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Como elaborar o Projeto Político Pedagógico

Tempo estimado de leitura: 10 minutos

9 de novembro de 2022

Saiba qual a importância do Projeto Político Pedagógico (PPP) para uma escola e aprenda como criar esse documento.

O Projeto Político Pedagógico, também conhecido como PPP, é um documento extremamente importante, tanto para o planejamento quanto para acompanhar de perto as atribuições e objetivos de uma escola.

O PPP é uma ferramenta valiosa para as instituições de ensino, já que contém as diretrizes que influenciam todos os envolvidos no processo de aprendizagem, como pais, coordenadores, alunos e, é claro, professores.

Neste artigo nós reunimos algumas características do Projeto Político Pedagógico e ensinamos como elaborar o documento. Vale a leitura!

Os pilares do PPP

O PPP das instituições de ensino não são todos iguais, justamente por contemplarem valores que são específicos para cada escola.

Mas, apesar das diferenças de conteúdo, as instituições precisam conhecer os três pilares básicos para a elaboração do PPP.

Abaixo vamos explicar sobre cada um desses pilares:

Primeiro pilar: projeto

Como o próprio nome sugere, essa parte do Projeto Político Pedagógico descreve com uma linguagem formal quais são os objetivos das ações que serão propostas no PPP. São estipulados também os períodos de execução de cada atividade e o seu ponto de partida.

O projeto pode ter também uma sugestão de plano de ação, mencionando quais são os objetivos a longo e curto prazo com as ações sugeridas. Mas essa descrição pode ser breve, já que o plano propriamente dito poderá ser desenvolvido com mais detalhes em outra parte do documento.

Segundo pilar: político

As atribuições da escola e tudo que é ensinado nela vai além dos conteúdos das disciplinas.

Também é papel do ambiente escolar auxiliar na formação social dos estudantes, e isso vai refletir em como esses alunos irão atuar na sociedade.

É neste pilar que todos esses fatores precisam ser incorporados no PPP.

Terceiro pilar: pedagógico

A transformação do presente e do futuro dos alunos, é influenciada diretamente pela educação.

Pensando neste importante papel, o terceiro pilar irá sugerir as atividades, ações, oficinas ou projetos que irão auxiliar os alunos na potencialização do aprendizado.

Existem inúmeras possibilidades pedagógicas disponíveis para isso que podem ser acrescentadas no PPP.

Passo a passo para elaborar o PPP

Agora que já explicamos sobre a importância do Projeto Político Pedagógico e quais são os seus pilares, saiba qual é o passo a passo para criação deste documento.

  1. Estimule a participação de várias frentes:

    Quanto mais participação houver na criação do PPP, melhor será o resultado final.

    É por isso que pais e professores precisam dialogar sobre a importância desse documento e por meio de uma força tarefa conjunta elaborar o PPP.

    Exemplos de como estimular essa construção coletiva:

    Podem ser criadas reuniões específicas para essas discussões ou no próprio Conselho de Classe, destinar um momento apenas para essa pauta.

    Para auxiliar nesse processo, os professores podem criar uma breve apresentação do que é o Projeto Político Pedagógico para que os pais possam compreender melhor e se sentirem estimulados a contribuir.

  2. Acrescente dados relevantes e uma análise do ano interior:

    Apresentar alguns números da escola também é interessante para contextualizar onde a instituição está e onde ela quer chegar.

    Índices como número de matrículas, média de cada série, situação socioeconômica dos alunos, taxas de reprovação e aprovação são interessantes para traçar objetivos a curto e longo prazo.

    Como esses dados podem ser reunidos:

    As informações inseridas na matrícula geralmente contam com campos que permitem a obtenção desses dados. A situação socioeconômica das famílias também é uma informação interessante para acrescentar.

  3. Crie a missão da escola:

    A missão é um item extremamente importante dentro do PPP, já que é ela que poderá guiar todo o restante da elaboração do projeto.

    Como definir a missão da escola:

    Informações como o surgimento da escola, o que mudou desde essa data, bem como algumas características dos métodos de ensino adotados pelos professores em sala de aula podem compor a missão da escola.

  4. Explique sobre a divisão das turmas:

    É importante conter a quantidade de turmas, suas séries e o número de estudantes em cada uma delas, pois isso impacta também nas sugestões de atividades, principalmente aquelas que por algum motivo demandam uma quantidade específica de participantes.

  5. Defina as grades horárias de cada disciplina:

    Além da descrição de divisão das turmas, podem ser explicadas as razões pelas quais certos horários foram organizados, como as escolhas para otimizar o tempo do professor na escola ou em relação às aulas ministradas em conjunto entre duas disciplinas.

  6. Organização do uso de salas e materiais:

    Essa parte é importante para organizar o ano letivo. Com uma proposta de organização já preparada os professores poderão saber de antemão quais atividades poderão realizar em determinados ambientes da escola.

  7. Recepção de novos professores e colaboradores:

    Demonstre o quanto a instituição cresceu e como é feita a inclusão desses funcionários na escola. Caso existam etapas de integração, mostre como elas são realizadas. Se isso não acontecer, aproveite para sugerir esses pontos como metas futuras no plano.

    Como receber novos professores e colaboradores na escola:

    A empatia e o acolhimento são fundamentais no processo de adaptação onde tudo é novo e desafiador.

    Criar cartões de boas-vindas, organizar um café da manhã junto com os outros professores e colaboradores e disponibilizar um guia impresso de como a escola é dividida, sua história, sua quantidade de alunos e membros da equipe são maneiras de promover esse acolhimento.

  8. Divulgação das metas e objetivos da escola:

    Essa parte do Plano Político Pedagógico é a síntese, mas com o olhar voltado para o futuro, de todos os itens que mencionamos acima.

    Existem vários fatores dentro de uma instituição de ensino que podem ser melhorados e para que isso aconteça é preciso sugerir meios para essas mudanças como atividades extras, oficinas, reuniões, projetos com a participação dos pais juntamente com os alunos etc.

  9. Elaboração de planos de ação para atingir os resultados:

    O plano de ação vai explicar de forma detalhada como as metas e objetivos da escola serão atingidos e os prazos para cada atividade proposta em específico. Nas ações como atividades extras, oficinas, reuniões e projetos será necessário estipular a duração e quem irá participar.

    Depois de acrescentar todas essas informações que citamos acima, será o momento de definir um plano claro e objetivo.

    Esse plano vai conter a quantidade de reuniões, atividades extras, projetos dentro e fora da escola, juntamente com seus períodos de duração e seus objetivos.

    A participação ou não dos pais nessas atividades também precisa estar descrita no plano.

    Como criar um plano de ação:
    Há diversas metodologias de plano de ação disponíveis e por isso a nossa sugestão é pesquisar e encontrar aquele que se adequa melhor à estratégia que está definindo no PPP. Alguns exemplos de métodos são:

    5W2H: este método reúne sete diretrizes para minimizar questionamentos sobre a execução de atividades.
    PDCA – Plan, Do, Check and Act (Planejar, Fazer, Verificar e Agir): esse modo sugere um ciclo contínuo de acompanhamento e melhoria dos processos.

  10. Divulgação do calendário escolar:

    O PPP deve conter também o calendário escolar do ano, informando as datas de início e final do ano letivo, semanas pedagógicas, feriados, provas e dias letivos.

  11. Considerar as diretrizes pedagógicas:

    O Projeto Político Pedagógico precisa estar de acordo com as diretrizes estipuladas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nesse sentido é imprescindível seguir as orientações da BNCC. É a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) que regulamenta o sistema educacional brasileiro, e por isso deve ser considerada para a elaboração da PPP.

Utilize o URÂNIA para facilitar a criação de alguns pontos do PPP

O URÂNIA é um sistema desenvolvido para organizar grades horárias de forma rápida e eficiente, permitindo que gestores tenham mais tempo para se dedicar a outras demandas da escola.

Através das suas funcionalidades, o URÂNIA organiza os horários de aulas respeitando a disponibilidade dos professores e o uso de laboratórios e quadras, otimizando o tempo dos gestores e professores.


Pontos de atenção


Muitas instituições de ensino enxergam o PPP apenas como uma tarefa burocrática que deve ser cumprida por obrigação.

É necessário mudar essa concepção, já que os objetivos definidos no PPP vão influenciar a escola como um todo.

Quando pais, coordenadores, gestores e professores compreendem o quanto o Projeto Político Pedagógico influencia o aprendizado, percebem a necessidade de manter esse documento disponível e com fácil acesso, pois ele será um verdadeiro guia para a comunidade escolar.

Como colocá-lo em prática

Depois de criar o PPP, tudo que foi indicado na teoria precisa acontecer na prática.

Para auxiliar nesta etapa, nós criamos um artigo sobre o assunto.

E se a sua instituição precisar de mais um conteúdo sobre o PPP, faça download deste conteúdo completo sobre a elaboração do Plano Político Pedagógico.

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