⏰ HORÁRIO DE ATENDIMENTO: SEG. A SEX. DAS 08H ÀS 18H | ☎️ 0800 702 2011 📧 CONTATO@HORARIO.COM.BR

10 formas de deixar os alunos mais motivados

Tempo estimado de leitura: minutos

23 de junho de 2017

Teacher and student in a classroom at school.

Muitos professores reclamam do interesse dos alunos nas aulas, não participando e nem fazendo as atividades. Apesar de esse ser realmente um desafio diário de quem escolheu ser professor, existem algumas maneiras de mudar essa situação e ter uma aula mais produtiva.

O grande segredo é manter os seus alunos motivados, pois quando isso acontece, automaticamente, tudo parece melhorar. Se você também tem dificuldades para prender a atenção dos seus estudantes, veja 10 dicas de como mantê-los motivados.

1 – Desenvolver a confiança

Para que seus alunos prestem atenção na sua aula, eles precisam confiar em você. Você deve estar sempre acessível e disponível para responder as questões e solucionar todas as dúvidas, de modo que eles comecem a perceber que podem confiar em você.

2 – Oferecer um sentimento de controle e responsabilidade para o aluno

Para que eles possam confiar em você e prestar mais atenção nas aulas, você precisa passar uma boa imagem. Ou seja, ele precisa perceber que você é a autoridade da sala, e precisa aprender a respeitá-la. Eles devem saber que você tem responsabilidade para transmitir os ensinamentos.

3 – Incentive a meritocracia

Você precisa passar para os seus alunos o sentimento de que eles também são responsáveis pelo aprendizado, ou seja, eles precisam se motivar a aprender. Dessa forma, tudo o que conseguirem, é também mérito deles. Ofereça incentivos e recompensas pelos avanços, por menores que sejam, pois assim se sentirão mais motivados a se esforçar cada vez mais.

4 – Incentive o compartilhamento de conhecimento entre os alunos

Durante as suas aulas, você deve incentivar seus alunos a participarem, expondo as suas ideias e o que aprenderam sobre o assunto. Essa permissão para que eles mostrem os seus conhecimentos e conversem com os outros colegas ajuda a se sentirem mais motivados.

5 – Ofereça feedbacks constantes

Outro ponto que ajuda a seus alunos se manterem motivados é você sempre dar feedbacks das atividades. Quando você não faz isso, eles nunca sabem se acertaram ou não, e assim, não sentem interesse em melhorar.

6 – Demonstre o quanto o aprendizado dos alunos é importante para você

Para que seus alunos se sintam motivados, você precisa transmitir para eles que você está motivado a ensinar, e que o aprendizado deles é importante para você. Quando eles perceberem que você se preocupa, de verdade, eles se dedicarão mais.

7 – Ofereça um ambiente livre para exposição das ideias

Muitos professores erram ao limitar a participação dos alunos, não permitindo que eles coloquem as suas ideias dentro da sala de aula. Abrir espaço para a participação é fundamental para deixá-los mais motivados.

8 – Mantenha o bom humor

Para que você consiga passar uma boa imagem e cativar os seus alunos, o bom humor deve fazer parte do seu dia a dia. Não adianta tentar ensinar com a “cara amarrada”, pois isso afastará ainda mais os seus alunos.

9 – Encoraje a reflexão

Além de transmitir os conteúdos, estimule a reflexão dos seus alunos sobre os assuntos ensinados. Faça eles pararem para pensar sobre o que aprenderam, pois assim eles conseguirão relacionar com outros aprendizados.

10 – Ajude-os a estabelecer metas

Quando os alunos não possuem metas, eles não têm motivação para melhorar. Ajude-os nesse processo, de estabelecer as próprias metas, pois assim eles se sentirão mais motivados a continuar aprendendo cada vez mais.

Se você gostou desse conteúdo, clique aqui e confira outros artigos.