⏰ HORÁRIO DE ATENDIMENTO: SEG. A SEX. DAS 08H ÀS 18H | ☎️ 0800 702 2011 📧 CONTATO@HORARIO.COM.BR

O que é neuroeducação e como ela influencia na aprendizagem

Tempo estimado de leitura: 10 minutos

15 de março de 2023

A neuroeducação é uma abordagem que integra conhecimentos da neurociência com a prática educacional, e tem o objetivo de compreender melhor como o cérebro humano aprende, para, então, melhorar o desempenho dos estudantes.

Essa abordagem considera que a aprendizagem é um processo complexo, que envolve não apenas o cérebro, mas também fatores emocionais, sociais e culturais. Neste artigo, vamos explorar as características da neuroeducação, seus impactos e como ela pode ser aplicada no ambiente escolar.

Características da neuroeducação

Ensinar de forma eficiente em um mundo cada vez mais complexo e com demandas cada vez mais específicas é um desafio. Por isso, compreender o funcionamento do cérebro humano e aplicar os princípios da neurociência na educação é uma forma de potencializar o aprendizado.

A neuroeducação combina neurociência e psicologia cognitiva, pedagogia e educação. A abordagem multidisciplinar se apoia na compreensão de que o cérebro humano consegue mudar e se adaptar constantemente, mesmo na idade adulta, possibilitando que a aprendizagem seja otimizada em qualquer fase da vida.

As principais características da neuroeducação são:

  • Foco na individualidade: reconhecer que cada aluno é único, com habilidades, interesses e estilos de aprendizagem diferentes é importante para compreender as características individuais e adaptar a metodologia de ensino de acordo com suas necessidades.
  • Abordagem multidisciplinar: combinar princípios e descobertas de diferentes áreas do conhecimento para ajudar a desenvolver metodologias de ensino mais eficazes e adaptadas às particularidades dos alunos.
  • Ênfase no aprendizado ativo: a participação ativa do aluno é crucial no processo de aprendizagem. Por isso, metodologias que permitem ao aluno desenvolver habilidades como pensamento crítico, criatividade e resolução de problemas, como atividades práticas, debates e discussões em grupo, são indispensáveis.
  • Uso de tecnologias educacionais: incorporar adequadamente as tecnologias educacionais mais recentes no processo de ensino ajuda a otimizar a aprendizagem dos alunos.

Impactos da neuroeducação no ensino

Aplicar princípios da neuroeducação na sua Instituição pode ter um impacto significativo no ensino e aprendizagem. Oferecer metodologias de ensino mais eficazes e adaptadas às necessidades individuais dos alunos, leva a um aumento na motivação e na autoestima, melhorando o desempenho acadêmico.

Essa abordagem valoriza o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho e na vida pessoal. Sob o impacto positivo da neuroeducação, os alunos têm a oportunidade de aprimorar suas capacidades de lidar com emoções, trabalhar em equipe e resolver conflitos.

A neuroeducação também estimula a criatividade e a inovação, incentivando os alunos a explorarem novas ideias e abordagens para os problemas. Isso pode ser especialmente importante em um mundo cada vez mais complexo e volátil, onde inovar e adaptar-se rapidamente será um diferencial competitivo.

Como aplicar a neuroeducação no ambiente escolar?

A neuroeducação pode ser aplicada desde a educação infantil até a pós-graduação e em diferentes aspectos do ambiente escolar, da gestão à organização física do espaço.

A seguir, confira algumas dicas para aplicar a neuroeducação na sua instituição de ensino e diferenciar ainda mais a sua escola.

  • Estratégias de ensino personalizadas

A partir do conhecimento das características do cérebro e do processo de aprendizagem, é possível desenvolver estratégias pedagógicas mais eficientes e adequadas às necessidades individuais de cada aluno, personalizando o ensino.

A aprendizagem baseada em projetos é uma dessas metodologias. O objetivo é envolver os alunos em projetos interdisciplinares, que permitam a aplicação, em situações reais, dos conhecimentos aprendidos, possibilitando que eles se tornem protagonistas do próprio aprendizado.

  • Estimulação sensorial

A neuroeducação reconhece que o ambiente físico pode afetar a aprendizagem dos alunos. Por isso, ela visa adaptar o ambiente escolar para estimular os cinco sentidos dos alunos, aumentando a atenção, concentração, criatividade e interação social.

Assim, é essencial a criação de espaços de convivência, áreas verdes, laboratórios e a utilização de recursos audiovisuais, como vídeos e sons, ou a realização de atividades que envolvam os sentidos, como jogos e brincadeiras.

  • Educação socioemocional

Desenvolver habilidades como a empatia, a autoestima e a resolução de conflitos ajuda os alunos a lidarem com as conquistas e frustrações no processo de aprendizagem. Na neuroeducação, habilidades socioemocionais são essenciais para o desenvolvimento cognitivo dos estudantes.

Na prática, a educação socioemocional pode ser aplicada por meio de atividades pedagógicas que estimulem a reflexão sobre as emoções e as relações interpessoais, como a realização de jogos cooperativos, debates sobre valores e normas sociais, incentivo ao voluntariado, entre outras.

  • Desenvolvimento da metacognição

Metacognição é uma habilidade cognitiva que envolve a capacidade de monitorar e autorregular o próprio processo cognitivo, envolvido na aprendizagem. Significa que o aluno consegue compreender como ele aprende e quais estratégias são mais eficientes para que ele se saia melhor nos estudos.

Com isso, o aluno consegue identificar as suas próprias dificuldades e limitações, bem como as suas habilidades e pontos fortes, assumindo maior controle sobre o aprendizado. O feedback constante dos professores ajuda a fornecer indícios para esse aluno tomar as melhores decisões para si.

Modernize ainda mais a sua gestão e ganhe tempo para novos projetos

Usar os conhecimentos científicos da Neuroeducação pode ser uma estratégia valiosa para educadores que desejam promover uma aprendizagem mais eficaz e significativa, preparando os alunos para enfrentarem os desafios pessoais e profissionais do mundo contemporâneo.

Incluir os princípios da neuroeducação nas instituições demanda estudo e dedicação de todos os profissionais, exigindo tempo disponível para criar, desenvolver e aplicar projetos de melhoria educacional como este.

Sabemos que o tempo de um gestor escolar, atento à importância de seu trabalho, é um de seus bens mais preciosos. Por isso, lançar mão da tecnologia para resolver assuntos que podem ser automatizados economiza tempo, permitindo que o gestor se dedique a aplicar novos conhecimentos e metodologias.

Se você é gestor escolar ou é responsável por montar o quadro de horários da sua instituição, precisa conhecer o URÂNIA, uma solução que simplifica a tarefa de gerar horários escolares e otimiza seu dia a dia.

Sofisticado e inovador, a solução permite a criação e a gestão de horários escolares de forma rápida e eficiente, economizando um tempo valioso de gestores e professores, e permitindo que invistam seus esforços em práticas inovadoras, como a neuroeducação.

Com 37 anos de experiência e mais de 7 mil instituições de ensino utilizando a tecnologia, o URÂNIA tem impactado positivamente a rotina de milhares de professores e ajudado a aprimorar a qualidade do ensino para milhões de estudantes em todo o país.

Conheça um pouco mais sobre o URÂNIA e como ele contribui na rotina de gestores, professores e alunos. Acesse e conheça.

Acompanhe nosso blog e siga-nos no Instagram e Facebook para ficar por dentro das tendências em gestão escolar e principais novidades do setor educacional.