Novo Ensino Médio: quais os desafios para os professores?
O Novo Ensino Médio começou a ser implementado em 2022 e traz uma série de inovações, mudanças e benefícios para todos os envolvidos na gestão escolar. Com a organização curricular mais flexível e a inclusão de novas disciplinas, os professores precisam enfrentar alguns desafios para ministrar suas aulas.
Entre as principais mudanças do Novo Ensino Médio estão o aumento da carga horária, a reorganização das disciplinas em áreas do conhecimento, os Itinerários Formativos e o Projeto de Vida.
Na prática, o novo modelo está estruturado em três grandes frentes:
- Desenvolvimento do protagonismo dos estudantes e de seu Projeto de Vida por meio da escolha orientada do que querem estudar;
- Valorização da aprendizagem, com a ampliação da carga horária de estudos;
- Garantia de direitos de aprendizagem comuns a todos os jovens, com a definição do que é essencial nos currículos a partir da BNCC.
O que muda com o Novo Ensino Médio?
O novo modelo demanda uma série de mudanças nas escolas, como:
- Proposta de um novo currículo;
- Mudanças nos conteúdos das disciplinas;
- Adaptações na infraestrutura da escola;
- Formação técnica profissional;
- Aumento da carga horária.
Assim, o primeiro desafio das escolas é garantir que todos os envolvidos, entre alunos, famílias, professores e gestores entendam as mudanças e os benefícios do novo modelo.
Para isso, é importante ser flexível de modo que as mudanças sejam absorvidas aos poucos com o tempo.
Com relação à equipe pedagógica, a formação continuada por meio de cursos de capacitação, treinamentos e workshops, por exemplo, é a melhor maneira de preparar os profissionais para as mudanças e atender aos alunos e seus familiares da melhor forma possível.
Quais os desafios do Novo Ensino Médio para os professores?
Para colocar em prática as novas diretrizes, é preciso que os professores tenham uma atuação mais dinâmica tanto na realização dos seus planejamentos quanto ao lecionar as aulas de forma integrada a outras disciplinas e áreas do conhecimento.
Outra mudança é que o novo modelo possibilita que profissionais com notório saber atuem na formação técnica e profissional dos estudantes.
Segundo o Ministério da Educação (MEC), estes profissionais devem ser reconhecidos pelos respectivos sistemas de ensino para ministrar conteúdos de áreas afins à sua formação ou experiência profissional.
Além disso, devem ser atestados por titulação específica ou prática de ensino em unidades educacionais da rede pública ou privada ou das corporações privadas em que tenham atuado.
Novas exigências
Os profissionais da educação podem atender às propostas da BNCC ao implementar os 4 eixos do itinerário, trabalhando com os seus alunos temáticas que tratam de problemas socioculturais, de saúde, comunicação, tecnologia e inovação, por exemplo.
Ao trabalhar os Itinerários Formativos, é importante que o educador esteja focado em ampliar a visão de mundo do aluno, de modo que ele sinta-se mais preparado para escolher uma carreira profissional.
Soft skills
O Novo Ensino Médio é baseado no protagonismo do aluno, o que também gera uma mudança no papel do professor, que deixa de ser o transmissor do conteúdo e passa a ser um facilitador do conhecimento.
Portanto, o perfil ideal do docente, além da formação nas áreas do conhecimento estabelecidas pela BNCC, envolve habilidades de mediação e comunicação, principalmente para as aulas dos Itinerários Formativos.
Esse perfil é fundamental para que a aprendizagem seja articulada entre a teoria e a prática, sempre aplicada ao contexto de vida dos alunos e incentivando o desenvolvimento cognitivo e socioemocional.
Tecnologia e inovação
A BNCC é bastante clara quando aborda as tecnologias como meio de ensino, estabelecendo que a utilização das tecnologias digitais deve ser feita de forma crítica e reflexiva, com o objetivo de disseminar informações, produzir conhecimentos e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
Este guia também se aplica aos formatos de ensino que os alunos irão receber, o que interfere diretamente na aprendizagem e no desenvolvimento coletivo dos jovens.
Utilizar sistemas tecnológicos inovadores, tanto em sala de aula quanto na gestão escolar, é uma ótima estratégia para ajudar os professores a ministrarem suas aulas com mais dinamismo e personalização, estimulando o engajamento dos estudantes.
Para isso, sua escola pode contar com o URÂNIA, um sistema que está preparado para dar todo o suporte à gestão escolar, pois oferece funções que permitem incluir novas disciplinas na matriz curricular de forma simples e prática, seja para turmas presenciais, remotas ou híbridas.
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