⏰ HORÁRIO DE ATENDIMENTO: SEG. A SEX. DAS 08H ÀS 18H | ☎️ 0800 702 2011 📧 CONTATO@HORARIO.COM.BR

Retrospectiva URÂNIA 2020

Tempo estimado de leitura: 6 minutos

13 de janeiro de 2021

O ano de 2020 foi repleto de transformações para a maioria das empresas, que tiveram de se reinventar devido à pandemia de Covid-19. Com a suspensão das aulas presenciais, as escolas também precisaram se adaptar ao novo cenário e manter suas atividades à distância para não prejudicar o aprendizado dos alunos.

Como medida de segurança, a GEHA Sistemas Especialistas, empresa desenvolvedora do URÂNIA, também implementou o home office para seus funcionários durante o ano todo. Porém, mesmo com as adversidades, a empresa aproximou-se ainda mais de seus parceiros para oferecer suporte a essa nova realidade no cenário educacional.

O URÂNIA continuou sendo atualizado com novas funções específicas para o momento, visando facilitar ainda mais o trabalho dos gestores e ajudar as escolas a manterem suas atividades da melhor maneira possível.

Confira uma retrospectiva das principais alterações implementadas no software em 2020 e que farão toda a diferença na sua escola em 2021:

Método GEHA de elaboração de horários híbridos

Após uma conversa com profissionais da educação de todo o país, foram identificados os principais desafios da educação brasileira durante a pandemia e suas possíveis soluções, como o Ensino Híbrido.

O modelo, que mescla aulas presenciais e online, é visto como a melhor alternativa pois permite a redução da quantidade de alunos por turma, evitando aglomerações no espaço físico da escola. 

Porém, para colocar esta alternativa em prática, muitas escolas precisarão fazer adaptações em sua carga horária e matriz curricular para atender às necessidades das disciplinas sem colocar em risco a segurança de alunos, professores e demais profissionais da instituição.

Para isso, ter um horário híbrido otimizado é essencial e fará a diferença no desempenho em sala de aula.

Para ajudar os gestores neste desafio, a GEHA desenvolveu, baseado na opinião de profissionais da educação de todo o país, um método para a elaboração de horários híbridos otimizados que leva em consideração a capacidade permitida de alunos nos espaços da escola, a quantidade possível de alunos nas aulas presenciais e remotas, a disponibilidade dos professores e outros fatores que ajudam a criar um horário eficiente.

Com isso, é possível reduzir a necessidade de professores extras, otimizar a utilização dos espaços da escola e respeitar ao máximo a disponibilidade dos docentes.

Novas funções do URÂNIA para montar um horário híbrido

Tendo em vista as novas necessidades das escolas em 2020, a equipe do URÂNIA decidiu antecipar o lançamento da nova versão do software.

Assim, foram implementadas melhorias no sistema para facilitar o processo de elaboração de horários híbridos, incluindo novas funções para ajudar na organização de turmas presenciais, remotas e/ou híbridas. Veja algumas delas:

  • Possibilidade de equilibrar a distribuição das turmas presenciais em vários dias;
  • Possibilidade de dividir a grade curricular atual entre turmas presenciais e remotas;
  • Possibilidade de criar apenas um horário com turmas totalmente presenciais, totalmente remotas ou turmas híbridas;
  • Auxiliar no cálculo da quantidade de turmas presenciais e remotas;
  • Dividir uma turma atual em duas ou mais, dependendo da quantidade desejada de alunos;
  • Juntar duas ou mais turmas para assistirem aulas remotas ao mesmo tempo.

Essas funções são exclusivas do URÂNIA e foram criadas para atender às necessidades dos profissionais da educação sem prejudicar o aprendizado dos alunos.

Integração URÂNIA e GVdasa

A suspensão das aulas presenciais reforçou a importância da tecnologia para a gestão escolar, pois oferece vantagens como a centralização de dados, automatização de tarefas e otimização de processos internos.

Assim, para facilitar ainda mais a rotina escolar, o URÂNIA pode ser integrado a diversos sistemas de gestão educacional, entre eles o GVdasa, que garante a eficiência do processo e a agilidade na elaboração do quadro de horários.

Através de filtros no portal da secretaria, o gestor pode gerar automaticamente um arquivo de exportação com todas as informações necessárias para a geração do horário escolar com o URÂNIA.

Assim, depois que o software elaborar o horário de acordo com as necessidades da instituição de ensino, a grade pode ser exportada para o GVdasa de forma totalmente automatizada.

Com isso, é possível otimizar o tempo do gestor, que não precisa digitar os mesmos dados repetidamente, e reduzir possíveis erros, principalmente em escolas com grande quantidade de alunos e turmas.

Para saber mais sobre a integração, confira nossa entrevista com a Tatiane Sophia Hollman, gerente do GVDasa. .

Conte com o URÂNIA para manter sua escola organizada

Caso a sua escola utilize algum outro sistema de gestão, veja entre os nossos parceiros se já existe a integração com o URÂNIA. Se não encontrar, mande uma mensagem para a gente que teremos o maior prazer em possibilitar essa integração.

Essas mudanças foram implementadas no URÂNIA em 2020 para ajudar as escolas a enfrentarem a pandemia de coronavírus, pois a nossa missão é contribuir com a melhoria do ensino e da qualidade de vida das pessoas ligadas à educação.

Em 2021, a GEHA completa 35 anos de pesquisas e desenvolvimento de soluções em elaboração de horários escolares, com novas atualizações para o software e novidades para os parceiros.
Para saber mais sobre o URÂNIA, entre em contato conosco e saiba como otimizar o horário escolar da sua instituição de ensino.