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A importância da formação continuada para professores

Tempo estimado de leitura: 7 minutos

Os professores que atuam todos os dias em sala de aula precisam enfrentar inúmeros desafios, desde alunos com diferentes necessidades até as mudanças tecnológicas que afetam todos os setores da sociedade. A formação continuada, portanto, é a oportunidade dos gestores e docentes continuarem desenvolvendo suas habilidades e oferecendo um ensino de qualidade aos alunos.

A formação continuada dos professores foi citada pela primeira vez em 1996, durante a implementação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e tem o objetivo de incentivar os educadores a adquirirem novos conhecimentos, otimizando a realização de suas atividades profissionais.

Atualmente, a educação continuada é entendida como um processo permanente e constante de aperfeiçoamento do conhecimento necessário às atividades dos docentes. 

Para isso, é realizada após a formação superior inicial e voltada a garantir um ensino de qualidade cada vez melhor aos alunos.

Com esta prática, os professores se mantêm atualizados com relação às novidades da sua área de atuação, as tecnologias educacionais e as novas metodologias de ensino que podem ser aplicadas em sala de aula.

Educação 4.0 e BNCC

A Educação 4.0 é um desdobramento da Indústria 4.0, que levou à criação de novas profissões e a demanda por habilidades específicas.

Assim, a escola também precisou se reinventar e utilizar a tecnologia com o objetivo de otimizar o aprendizado, preparando os alunos para as demandas atuais e futuras do mercado de trabalho.

Para isso, muitas escolas passaram a adotar metodologias ativas de ensino e o “learning by doing”, em que o aluno é colocado como protagonista do próprio aprendizado.

Outro ponto importante é a obrigatoriedade da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que trouxe uma série de mudanças para atualizar o currículo das escolas brasileiras e alinhar as aprendizagens essenciais para a formação dos alunos.

Nesse cenário, os professores também devem acompanhar as mudanças e encontrar novas abordagens de aprendizado, investindo em formas mais atrativas de envolver os alunos durante as aulas.

Por que a escola deve investir na educação continuada dos professores?

Cada vez mais a tecnologia faz parte do dia a dia dos alunos de diferentes idades, com ferramentas que facilitam o processo de ensino e aprendizado e ajudam a trazer os conteúdos do currículo escolar para o cotidiano das crianças e adolescentes.

Com as novas gerações cada vez mais habituadas ao ambiente digital, também é esperado que os professores estejam sempre atualizados e saibam dialogar com os estudantes, que consomem virtualmente diversos tipos de conteúdos.

Assim, mais do que manter os profissionais atualizados, a educação continuada também mantém a escola alinhada às necessidades dos alunos, contribuindo para o seu engajamento e retenção.

Portanto, as escolas devem se adequar às novas práticas pedagógicas e incentivar o aperfeiçoamento contínuo de seus profissionais, melhorando a qualidade do ensino da instituição e facilitando a implementação das competências gerais e habilidades definidas na BNCC.

Para colocar essas mudanças em prática, as escolas enfrentam diversos desafios, desde dificuldades de acesso a equipamentos tecnológicos até a falta de interesse de alguns docentes.

Porém, o principal desafio para a formação continuada dos professores costuma ser a falta de tempo, já que esses profissionais costumam dar aula em mais de uma instituição e nem sempre conseguem se comprometer com cursos e workshops, por exemplo.

As escolas que desejam estimular a educação de seus docentes podem contar com ferramentas tecnológicas para manter a escola organizada o ano inteiro, como o URÂNIA, a melhor solução para horários escolares.

Com o software, o gestor pode verificar os horários livres em comum para um grupo de professores e realizar reuniões ou cursos para proporcionar a capacitação continuada.

O URÂNIA respeita a disponibilidade informada pelos professores e gera horários escolares de qualidade para turmas presenciais, remotas e híbridas.

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