Como colocar o Projeto Político Pedagógico (PPP) em prática?
Tempo estimado de leitura: 9 minutos
3 de dezembro de 2021
O Projeto Político Pedagógico (PPP) é a principal ferramenta para definir a identidade da instituição de ensino, indicar os caminhos para ensinar com qualidade e garantir a aprendizagem dos alunos. Para isso, deve ser construído coletivamente com toda a comunidade escolar e aplicado no dia a dia dos alunos e professores.
Mais do que somente uma exigência burocrática, o documento é a principal ferramenta de planejamento e avaliação de uma escola. Ao colocar o PPP em prática, a gestão consegue nortear as ações e projetos para os próximos anos, gerando mudanças na comunidade escolar como um todo.
O documento é obrigatório para todas as escolas, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), e deve esclarecer as características que gestores, professores, funcionários, pais e alunos pretendem construir na instituição.
Para isso, deve conter a missão da escola, dados sobre aprendizagem, recursos disponíveis, diretrizes pedagógicas e os planos de ação a curto e longo prazo.
Quando bem estruturado e construído com base no contexto de cada escola, o documento pode gerar mudanças no modo de agir, já que todos sabem qual é o foco de trabalho da instituição e têm a chance de participar desse processo.
No entanto, para que tenha efetividade, o documento precisa ser revisitado e rediscutido sempre que necessário, já que deve refletir a realidade local.
Confira algumas dicas para colocar o PPP em prática:
Observe o contexto da escola
Embora seja obrigatório, o documento deve ser elaborado de acordo com o contexto e os objetivos de cada instituição de ensino, refletindo sua realidade.
A partir dessas informações, é possível pensar em ações inovadoras para atender às necessidades da comunidade escolar.
Além disso, é fundamental que a gestão escolar faça uma revisão periódica e uma análise realista das práticas realizadas, de modo a observar o que está trazendo resultados e o que pode ser melhorado.
Incentive a construção democrática do documento
Durante a elaboração do documento, é preciso questionar se o texto reflete a identidade da escola, respondendo a perguntas como:
- Como é o aluno que nós queremos formar?
- Quais necessidades os indivíduos de hoje têm para se inserirem nos espaços sociais?
- Quais são as exigências do mundo de hoje para os indivíduos e como eles precisam se comportar nas relações com as outras pessoas e os ambientes?
Durante esse processo, é importante que a discussão inclua os professores e demais profissionais que lidam diariamente com os estudantes, além dos pais e dos próprios alunos.
Assim, é possível alinhar os objetivos da escola e dar vez e voz a todos, seguindo os princípios da escola democrática desde a elaboração até a implementação do PPP.
Torne-o acessível a todos da escola
É importante que o documento tenha fundamentos teóricos, mas também deve ser pautado na prática da escola para que seja acessível a toda a comunidade escolar.
Nesse sentido, ter uma linguagem clara e objetiva ajuda a equilibrar a teoria e a prática, de modo que faça parte do cotidiano da instituição e não seja mais um documento engavetado.
Como elaborar o PPP da sua escola?
Um Projeto Político Pedagógico bem desenvolvido e com todas as informações necessárias auxilia a escola a ter mais força, rumo e coesão para que todos possam desenvolver seu trabalho da melhor maneira possível.
No entanto, muitos profissionais têm dúvidas sobre como elaborar o documento, quais informações devem constar e quem é o responsável pelo projeto.
Por isso, criamos um e-book com um passo a passo para ajudar na construção do documento:
- O que é o Projeto Político Pedagógico;
- Qual a sua importância;
- Quem faz o PPP;
- O que deve constar no documento.
Faça o download do material e saiba como colocar o PPP em prática na sua escola.