saber mais!

Os benefícios do relacionamento de pais e responsáveis com a educação acadêmica

Como mencionamos no início do artigo, quando a família se envolve na vida escolar, as crianças e jovens se beneficiam com um processo de aprendizagem de maior qualidade. Mas não é só isso!

O bom relacionamento dos pais com a escola também desempenha um papel fundamental no desenvolvimento integral do estudante, tanto no âmbito educacional quanto pessoal.

Isso porque contar com pais presentes na rotina escolar dos filhos transmite maior apoio, acolhimento e reconhecimento aos estudantes, aumentando a confiança, a motivação e o empenho em aprender e absorver os conteúdos.

Quando os pais se comprometem com o ensino e a rotina escolar da criança, acompanhando de perto as atividades realizadas, o aluno desenvolve autonomia e responsabilidade para lidar com suas obrigações escolares.

Outras vantagens da proximidade entre pais e escola incluem um melhor rendimento do estudante em sala de aula, maior frequência escolar e participação nas aulas, mais entrosamento com a turma e professores, entre outras.

Como promover a participação dos pais na educação formal dos filhos?

Estabelecer uma relação saudável com a família traz diversas vantagens para o desenvolvimento e aprendizado do aluno, além de evitar complicações como: frustração com o baixo desempenho escolar; falta de conhecimento das atitudes do aluno em ambiente escolar; ausência de monitoramento da qualidade do ensino; desconhecimento de situações de bullying; e demais questões desfavoráveis ao desenvolvimento educacional dos estudantes.

No entanto, reforçamos que, engajar os pais na educação dos filhos é desafiador. Todos os dias, diretores, educadores e pedagogos precisam elaborar formas de aproximar os pais da escola e da rotina educacional dos estudantes e, sobretudo, manter este relacionamento de forma ativa.

Confira algumas dicas de como promover a participação dos pais na educação dos filhos:

1. Realizar uma comunicação efetiva

Exercitar um diálogo próximo e frequente com a família dos alunos é uma maneira eficaz de engajar os pais na educação dos filhos, pois a comunicação leva para dentro de casa todas as informações importantes sobre a realidade escolar e diminui a distância entre escola e família.

Dessa forma, a atuação dos professores, a rotina da instituição, o desempenho do aluno, entre outros tópicos essenciais sobre o dia a dia escolar devem ser comunicados pela escola sempre que necessário.

2. Organizar eventos para a família e encontros entre pais e professores

Datas comemorativas, como Festa Junina, Dia das Mães, Dia dos Pais, Páscoa, entre outras, podem ser aproveitadas pelas Instituições de Ensino para realizar eventos que aproximem os pais do ambiente escolar e promovam mais interação entre família e escola.

Já reuniões de pais e professores, palestras e workshops são ideais para ouvir as expectativas dos pais em relação à instituição, solucionar problemas do dia a dia escolar e ampliar o interesse da família no ensino dos alunos.

3. Incentivar a participação nas lições de casa

Incentivar a participação dos pais nas lições e atividades de casa possibilita que a família acompanhe de perto o aprendizado do aluno, seu processo de desenvolvimento e sua rotina escolar.

Este contato mais próximo com as tarefas escolares ainda facilita a identificação de possíveis dificuldades na aprendizagem, que podem ser comunicadas à escola e trabalhadas da maneira mais eficiente possível.

4. Facilitar o acesso aos processos da instituição

Facilitar o acesso da família aos processos da instituição permite que pais e responsáveis entendam mais sobre a proposta pedagógica da escola e conheçam as atividades que serão realizadas ao longo do ano letivo.

Além dos processos, é importante apresentar também a rotina e estrutura da instituição, bem como os profissionais que atuam diariamente com os estudantes, como educadores, coordenadores, diretor, entre outros.

5. Envolver os pais no Projeto Político Pedagógico

Apresentar o Projeto Político Pedagógico (PPP) aos familiares antes do início das aulas é uma forma de aproximar os pais do ensino dos filhos e do ambiente educativo.

Além do PPP, é importante apresentar ainda as atividades que serão realizadas, as competências abordadas e as habilidades trabalhadas ao longo do ano letivo, para que os responsáveis possam tirar dúvidas, alinhar expectativas e compreender os objetivos da escola.

O papel dos pais na elaboração do Projeto Político Pedagógico

O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um planejamento que apresenta a prática pedagógica da instituição e orienta sua gestão e ações educacionais.

Ele busca estabelecer a identidade, os objetivos, as diretrizes e as metas da escola, além de apresentar os desafios que poderão surgir e como eles podem ser superados.

Para atingir seus objetivos, o PPP reúne diversas propostas voltadas à educação, definindo como esse processo será conduzido ao longo do ano e como as atividades pedagógicas serão organizadas para que os alunos alcancem o desenvolvimento ideal e se tornem cidadãos ativos na sociedade.

Por abranger o contexto socioeconômico e cultural em que a instituição está inserida, o Projeto Político Pedagógico deve ser elaborado de maneira colaborativa, envolvendo professores, gestores e familiares.

O Conselho de Classe é uma das maneiras mais tradicionais de elaborar o PPP em conjunto com a comunidade escolar.

A presença dos pais na criação do Projeto Político Pedagógico é fundamental para garantir uma educação mais alinhada com a realidade e as necessidades dos alunos, e capaz de atender às expectativas e valores da comunidade escolar como um todo.

Além disso, quando a família participa ativamente da construção e execução do PPP, é possível modificar uma situação formativa para otimizar o processo educacional e alterar comportamentos e atitudes que transformam a comunidade.

URÂNIA: uma solução inteligente para otimizar a rotina escolar

A maneira como a grade horária é organizada tem um impacto direto no desempenho em sala de aula e na motivação dos estudantes. Por isso, é essencial planejar a rotina escolar de forma inteligente e eficiente.

O URÂNIA é um software que organiza a grade escolar de maneira automatizada, economizando tempo dos gestores, reduzindo os horários vagos, priorizando o desempenho pedagógico e trazendo diversas outras vantagens.

Com o URÂNIA, é possível organizar as aulas de maneira equilibrada e conforme a realidade dos estudantes, evitando uma rotina cansativa e desestimulante, e otimizando o rendimento em sala de aula.

Conte com o URÂNIA para descomplicar a rotina da sua Instituição de Ensino!

Clique aqui para conhecer mais sobre o URÂNIA e acompanhe nossas postagens no blog e em nossos perfis no Instagram e Facebook.