Ensino híbrido e sala de aula invertida: conheça essas tendências
Entre as maiores tendências educacionais dos últimos anos estão o ensino híbrido e a sala de aula invertida, dois métodos que se complementam e ajudam a tornar o processo de ensino e aprendizagem mais próximo da realidade dos alunos.
Durante a pandemia de coronavírus, nos dois últimos anos, houve uma aceleração da transformação digital na educação e as instituições usaram o ensino à distância de maneira emergencial. Com o avanço da vacinação e o retorno às aulas presenciais, muitas escolas mantiveram a tecnologia como forma de solucionar alguns desafios da educação.
Assim, o ensino híbrido, enquanto abordagem, e a sala de aula invertida, como metodologia de ensino, tornaram-se alternativas para diversas instituições de ensino que buscam colocar os alunos no centro do processo de ensino e aprendizagem.
O que é ensino híbrido?
O ensino híbrido, também conhecido como semipresencial ou blended learning, é a metodologia que combina aulas presenciais e remotas.
Dessa forma, em alguns momentos o aluno estuda sozinho e, em outros, é estimulado a interagir com os colegas e o professor, que assume um papel de facilitador e mediador da aprendizagem nos encontros presenciais.
A tendência para a educação nos próximos anos é que as escolas continuem adotando novas tecnologias no dia a dia, colocando o aluno como o protagonista do próprio aprendizado.
Na prática, os professores atuam como facilitadores que ajudam os estudantes a construírem o conhecimento e tiram dúvidas pontuais referentes aos temas de estudo.
O que é sala de aula invertida?
A sala de aula invertida, também conhecida como flipped classroom, é uma metodologia ativa em que o aluno tem acesso antecipado ao conteúdo e o tempo em sala de aula é usado para interagir com os colegas e tirar dúvidas com o professor.
Para isso, o estudante constrói seu aprendizado com o auxílio da tecnologia e a partir da utilização de vídeos, imagens e textos em diferentes formatos.
O objetivo é que os alunos aprendam uns com os outros, além de dar mais liberdade com relação ao uso do tempo.
Essa inversão permite que no encontro em sala de aula todos possam estudar, discutir os assuntos, argumentar e entender melhor o que foi visto anteriormente, agora com a orientação do professor.
Benefícios do ensino híbrido e sala de aula invertida
O ensino híbrido e a sala de aula invertida são complementares, pois a abordagem que mescla aulas presenciais e online pode ser aplicada de outras maneiras, com metodologias ativas como rotação por estações e aprendizagem baseada em problemas, por exemplo.
Porém, ao serem usadas em conjunto, é possível tornar o aluno protagonista do próprio aprendizado e trazer benefícios como:
- Melhor rendimento do tempo em sala de aula;
- Desenvolvimento da autonomia dos estudantes;
- Exercício da capacidade de trabalhar e construir soluções em grupo;
- Construção da aprendizagem ativa;
- Maior conexão entre os estudantes e professores;
- Desenvolvimento de habilidades socioemocionais.
Para colocar esses métodos em prática, a tecnologia é parte fundamental do processo, tanto em sala de aula quanto na gestão escolar.
O ensino híbrido requer um maior planejamento prévio dos gestores, pois alterações na disponibilidade ou na carga horária semanal dos professores, assim como mudanças na matriz curricular e na distribuição das turmas, podem ser necessárias para garantir a funcionalidade da grade.
Para ajudar os gestores na estruturação desse formato, o URÂNIA possui funções específicas para otimizar a criação de horários escolares híbridos.
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