⏰ HORÁRIO DE ATENDIMENTO: SEG. A SEX. DAS 08H ÀS 18H | ☎️ 0800 702 2011 📧 CONTATO@HORARIO.COM.BR

Defasagem escolar: o que é, quais as causas e impactos no aprendizado

Tempo estimado de leitura: 7 minutos

10 de outubro de 2024

Defasagem escolar

A defasagem escolar é um problema que afeta milhares de estudantes, comprometendo o aprendizado e limitando suas oportunidades futuras.

Se você tem interesse em entender melhor as dificuldades de aprendizado, este artigo vai lhe ajudar a compreender melhor o que é defasagem escolar, quais as causas e de que forma ela impacta o desenvolvimento dos alunos.

Continue a leitura e confira como a defasagem escolar pode se manifestar e quais são os seus principais efeitos no desenvolvimento acadêmico e social na vida dos estudantes.

O que é defasagem escolar?

Defasagem escolar ocorre quando o aluno, por diferentes motivos, não consegue acompanhar a contento o currículo escolar, ficando atrasado em relação à série ou turma que frequenta.

Esse atraso no aprendizado pode acontecer por uma série de fatores, e a gravidade pode variar caso a caso. O atraso pode ser pequeno e temporário e corrigido com intervenções pedagógicas adequadas. Porém, o aluno pode apresentar uma defasagem prolongada, o que torna esse obstáculo cada vez mais difícil de superar, culminando na temida reprovação dos estudantes ou no avanço de estudantes despreparados.

A defasagem escolar pode estar relacionada às dificuldades de aprendizagem, mas também pode ser fruto de fatores externos, como a falta de apoio familiar ou dificuldades financeiras que afetam o cotidiano dos estudantes.

A seguir, vamos aprofundar este tema e falar mais sobre as causas da defasagem escolar. Continue acompanhando o artigo!

Quais as causas da defasagem escolar?

Embora a defasagem escolar esteja geralmente ligada ao fato de que o aluno pode estar frequentando uma série inadequada ao seu desenvolvimento intelectual, existem diversas causas para a defasagem escolar, e muitas delas estão interligadas. Veja abaixo algumas das principais razões que levam ao atraso no aprendizado.

Desigualdade social e econômica

A desigualdade social e econômica é uma das maiores responsáveis pela defasagem escolar no Brasil. A falta de recursos financeiros para a compra de materiais escolares, uniformes e, até mesmo, garantir uma alimentação adequada e balanceada pode impactar diretamente o desempenho do aluno em sala de aula.

O acesso à educação fica comprometido, principalmente, quando essas famílias vivem em áreas onde as escolas têm menos infraestrutura e menos recursos tecnológicos.

A combinação desses fatores resulta em uma educação de menor qualidade, que não consegue oferecer as mesmas oportunidades de aprendizado que os alunos de classes mais favorecidas têm acesso.

Problemas familiares e falta de estímulo em casa

O ambiente familiar desempenha um papel importantíssimo no sucesso escolar. Alunos que enfrentam instabilidade familiar, como a separação dos pais, violência doméstica, ou que vivem em situações de vulnerabilidade, tendem a ter mais dificuldade para focar nos estudos.

A falta de estímulos em casa, de incentivos para os estudos, para realizar os deveres, e até de condições adequadas para estudar, contribuem significativamente para a defasagem escolar.

Muitos alunos de famílias em situação de vulnerabilidade ainda precisam trabalhar desde cedo para ajudar com as despesas de casa. O resultado é o afastamento da escola e dos estudos.

Deficiências no sistema educacional 

O próprio sistema educacional pode ser uma causa da defasagem escolar. Escolas com falta de recursos, professores mal remunerados e problemas estruturais afetam diretamente o aprendizado dos estudantes.

A defasagem escolar também pode ser causada pela falta de metodologias diferenciadas para lidar com alunos em diferentes níveis de aprendizagem, além da ausência de programas de combate à evasão escolar.

Problemas de saúde física e mental

A saúde física e mental dos alunos também são fatores determinantes para o sucesso escolar. Crianças que apresentam problemas de visão, audição, ou que sofrem com transtornos de aprendizagem, como o déficit de atenção (TDAH) ou dislexia, podem ter mais dificuldades para acompanhar os conteúdos em sala de aula.

Quando esses problemas são ignorados, não diagnosticados ou tratados, o atraso no aprendizado se agrava, levando à defasagem escolar.

Além disso, questões emocionais acarretadas por diversos fatores, como baixa autoestima, crises de ansiedade, depressão, também podem levar ao atraso no aprendizado.

Pandemia de COVID-19

Desde que a pandemia de COVID-19 levou ao fechamento das escolas e à adoção do ensino remoto pudemos observar o quanto essa questão intensificou a defasagem escolar em todo o mundo.

No Brasil, parte dos alunos não têm acesso à internet ou celulares e computadores adequados, muitas crianças e jovens perderam meses ou até anos de aprendizado, agravando ainda mais o problema da defasagem escolar.

Principais impactos da defasagem escolar

A defasagem escolar gera uma série de consequências para o aluno, e também para a sociedade. A seguir, veja os principais impactos:

  • Baixo rendimento escolar

Alunos que estão defasados apresentam baixo rendimento nas avaliações e atividades escolares. A dificuldade em acompanhar o ritmo dos demais colegas de classe pode gerar frustração, desmotivação e até abandono escolar.

  • Aumento da evasão escolar

Jovens que precisam ingressar no mercado de trabalho e dividem seu tempo entre escola e obrigações profissionais, podem se sentir incapazes de acompanhar o ritmo das aulas e acabam por ficar defasados em relação à turma. Isto pode ser frustrante e desmotivador, levando à evasão escolar.

  • Problemas emocionais e desmotivação

Os alunos defasados em relação aos seus colegas de classe muitas vezes sofrem com baixa autoestima, o que ocasiona problemas emocionais, desmotivação, ansiedade e até depressão.

Como o uso da tecnologia pode minimizar os impactos da defasagem escolar?

Podemos perceber que a defasagem escolar é um problema complexo e suas causas estão enraizadas em questões sociais, econômicas e estruturais. E a gestão escolar tem um papel fundamental neste processo.  Tornar a escola um ambiente acolhedor e moderno, onde todos estejam atentos aos menores sinais que demandam atenção é crucial para prevenção e cuidado com a defasagem escolar.

Criar uma grade horária equilibrada faz parte do início deste processo, pois um horário escolar mal planejado pode impactar tanto os alunos quanto o andamento da rotina escolar. 

Lançar mão do URÂNIA para resolver os horários de professores de sua escola é o primeiro passo neste desafio.

O URÂNIA é uma solução para minimizar os impactos da defasagem escolar, oferecendo um planejamento adequado de horários bem elaborados. 

Por montar grades horárias com rapidez e eficiência, o URÂNIA permite que gestores, coordenadores e demais profissionais tenham mais tempo para realizar atividades que contribuam para a melhoria pedagógica da escola.

Entre em contato e conheça todas as vantagens que o URÂNIA oferece para a sua instituição!

Gostou do artigo de hoje?

Navegue pelo blog do URÂNIA e confira outros conteúdos relacionados ao universo da educação.

Acompanhe-nos também nas redes sociais, Instagram, Facebook e LinkedIn, e fique por dentro de todas as novidades.