Novo ano letivo: tendências da educação para 2023

O novo ano letivo está chegando e já é possível visualizar algumas tendências para a educação em 2023. Com a pandemia de COVID-19, o ensino remoto se consolidou como uma alternativa viável para a aprendizagem e a tecnologia intensificou sua presença na rotina do ensino.

Neste artigo, vamos discutir algumas das principais tendências para a educação e como elas afetarão o ensino e a aprendizagem durante este ano letivo.

Principais tendências para a educação em 2023

A pandemia acelerou um processo de transformação tecnológica que atingiu todos os setores da sociedade. Superada a fase crítica, algumas soluções se consolidaram e outras começaram a ganhar mais espaço.

A seguir, conheça as principais tendências que devem se destacar durante este ano letivo.

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Ensino remoto e híbrido

O ensino remoto, onde professores e alunos interagem através de encontros online, tem implicações a longo prazo no modo como a educação se desenvolve. Por isso, é importante que eles estejam preparados para conduzir esse processo satisfatoriamente.

Seja integralmente à distância ou mesclado ao ensino presencial é uma modalidade já consolidada, mas que deve se desenvolver exponencialmente nos próximos anos, com a boa adesão do público e o surgimento de novas tecnologias que devem tornar o aprendizado remoto mais dinâmico e atraente.

As escolas e universidades também devem investir em ferramentas para dar suporte ao EAD e na capacitação de professores e equipe. Um dos desafios do setor é angariar recursos para investir em novas tecnologias, mas a ampliação do uso dessas ferramentas também deve resultar no barateamento dessas soluções.

Outro desafio do ensino remoto é garantir a equidade de acesso aos estudantes, já que nem todos possuem as mesmas condições para acompanhar as aulas a distância. É importante que as instituições de ensino implementem medidas para minimizar essas desigualdades, como fornecer equipamentos e acesso à internet para aqueles que não possuem.

Grade curricular personalizada e habilidades socioemocionais

A personalização do aprendizado é outra tendência que deve se fortalecer em 2023. O Novo Ensino Médio (NEM), que em 2022 terminou de ser implementado em todo o país, deve se consolidar e seu modelo é pensado para fortalecer o papel da interdisciplinaridade na educação.

Os alunos agora têm liberdade para escolher e focar sua aprendizagem em áreas de conhecimento com as quais tenham maior afinidade. A personalização da grade curricular privilegia as características particulares de cada aluno, suas facilidades, dificuldades e interesses.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) também prevê em suas diretrizes o ensino de competências socioemocionais, que deve estar presente durante toda a educação básica. O ensino deve permitir aos alunos o desenvolvimento de habilidades como autoconsciência, autogestão, consciência social, habilidades de relacionamento e tomada de decisão responsável.

Outra tendência importante no ensino é a utilização de metodologias ativas e colaborativas, como o ensino baseado em projetos e aprendizagem baseada em problemas. Essas metodologias permitem que os alunos trabalhem em equipe e apliquem o conhecimento adquirido em situações reais, o que aumenta a sua motivação e engajamento.

Uso de tecnologias educacionais

As tecnologias educacionais podem ser usadas para personalizar o ensino, para avaliar o desempenho dos alunos, criar materiais de ensino interativos e promover a colaboração e a comunicação entre alunos e professores.

Em 2023, as instituições de ensino devem investir ainda mais em treinamento e capacitação para otimizar o uso dessas tecnologias por toda a equipe. Tecnologias como realidade aumentada e realidade virtual também devem se fortalecer, facilitando a compreensão de temas complexos.

O contato com esse tipo de tecnologia também é importante para que os alunos conheçam e se interessem por outras áreas como robótica e programação, por exemplo. A gamificação também pode ser utilizada para tornar o aprendizado mais lúdico e estimulante.

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