4 lições que o gestor escolar aprendeu na pandemia

No início de 2020, a pandemia de coronavírus fez com que instituições de ensino de todas as etapas precisassem implementar soluções emergenciais de ensino remoto. Esse período trouxe diversas mudanças que permanecem até os dias atuais, como a utilização da tecnologia e outros desafios que acabaram por impactar a moderna gestão escolar.

Agora, dois anos após o início da pandemia, o avanço da vacinação propiciou a volta às aulas presenciais, e a gestão escolar aproveita das lições aprendidas neste tempo de inovações necessárias. Conheça algumas dessas lições:

1. Desenvolvimento da autonomia e independência dos alunos

A autonomia e a independência são duas habilidades socioemocionais importantes de serem desenvolvidas na escola, pois ajudam os alunos a se tornarem cidadãos e profissionais mais proativos.

Com o ensino remoto, estudantes de diversas idades encontraram novas formas de estudar à distância contando com a tecnologia para receber o acompanhamento pedagógico da instituição.

Assim, as escolas devem criar metodologias e avaliar estratégias para continuar estimulando os alunos a se tornarem os protagonistas do próprio aprendizado.

Seja com a criação de planejamentos diários, checklists ou planos de estudos, por exemplo, a ideia é manter os adolescentes engajados em aprender, se comunicar e saber buscar informações de forma independente e com pensamento crítico.

2. A importância do trabalho em equipe

No contexto de distanciamento social e aulas a distância, a família e a escola precisaram se unir ainda mais para fornecer o apoio necessário para o aprendizado das crianças e adolescentes.

Com a volta às aulas presenciais, é importante que essa comunicação seja mantida, pois tanto família quanto escola têm o mesmo objetivo de formar indivíduos preparados para enfrentar os desafios da vida em sociedade.

Por isso, devem se manter alinhadas e atuar de maneira complementar, pois, com o envolvimento dos pais ou responsáveis na rotina escolar, os alunos sentem-se mais seguros, motivados e valorizados.

Além disso, essa aproximação traz diversos benefícios para a escola, como o aumento da satisfação das famílias e, consequentemente, a retenção de alunos.

3. Saúde física e mental

Durante a pandemia, muitos alunos, professores, colaboradores e famílias tiveram problemas de saúde física e mental.

Para os estudantes, pode haver ainda uma sobrecarga de deveres de casa, pressão para tirar boas notas, entre outras questões que aumentam as aflições do dia a dia.

Da mesma forma, professores, membros da equipe pedagógica e outros colaboradores podem estar sobrecarregados e desmotivados.

Uma das lições para a gestão escolar no pós-pandemia, portanto, envolve incorporar o bem-estar e a preocupação com a saúde física e mental das pessoas nas práticas diárias.

Com uma cultura organizacional preocupada com esses fatores, é possível criar palestras, rodas de conversa e outras atividades para reduzir os impactos negativos da pandemia na saúde dos adolescentes e profissionais da educação.

4. Uso da tecnologia dentro e fora de sala

Nos últimos anos, a transformação digital na educação foi um tema amplamente discutido nas instituições de ensino e trouxe a tecnologia para o dia a dia de alunos, professores e gestores.

Em um cenário cada vez mais tecnológico, a pandemia acelerou essa mudança em instituições de ensino de todo o mundo, seja para transmitir as aulas ou até mesmo para facilitar a gestão escolar.

Com as tecnologias educacionais adequadas, é possível desenvolver ambientes de aprendizado personalizados, otimizar a comunicação interna e externa, integrar as informações em um sistema de gestão único e elaborar horários escolares otimizados que ajudem a melhorar a qualidade de vida de estudantes, docentes e gestores.

O URÂNIA é a solução para facilitar a rotina escolar e gerar grades com alta qualidade pedagógica, seja no ensino presencial, remoto ou híbrido.

O horário tem um grande impacto no dia a dia de alunos, professores e da gestão escolar. Por isso, o URÂNIA tem diversos recursos que melhoram a produtividade dos educadores e o desempenho dos estudantes.

Com o retorno às aulas presenciais, a tendência é que a tecnologia tenha um papel cada vez mais importante na otimização de processos e na redução da burocracia em escolas de todas as etapas.

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