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Como motivar a formação continuada de professores

Tempo estimado de leitura: 8 minutos

16 de maio de 2024

Acompanhe no artigo dicas eficientes para promover a formação continuada do corpo docente da sua Instituição de Ensino.

Ao contrário do que muitos pensam, os professores não se dedicam exclusivamente aos ensinamentos em sala de aula. Ser um docente qualificado envolve também a busca por capacitação constante por meio da formação continuada.

No entanto, motivar os professores a se engajarem neste processo contínuo de aprendizagem pode ser um grande desafio no cenário educacional atual.

Neste artigo, iremos explorar estratégias eficazes para incentivar os educadores e apresentar a formação continuada como uma importante ferramenta para aprimorar as práticas pedagógicas e o desenvolvimento profissional. Continue acompanhando para saber mais!

Entendendo a formação continuada

Devido à relevância da formação continuada para o universo educacional, esse assunto já foi tema no Blog do URÂNIA, no artigo “A importância da formação continuada para professores”. 

Agora, esta temática volta a ser destaque por aqui, porém com um foco um pouco diferente. Mas antes de nos aprofundarmos no tema “formação continuada”, é importante relembrar esse conceito.

A formação continuada pode ser entendida como o processo de aperfeiçoamento constante, no qual os professores se atualizam e ampliam seus conhecimentos em relação às práticas educacionais, alinhando-as às novidades e melhorias na educação.

Os saberes aprimorados por meio formação continuada, como técnicas de oratória, didática, preparação de aulas, gestão de tempo, conceitos de pedagogia, entre outros, fazem parte da rotina dos educadores e contribuem para o alcance de uma educação ainda mais eficiente e relevante para todos.

A formação continuada é uma prática essencial para o desenvolvimento do corpo docente, pois a área educacional está em constante evolução e frequentemente apresenta novas estratégias e abordagens que facilitam o ensino em sala de aula.

Por meio desta formação, os professores vivenciam um aperfeiçoamento permanente que, além de abranger atualidades, fatos e práticas pedagógicas, envolve novas tecnologias e tendências educacionais.

É importante ressaltar que o conceito de formação continuada pode ser aplicado tanto para professores dos mais diferentes níveis de ensino (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio), quanto para gestores educacionais, coordenadores e outros profissionais presentes no ambiente escolar.

Ao buscar formas de ampliar o repertório e desenvolver novas competências relacionadas às práticas pedagógicas, os professores e demais profissionais da educação se tornam ainda mais capazes de apoiar o desenvolvimento dos alunos de forma mais eficiente.

A criação de uma cultura de aprendizado contínuo

O conceito de formação continuada foi introduzido na educação brasileira com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9.394), em vigor no país desde 1996.

Já a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tornou a formação continuada uma pauta obrigatória nas escolas e redes.

A BNCC apresenta regras que norteiam a formação de professores. De acordo com o texto, a formação continuada deve ser baseada em três dimensões:

  • Conhecimento: dimensão relacionada ao domínio dos conteúdos;
  • Prática: dimensão relacionada à habilidade de criar e gerir ambientes de aprendizagem;
  • Engajamento: dimensão relacionada ao comprometimento do docente com a aprendizagem e com a interação com os colegas de trabalho, as famílias e a comunidade escolar.

Apesar da formação continuada já ter alguns anos de história no Brasil, implementar este conceito na rotina dos professores ainda pode representar um desafio para a gestão das Instituições de Ensino (IEs).

Por isso, selecionamos as principais estratégias para motivar os docentes a seguir investindo na capacitação contínua. Confira:

1. Oferta de apoio e tempo para estudos

Para estimular a formação continuada, a gestão pode oferecer o devido apoio e os recursos necessários para os docentes, além de integrar o conceito de capacitação contínua à cultura da instituição.

O tempo para estudos também é valioso para os professores. Dessa forma, é possível adequar a grade horária, disponibilizando horários específicos para estudo em cada período letivo.

Este planejamento do quadro de horários oferece maior flexibilidade para que os professores aprimorem seus conhecimentos em momentos voltados exclusivamente para a capacitação.

2. Indicação de cursos e materiais

Diante das diversas possibilidades de cursos e formas de estudo, a gestão escolar pode realizar uma seleção dos melhores materiais para indicar aos docentes.

As opções de cursos online, por exemplo, permitem a criação de uma rotina de estudos sem comprometer os planejamentos das aulas e o dia a dia dos professores.

3. Organização de grupos de estudos

Reunir os professores pode ser um incentivo a mais na busca por capacitação continuada. Por isso, vale organizar grupos de estudos para que o corpo docente possa discutir ideias, trocar dicas, compartilhar experiências e construir novos conhecimentos.

As reuniões e grupos de estudos podem ocorrer no próprio ambiente escolar, por ser um local em comum para todos, e devem contar com a figura de um professor “líder”, responsável por definir os temas de estudo. 

4. Estudos direcionados às tendências na educação

A área da educação está em constante evolução, e segue trazendo para a realidade de alunos e professores novas tendências e metodologias de ensino. Nesse sentido, é fundamental que o corpo docente esteja atualizado diante de tantas novidades.

Para acompanhar as mudanças na educação, a gestão escolar pode propor estudos direcionados às tendências do mercado, como novas tecnologias e metodologias em evidência. 

5. Realização de palestras e workshops

Investir em palestras e workshops é uma maneira da gestão escolar trazer o conhecimento para dentro do ambiente educacional.

Estas ações podem ser realizadas em épocas específicas do ano, com o objetivo de reunir conteúdos relevantes para o desenvolvimento profissional e otimizar o ensino transmitido aos alunos ao longo dos meses letivos.

Dica extra: O Ministério da Educação oferece alguns cursos de formação continuada para profissionais da educação, que incluem temáticas como gestão da aprendizagem escolar, alfabetização, educação infantil, tecnologias da informação e comunicação voltadas à educação, língua portuguesa, matemática, entre outros.

URÂNIA: seu aliado na elaboração de horários escolares inteligentes

Essencial para o aprimoramento constante do corpo docente, a formação continuada reflete diretamente na qualidade do ensino oferecido aos estudantes.
Mas apesar da grande importância deste conceito para a melhoria da educação, a gestão do tempo dos professores pode representar um impedimento para viabilizar a capacitação contínua da equipe.

Para solucionar este desafio, é preciso contar com ferramentas eficientes, que simplifiquem atividades desgastantes e otimizem a rotina da gestão escolar.

O URÂNIA está entre as soluções que permitem um ganho de tempo para instituições de ensino, por meio da criação rápida e eficiente de horários escolares.

Desenvolvido sobre as premissas da educação moderna, o URÂNIA realiza a distribuição das disciplinas de maneira inteligente, permitindo que as escolas elaborem horários escolares adequados à realidade da instituição e liberem um tempo valioso para os professores, gestores e coordenadores se dedicarem à formação contínua.

O URÂNIA conta com funcionalidades que possibilitam às escolas apoiar os docentes que buscam se aprimorar.

  • Horas-Atividade: o URÂNIA permite a geração de horários respeitando as horas-atividades informadas, podendo ainda fixá-las em horários específicos ou deixar para livre escolha do sistema. Esta funcionalidade possibilita o uso do tempo fora da sala de aula para formação continuada dos professores;
  • Reuniões: o URÂNIA permite verificar dias e horários livres para um grupo de professores, facilitando a realização de atividades em coletivas de formação continuada;
  • Dias a vir: essa função permite que o URÂNIA distribua a carga horária semanal do professor no menor número de dias possível, otimizando a rotina dos docentes que ficam com mais tempo livre para realização de estudos de aperfeiçoamento profissional.

Ao otimizar a gestão da grade horária, o URÂNIA contribui para a criação de uma rotina escolar mais saudável para o corpo docente, aumentando a satisfação dos profissionais, que ministram suas aulas com muito mais entusiasmo e motivação, e promovendo a melhoria do aprendizado por parte dos alunos.

Conte com o URÂNIA para promover um ambiente que valorize o aprendizado contínuo dos educadores e colha os melhores frutos dessa prática.

Entre em contato conosco e conheça todas as funcionalidades do sistema.

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