5 dicas para criar um planejamento escolar efetivo
Tempo estimado de leitura: minutos
21 de janeiro de 2019
Antes de começar a desenvolvê-lo considere os seguintes itens:
1. Quem precisa participar?
Todos os profissionais de educação precisam participar da elaboração por que ele influencia a escola inteira. Portanto, devem comparecer aos encontros gestores, professores e funcionários.
2. Quando fazer?
O ideal é que antes de começar os dias letivos, os docentes se reúnam para apresentar as intenções da instituição escolar e confrontar com a sua realidade. E, por conseguinte, juntos, elaborar um plano de ação que combine duas condições: o que se deseja fazer e o que pode ser feito dentro da realidade da escola;
3. A quem devo satisfazer?
Englobe sempre os interesses dos docentes, discentes, funcionários, governo, família e toda a comunidade. Assim, é possível que a escola se aproxime da sua missão sem deixar de analisar o contexto no qual está inserida.
4. O que deve constar?
Deve descrever quais são os propósitos da escola para a formação integral do aluno. Dessa forma, os professores poderão sistematizar suas aulas em consonância com os objetivos a serem atingidos por aquela unidade escolar. De maneira mais ampla, a construção desse documento deverá contemplar:
- Regras de uso dos espaços da escola (bibliotecas, pátio, quadras, etc);
- Calendário geral da escola;
- Projetos interdisciplinares;
- Reuniões de pais e professores;
- Avaliações;
- Formação continuada.
5. Como a comunidade pode participar?
Um bom planejamento deve conciliar também os interesses de todas as partes externas. Por isso, é indispensável que a comunidade participe efetivamente das decisões. O planejamento é um instrumento de melhoria na educação dos alunos, por isso precisa ser pensado coletivamente, com compromisso e responsabilidade.
6. Quem é o responsável?
A equipe gestora, pois cabe a eles encontrar pontos de partida para atingir um nível esperado de mobilização, assim, além de abrir espaço para que os membros da equipe de coordenação pedagógica e docentes troquem experiências, o planejamento possibilita que o conselho familiar e a comunidade tenham oportunidade de contribuir para a instituição. Essa atitude de conciliar interesses de todos os participantes torna a escola mais consciente das demandas externas e mais democráticas.
Soluções que facilitam o planejamento pedagógico
Por ser um dos elementos de maior importância dentro da escola, o planejamento pedagógico exige tempo e dedicação dos gestores que precisam desenvolvê-lo, acompanhá-lo e repensá-lo a todo o momento. Dessa forma, contar com soluções que facilitam a rotina escolar permitem que gestores usem seu tempo para se dedicar a estas atividades.
O URÂNIA é o programa certo para a elaboração de horários escolares. Desenvolvido para poupar seu tempo, com ele você cria, organiza e modifica os horários escolares da sua instituição de acordo com as necessidades do momento.
Com o URÂNIA você pode:
- Determinar os horários em que cada professor pode dar suas aulas;
- Elaborar o horário de várias sedes ao mesmo tempo, controlando o deslocamento dos professores;
- Indicar a forma como as aulas das disciplinas devem ser dispostas na semana (geminadas, separadas, só uma aula por dia, etc.);
- Limitar o número de aulas diárias de cada professor;
- Trabalhar com dois ou mais professores em conjunto (divisão de classes);
- Definir turmas com horários diferentes de início e término de aula;
- Controlar a utilização de ambientes (quadra de esportes, salas, laboratórios, etc.);
- E muito mais.
Confira os depoimentos dos gestores satisfeitos com o nosso trabalho e comprove como URÂNIA atua de forma eficaz, resolvendo todos os problemas com horários em milhares de escolas em todo o Brasil.