Qual é o papel da coordenação escolar?
Princípios da coordenação escolar
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 cabe à coordenação escolar a tarefa de auxiliar diretamente “aos professores na sua prática e o estreitamento da relação entre a família e a escola.”
Para exercer essa função o perfil do coordenador pedagógico deve ser baseado em três princípios: A capacidade de ser formador de opinião, articulador e transformador. Logo, as suas atribuições consistem em manter a relação harmônica entre os alunos, professores, direção da escola e pais, criando projetos que visem a integração da escola como um todo.
Para evitar que esse profissional não fique sobrecarregado ou tenha que atuar em outras áreas que não são de sua responsabilidade, é importante destacar as principais funções em cada âmbito escolar. Podemos dividi-las da seguinte maneira:
Na relação com os docentes o coordenador escolar deverá:
- Ser aberto ao diálogo;
- Levantar questões;
- Destacar os acertos e os problemas;
- Ter atitudes parceiras;
- Ajudar os professores na reflexão de suas práticas;
- Garantir a formação continuada dos docentes.
Na interação com as famílias o coordenador deverá:
- Entender a lógica das famílias e evitar situações de conflito;
- Tentar trazer a família para o centro da escola envolvendo os pais em eventos e projetos relacionados aos temas discutidos em sala de aula;
- Aproximar os pais dos processos de aprendizagem dos filhos;
- Incentivar o trabalho em grupo;
- Avaliar o processo de ensino-aprendizagem.
No trabalho com a direção da escola:
- Garantir a boa comunicação;
- Mostrar a importância de ensinar e aprender, bem como aprender o papel da escola na sociedade;
- Respeitar as diferentes funções e ser aberto ao diálogo;
- Valorizar o trabalho dos outros membros da equipe;
- Inserir novas formas de pensar às práticas escolares.
Por estar presente em todos os âmbitos, o coordenador consegue enxergar a escola como um todo. Ele é capaz de criar uma abertura no espaço pedagógico em que todos os envolvidos possam criar questionamentos, intervenções e propostas colaborativas. Assim é mais fácil estabelecer um clima de confiança mútua, além de um ambiente agradável para se trabalhar, lecionar e aprender.
Como a EdTech pode facilitar a coordenação escolar?
Na atual conjuntura escolar, novas tecnologias ligadas a EdTech ganham espaço e otimizam os processos, auxiliando no desempenho e criando soluções para para o coordenador escolar. Confira algumas delas:
- Aquisição de novos conhecimentos e habilidades via EAD: Por estar sempre tão envolvido com todas as partes de comunicação, muitas vezes falta tempo para que a coordenação se qualifique em estudos presenciais. Mas, atualmente muitas universidades oferecem opções para a formação continuada online. Desse modo, o coordenador pedagógico poderá realizar a atualização necessária nos seus conhecimentos em seu tempo livre, ou quando estiver em casa.
- Ferramentas de gestão de horários: A tarefa de criar horários escolares manualmente e remanejar as faltas dos professores é muito cansativa. Em algumas escolas é comum retirar esse profissional do cargo e colocá-lo para substituir o professor faltante. Isso ocorre muitas vezes quando há outros profissionais disponíveis na escola, que poderiam fazê-lo sem prejudicar a Instituição de Ensino, mas devido a desorganização não é possível controlar onde cada professor está. Com o auxílio do URÂNIA todas as tarefas ligadas à gestão de horários escolares podem ser realizadas em menos tempo. Deixando espaço para que as principais funções de um coordenador escolar recebam a maior parte de sua atenção. Saiba mais a respeito do programa em nosso website.
Como podemos observar, além de fazer o trabalho pedagógico, o coordenador deve refletir sobre o desempenho da escola, criando em conjunto com a comunidade maneiras criativas para realizar a prática educacional democrática, essencial para evitar a evasão escolar.
Se você se interessou pelo assunto e quer saber um pouco mais a respeito, nós temos este outro artigo sobre o tema: Qual é o papel da coordenação escolar?