☣️ COVID-19 ☣️ atendimento durante a quarentena: Seg a Sex das 09h às 18h | exclusivamente por CHAT, WhatsApp e e-mail

#FunçõesdoURÂNIA: Horários adequados às novas regras da CLT

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

horarios-adequados-as-novas-regras-da-clt

Nas instituições de ensino em que os professores são contratados pelo regime da CLT, algumas situações devem ser contempladas no momento da geração dos horários.

Com o URÂNIA é possível gerar horários adequados às regras da CLT. Os recursos oferecidos são:

  • Limitar o número de aulas diárias dos professores;
  • Limitar o número de aulas consecutivas dos professores;
  • Controlar o descanso necessário entre turno (intrajornada);
  • Controlar o descanso necessário entre dois turnos (interjornada).

Aprenda a utilizar as novas funções do URÂNIA para atender esses casos.

Como definir o cadastro de interjornada

Para informar ao URÂNIA que horários deverão ser gerados levando em consideração o intervalo mínimo de descanso entre um dia e outro será necessário realizar uma alteração nas configurações do software.

Para isso, acesse a opção “Configurar Sistema” disponível no menu Geral. Em seguida, clique na aba “Fazer horário”. Localize a seção “Intervalos Intrajornada e Interjornada” e indique a quantidade de aulas na opção “Professor precisa ter quantos períodos livres, entre sua última aula da noite e a primeira aula do dia seguinte?”.

Após realizar o preenchimento, clique em [OK] para salvar as alterações.

Como definir o cadastro de intrajornada 

Para informar ao URÂNIA que horários deverão ser gerados levando em consideração o intervalo mínimo de descanso entre o final de um turno e início de outro, será necessário realizar uma alteração nas configurações do software.

Para isso, acesse a opção “Configurar Sistema” disponível no menu Geral. Em seguida, clique na aba “Fazer horário”. Localize a seção “Intervalos Intrajornada e Interjornada” e informe “Sim” ou “Não” para as opções “Professor pode ministrar a última aula da manhã e a primeira aula da tarde?” “Professor pode ministrar a última aula da tarde e a primeira aula da noite?”

Após realizar o preenchimento, clique em [OK] para salvar as alterações.

Como definir o limite de aulas consecutivas

O cadastros de aulas consecutivas possibilita controlar a quantidade de aulas diárias que o professor leciona para que não ultrapasse os limites determinados pelas regras da CLT.

Para isso, acesse a opção “Configurar Sistema” disponível no menu Geral. Em seguida, clique na aba “Fazer horário”. Localize a seção “Aulas Consecutivas” e informe “Sim” ou “Não” para as opções “Ao mudar da manhã para a tarde a contagem é interrompida? ” Ao mudar da tarde para a noite a contagem é interrompida? 

Após realizar o preenchimento, clique em [OK] para salvar as alterações.

IMPORTANTE: Essa determinação valerá para todos os professores. Caso seja necessário desconsiderar essa informação para alguns professores, veja o passo a passo “Como desconsiderar o limite de aulas consecutivas” abaixo.

Como desconsiderar o limite de aulas consecutivas

Caso algum docente não precise do controle de limite de aulas consecutivas, é possível indicar essa situação no cadastro individual dos professores.

Para isso, acesse a opção “Individual” disponível no menu “Cadastro > Professores”. Em seguida, clique no professor que não deverá obedecer à essa regra. Acesse a aba “Dados Opcionais” e localize a seção “Desconsiderar limite de aulas diárias” e informe “Sim”.

Após realizar o procedimento, clique em [Alterar] para salvar as mudanças.

Com esses passos você conseguirá realizar o controle da grade dos professores seguindo as regras estipuladas pela Consolidação das Leis do Trabalho.

Caso ainda tenha dúvidas, entre em contato com nosso setor de suporte técnico pelo telefone 0800 702 2011