Metodologia STEAM: o que é e como funciona
As metodologias ativas de ensino estão sendo cada vez mais adotadas nas escolas para tornar os alunos protagonistas do próprio aprendizado e desenvolver habilidades úteis para o seu futuro profissional. Entre elas, a metodologia STEAM incentiva os alunos a discutir, interagir, criar soluções para problemas e aprender uns com os outros.
A metodologia STEAM é apenas uma das diversas metodologias ativas que têm o objetivo de otimizar o aprendizado do aluno e colocá-lo no centro do processo. Continue lendo e saiba a importância de utilizar essa abordagem em sala de aula.
O que é a metodologia STEAM?
O termo STEAM é um acrônimo em inglês para Science (Ciências), Technology (Tecnologia), Engineering (Engenharia), Arts (Artes) e Mathematics (Matemática).
Este modelo começou a ser criado nos anos 1990 nos Estados Unidos como uma resposta ao desinteresse de grande parte dos estudantes por disciplinas de exatas, causando uma carência de profissionais qualificados em determinadas áreas do mercado de trabalho.
Inicialmente, o modelo se chamava apenas STEM e não incluía as artes, adicionadas posteriormente.
A proposta era tornar as disciplinas de exatas mais atrativas, demonstrando aos alunos as aplicações práticas desses conhecimentos de uma forma diferente do modelo tradicional de ensino.
A inclusão da disciplina de Artes serve para enriquecer a experiência dessa metodologia ao ampliar o conhecimento para o campo das humanidades, proporcionando uma formação integral. Para isso, envolve os seguintes conhecimentos:
- Linguagem;
- Literatura;
- Cultura;
- Arquitetura;
- Design;
- Cinema;
- Teatro;
- Pintura;
- Fotografia.
Como funciona a metodologia STEAM na prática?
Na metodologia STEAM, as atividades guiadas permitem que os alunos resolvam problemas práticos em um processo colaborativo em que aprendem uns com os outros.
Além disso, ao conectar ideias e conceitos que pareciam desconectados, a abordagem beneficia o aprendizado interdisciplinar e traz os estudantes para o centro do processo cognitivo.
Nesse cenário, o professor é responsável pela mediação e por oferecer apoio aos estudantes de uma maneira ativa, sendo bastante atuante como parte desse esforço colaborativo.
Em sala de aula, esse modelo ativo de aprendizagem se dá por meio de projetos que passam por essas cinco áreas do conhecimento, em geral resolvendo problemas reais e dando origem a produtos como robôs, maquetes, sistemas, experimentos, entre outras possibilidades.
Para isso, é importante que os projetos sejam planejados em conjunto pelos professores de todas as disciplinas envolvidas, definindo um objetivo para o projeto que irá guiar as ações dos estudantes.
A metodologia STEAM é dividida em cinco etapas:
- Investigar;
- Descobrir;
- Conectar;
- Criar;
- Refletir.
Ao longo dessas etapas, os alunos podem vivenciar e aplicar o pensamento científico e crítico de maneira interpretativa e reflexiva, desenvolvendo habilidades como criatividade, resolução de problemas, comunicação, colaboração, competências socioemocionais, capacidade de lidar com diferentes situações, entre outras.
Para colocar a metodologia STEAM em prática, é importante que os professores tenham uma formação continuada focada em abordagens ativas, pois nesses modelos o educador atua como um facilitador da aprendizagem.
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