⏰ HORÁRIO DE ATENDIMENTO: SEG. A SEX. DAS 08H ÀS 18H ☎️ 0800 702 2011 📧 CONTATO@HORARIO.COM.BR

4 motivos para você resolver seu horário escolar com o URÂNIA

Tempo estimado de leitura: minutos

Com o URÂNIA, você começa o ano com o horário escolar pronto e com tudo organizado. Confira 4 motivos para assinar o programa e simplificar a gestão escolar.

A elaboração do horário escolar tem um papel fundamental na preparação da escola e na organização das turmas, influenciando diretamente nos resultados do ensino e aprendizagem. Porém, essa tarefa é bastante complexa, pois leva em consideração inúmeros fatores e variáveis que afetam a qualidade pedagógica da grade.

Se feita manualmente, a elaboração do horário escolar pode demorar vários dias, muitas vezes durante as férias dos profissionais, que deixam de aproveitar os momentos com a família e os amigos para trabalhar.

Para evitar esse cenário, a tecnologia é a principal aliada da gestão escolar e o URÂNIA é a melhor solução para resolver a grade antes do início do ano letivo.

O URÂNIA tem diversos recursos que foram pensados e desenvolvidos para melhorar o dia a dia e a qualidade de vida de toda a comunidade escolar, desde gestores até os alunos.

O programa está disponível no mercado há 35 anos e é continuamente aprimorado de acordo com as sugestões dos próprios usuários, atendendo às diferentes necessidades mais recentes do ambiente escolar.

O URÂNIA está presente em mais de 6,2 mil escolas, ajudando a melhorar a rotina de mais de 517 mil professores e 7 milhões de alunos em todo o Brasil.

Continue lendo este artigo e descubra como o URÂNIA te ajuda a começar o ano com a grade horária pronta e a escola organizada:

1 – Manutenção dos horários dos professores

Uma das responsabilidades do diretor escolar é manter a escola organizada e garantir o cumprimento do planejamento escolar ao longo do ano letivo.

Uma sugestão neste sentido é alterar a grade horária ao menos duas vezes no ano, para que todas as situações propostas no planejamento sejam contempladas ao longo do ano.

Além disso, sempre podem surgir imprevistos e necessidades de alteração que tornam fundamental a utilização de uma ferramenta fácil e eficiente para realizar a manutenção do quadro de horários escolares.

O URÂNIA possibilita a elaboração e alteração de horários a qualquer momento, pois possui funcionalidades que simplificam a realização de pequenos ajustes na grade ou mesmo modificações mais significativas, sem afetar o horário aprovado.

O software tem ainda uma função de horário experimental, em que é criada uma cópia do horário atual da escola para que o gestor realize alterações e teste resultados sem alterar o horário base.

2 – Horário escolar para ensino presencial, remoto e híbrido

Nos últimos meses, a maioria das escolas está adotando o ensino híbrido como alternativa ao ensino remoto emergencial, que foi estabelecido no início da pandemia de coronavírus.

Com um cenário ainda incerto, muitos gestores estão agindo com cautela e realizando rodízios de turmas para evitar aglomerações, o que exige um planejamento e adaptações para colocar as medidas de segurança sanitária em prática.

Para simplificar esse processo, o URÂNIA recebeu funções específicas que otimizam a criação de horários escolares, como:

  • Possibilidade de equilibrar a distribuição das turmas presenciais em vários dias;
  • Possibilidade de dividir a grade curricular atual entre turmas presenciais e remotas;
  • Possibilidade de criar apenas um horário com turmas totalmente presenciais, totalmente remotas ou turmas híbridas;
  • Auxiliar no cálculo da quantidade de turmas presenciais e remotas;
  • Dividir uma turma atual em duas ou mais, dependendo da quantidade desejada de alunos;
  • Juntar duas ou mais turmas para assistirem aulas remotas ao mesmo tempo.

Essas funções são exclusivas do URÂNIA e foram criadas para ajudar as escolas a terem grades com alta qualidade pedagógica nas modalidades presencial, remota ou híbrida.

3 – Horários adequados às novas regras da CLT

Além da gestão educacional, o diretor também é responsável pela gestão administrativa da instituição, o que inclui os direitos trabalhistas dos professores e demais colaboradores.

Com o URÂNIA, é possível gerar horários adequados às regras da CLT, já que o programa possui funções como:

  • Limitar o número de aulas diárias dos professores;
  • Limitar o número de aulas consecutivas dos professores;
  • Controlar o descanso necessário entre turno (intrajornada);
  • Controlar o descanso necessário entre dois turnos (interjornada).

Além disso, o software tem uma funcionalidade exclusiva para redução de janelas, que, em algumas situações, são remuneradas.

Por isso, durante a elaboração do horário escolar, os gestores procuram diminuir o número de janelas, pois um horário que não contempla esse detalhe prejudica a escola financeiramente e afeta o desempenho dos professores.

4 – Suporte à BNCC e Novo Ensino Médio

O Novo Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) trazem mudanças na carga horária e nas disciplinas oferecidas pelas instituições, que devem adaptar seu currículo e o planejamento para atender à legislação.

As redes poderão distribuir a carga horária de acordo com sua realidade, desde que, até março de 2022, seja implementada uma carga anual mínima de 1.000 horas para todos os anos do Ensino Médio.

Assim, a meta do Plano Nacional de Educação (PNE) é que as escolas passem a oferecer ensino em período integral até 2024.

Para as escolas se adaptarem à nova realidade, a tecnologia será sua principal aliada na reestruturação da grade curricular, incluindo novas disciplinas e redistribuindo os horários.

Nesse contexto, o URÂNIA está preparado para dar todo o suporte à gestão escolar, com funções que permitem incluir novas disciplinas na matriz curricular de forma simples e prática, seja para turmas presenciais, remotas ou híbridas.

O programa é a solução para resolver seu horário escolar e começar o ano letivo com a escola organizada. Entre em contato conosco e conheça as funcionalidades do URÂNIA que facilitam a gestão escolar.